Pular para o conteúdo

Filme Destroyer (1943)

Prof. Dr. Ricardo Pereira Cabral

Filme de propaganda, lançado em 1943, dirigido por William A Seiter, com roteiro de Borden Chase e Lewis Meltzer.

Um fato interessante o tenente-comandante Donald Smith, consultor técnico do filme, serviu como oficial de navegação no USS Arizona BB-39 até um mês antes do navio ser afundado em Pearl Harbor.

O contratorpedeiro (destroyer) fictício de nome John Paul Jones II é, como explicado no filme, o nome do um oficial da Marinha, o Capitão John Paul Jones, que foi o primeiro comandante da Marinha dos Estados Unidos e se destacou durante a guerra de Independência dos estados Unidos. Um filme de sua vida foi lançado em 1959.

Houve dois navios da Marinha dos Estados Unidos chamados John Paul Jones. Na época do filme, a Marinha também tinha um contratorpedeiro chamado Paul Jones. Atualmente operando com a Marinha dos Estados Unidos está o USS John Paul Jones, um contratorpedeiro da classe Arleigh Burke (DDG-53).

Um erro aparece na cena do destróier sendo lançado quando o navio começa a deslizar pela rampa antes que Mary lance a garrafa de champanhe, que quase erra. Isso pode ter ocorrido porque as cenas que mostravam o navio deslizando pela rampa de lançamento utilizaram um lançamento real com a cena com Mary editada na pós-produção.

Sinopse

Em 1943 o chefe naval aposentado Steve “Boley” Boleslavski trabalha em um estaleiro e ajuda a construir com esmero o navio contratorpedeiro (“destroyer”) John Paul Jones, que tem o mesmo nome do navio que ele servira na Primeira Guerra Mundial e que afundara após salvar um porta-aviões de torpedeamento. Ele fica sabendo que o capitão do navio, tenente comandante Clark, fora marinheiro no antigo navio e resolve pedir-lhe para voltar a seu antigo posto. O comandante fica relutante, pois não quer dispensar o chefe atual, o competente Mickey Donohue e cede, mas mantém os dois na tripulação. Boley acaba irritando a todos pelo seu perfeccionismo e falta de conhecimento das armas modernas e briga com Donohue, mesmo este estando interessado na filha dele, Mary. A situação piora quando o navio não passa nos testes e é impedido de entrar em combate, ficando encarregado dos correios. Mas Boley confia nas qualidades da embarcação e só espera uma chance para que todos possam provar seu valor em combate.

Link para assistirem no You Tube, legendas em inglês: https://www.youtube.com/watch?v=PGkBbwSjAVU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.