Início » Artigos » Capitão Alatriste » Livro Capitão Alatriste de Arturo Pérez-Reverte

Livro Capitão Alatriste de Arturo Pérez-Reverte

Profº. Dr. Ricardo Pereira Cabral

Arturo Pérez-Reverte Gutiérrez, nasceu em Cartagena, em 25 de novembro de 1951. Foi apresentador, repórter e correspondente de guerra pela Rádio e Televisão Espanhola. Sua carreira literária começou em 1986, com a obra El húsar (O hussardo, um cavalariano). Um romance histórico militar que se passa na chamada Guerra Peninsular ou como é conhecido na Espanha como Guerra de Independência Espanhola contra os exército de napoleão Bonaparte. Apresenta aqui as características de sua obra, sua visão realista e nada heroica ou romântica da guerra, provavelmente, baseada na sua experiência como correspondente de guerra.

Em seus romances históricos Pérez-Reverte aborda, normalmente, temas como a jornada do herói, a humanização do herói, a aventura, a amizade, a viagem como perigo e a morte como última viagem. A amizade, a fidelidade, a honra pessoal (apesar de ser um mercenário), a cultura e a memória são apresentadas como formas de compreensão de si mesmo, de sue papel naquele contexto, o mundo real, sem fantasias ou idealizações. A realidade como única salvação diante dos perigos que o cercam.

Para Pérez-Reverte a jornada do herói é antes de tudo uma jornada ao autoconhecimento, que ajuda suportar a dor e enfrentar a dura realidade da guerra. Seus romances são bem precisos em termos históricos e nos assuntos que aborda, fruto de pesquisas bem feitas que o levaram o reconhecimento e o ingresso na Real Academia Espanhola.

Sua prosa é agradável e a leitura flui, mesmo quando aborda elementos que exigem uma descrição mais técnica. Em várias passagens lembra Patrick O’brian apresentado detalhes acerca da navegação à vela ou a vida no mar. Perez-Reverte apresenta com a mesma leveza, fluidez e precisão detalhes sobre a navegação, a vida em um terço espanhol, táticas de combate ou técnicas de esgrima.

Seu romance histórico-militar mais conhecido são As aventuras do capitão Alatriste, escrita entre 1996 e 2011. A série se passa no século XVII e seque a movimentada vida de Diego Alatriste y Tenorio, capitão veterano dos terços de Flandres e mercenário. Ao longos dos livros da série aborda de forma profunda e precisa as táticas de guerra dos terços espanhóis, as complexidades do mundo naval e da guerra no mar.

Coleção As aventuras do capitão Alatriste

  1. El capitán Alatriste, 1996
  2. Limpieza de sangre, 1997
  3. El sol de Breda, 1998
  4. El oro del rey, 2000
  5. El caballero del jubón amarillo, 2003
  6. Corsarios de Levante, 2006
  7. El puente de los asesinos), 2011

Infelizmente a série não editada no Brasil.

Outros romances histórico-militares que destacamos:

–  Cabo Trafalgar (2004), Pérez-Reverte abaorda a Batalha de Trafalgar (21/10/1805), do ponto de vista espanhol. O autor foca na participação do navio espanhol “Antilla” e sua tripulação, em especial seu comandante Carlos de la Rocha, o aspirante Ginés Falcó e o marinheiro Nicolás “Marrajo” Sánchez, recrutados em a força como muitos outros membros da tripulação dos navios espanhóis.

– Sidi (2019), o livro aborda a lutas de Don Rodrigo dias de Vívar, El Cid, contra os mouros pela libertação da Espanha. Pérez-Reverte aborda o homem e o mito, de um dos grande heois espanhóis.

– El pintor de batalhas (2006), um romance  com um toque biográfico, narra as aventuras e as reflexões do personagem em relação a essência da guerra, sem refletir sobre as consequências do seu trabalho na vida dos fotografados. Andrés Faulques, fotógrafo de guerra, e no contexto do romance, pinta quadras buscando captar aquilo que suas lentes deixaram escapar.

Filme

Filme franco-espanho-americano de 2006, com roteiro e direção Agustín Díaz Yanes, baseado na série de romances Capitán Alatriste, de Arturo Pérez-Reverte. Os destaques do elenco são Viggo Mortensen, Elena Anaya e Unax Ugalde.

O enredo do filme traz eventos publicados de cada um dos cinco livros publicados até a estreia nos cinemas e mantém o mesmo enredo para os personagens principais.

A história se passa durante o século XVII, no Império Espanhol. Diego Alatriste é um soldado a serviço do rei Filipe IV, da Espanha, durante a Guerra dos Oitenta Anos (1568-1648). A história tem início nos Países Baixos Espanhóis, onde seu Terço luta contra a independência da população protestante, atual Holanda. Seu amigo Lope Balboa é morto durante a luta, e Alatriste retorna a Madrid, onde leva o filho pequeno de Lope, Íñigo, aos seus cuidados.

Alatriste é contratado junto com um assassino siciliano Gualtiero Malatesta para matar o Príncipe de Gales (o futuro Rei Carlos I da Inglaterra) e seu companheiro, o Duque de Buckingham. O trabalho é contratado por Emilio Bocanegra e Luis de Alquézar (tio do interesse amoroso de Íñigo, Angélica de Alquézar).

Alatriste finalmente retorna à Holanda em 1624 (embora o filme indique 1625) e participa das batalhas finais que levam à rendição de Breda. Depois de voltar para a Espanha, Íñigo quer fugir com Angélica, mas ela fica com medo no último momento.

Alatriste tem um romance com a atriz María de Castro, que ficou desapontada por não ter se casado com ele. Depois a ausência de Alatriste, maria de Castro se tornou amante de Filipe IV. Alatriste acaba cruzando espadas com Guadalmedina, amiga do rei. No final, o objeto de sua atenção adoece com sífilis. O duelo com o amigo Martín Saldaña e a punição de Íñigo nas galeras fazem parte do final espetacular do filme.

As últimas cenas são da Batalha de Rocroi (19 maio de 1643), como descrita no último livro da saga As Aventuras do Capitão Alatriste. Durante a batalha, “La Madrugá” de Abel Moreno Gómez joga como a marcha do exército derrotado e é aí que se presume que Alatriste morre.

O dvd está diponível na Amazon no link: https://www.amazon.com.br/gp/product/B000SQARMW/ref=as_li_qf_asin_il_tl?ie=UTF8&tag=hmd2021-20&creative=9325&linkCode=as2&creativeASIN=B000SQARMW&linkId=3539ad109048b9f0e6188e321f68721d

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *