Filme Edinichka: Primeiro Batalhão

de

Prof. Esp. Pedro Silva Drummond

O filme Edinichka: Primeiro Batalhão foi lançado em 2015, com direção de Kirill Belevich e roteiristo de, Sergey Kaluzhanov, Natalia Nazarova, Anatoly Usov. O longa aborda a tentativa do Tenente Egorov e seu batalhão, de cumprir a missão que foi dada, de proteger uma ponte estrategicamente importante para a continuidade do avanço soviético na Polônia, no ano de 1944. O filme destaca a relação desse batalhão com um grupo de crianças órfãs que viviam escondidas, depois de serem atacadas por tropas alemãs, nas proximidades do local onde o batalhão soviético deveria proteger.

O filme tem início com a morte de um grupo de religiosos que viviam em um mosteiro, pelos soldados da Alemanha e a chegada de um novo Tenente, ao QG soviético na Polônia, que recebe como missão proteger uma ponte importante para a continuidade do avanço soviético no País.

Ponte do filme
https://marsme.ru/en/project-boevaya-edinichka

Durante o filme os militares soviéticos descobrem perto da ponte que deveria ser protegida, um mosteiro que parecia abandonado, mas que na verdade, tinha um grupo de crianças surdas e mudas que estavam escondidas com a sua professora, desde a invasão alemã. Nessa segunda parte do filme, o longa retrata a relação desse batalhão com o mosteiro e seus habitantes, demonstrando a dificuldade daquele batalhão soviético que agora não tinha mais que proteger um local, mas dois (ponte e mosteiro).

Integrantes do batalhão Soviético
https://marsme.ru/en/project-boevaya-edinichka

Até esse momento do filme que é passado na ponte ou perto dela, é apresentado um grupo importante para o desenvolvimento do longa, que era a resistência polonesa. Até esse momento, os poloneses tinham como objetivo destruir a ponte.

Na última parte do filme, é exibido a resistência dos militares soviéticos que receberam um forte ataque das tropas alemãs.

Ataque alemão aos Soviéticos
https://marsme.ru/en/project-boevaya-edinichka

Contexto Histórico

Depois de anos de conquistas alemãs no território soviético, durante a Operação Barbarossa, o ano de 1944, é um período de grandes conquistas territoriais dos soviéticos perante os territórios que tinham sido dominados pela Alemanha durante o início da Segunda Guerra Mundial.

Quanto à Polônia, local onde acontece o filme, a conquista soviética acontece em Janeiro de 1945, quando a Alemanha já vinha perdendo diversos territórios em todas as frentes de batalha da guerra.

A conquista do território polonês aconteceu depois de muitas controvérsias. No dia 1 de Agosto de 1944, teve início a Revolta de Varsóvia, quando a resistência polonesa iniciou um levante para derrotar as tropas alemãs que controlavam a região. Na visão polonesa, a luta deveria durar alguns dias até a chegada das tropas soviéticas, quando os militares da Alemanha seriam finalmente derrotados.  Acontece que os soviéticos tiveram pouca ou quase nenhuma participação na Revolta, provocando a derrota dos poloneses depois de 63 dias de confronto.

Destruição de Varsóvia, resultado da Revolta
https://pt.wikipedia.org/wiki/Revolta_de_Vars%C3%B3via#/media/Ficheiro:Warsaw_1944.jpg

A controvérsia acontece porque os poloneses acusam os soviéticos de não ajudarem a Revolta, com o objetivo de o conflito diminuir a resistência de ambos os lados e a morte das principais lideranças. Os poloneses não desejavam que os soviéticos controlassem o País depois da expulsão da Alemanha, enquanto a URSS, tinha como meta o domínio das Nações do leste europeu. Os soviéticos negam a acusação e afirmam que sofreram com a resistência adversária.

Nesse sentido, o filme analisado acima, indica essa situação, a resistência polonesa era um terceiro grupo, com objetivos diferentes entre os soviéticos e alemães.

Imagem de Destaque: https://www.imfdb.org/wiki/File:Edinichka-Poster.jpg

Bibliografia

– https://www.imfdb.org/wiki/Battery_Number_One_(Edinichka)

– https://marsme.ru/en/project-boevaya-edinichka

– https://en.wikipedia.org/wiki/Warsaw_Uprising

– BEEVOR. Antony. A Segunda Guerra Mundial.1. ed. Rio de Janeiro :Record, 2015.

Especialização em História Militar pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Graduação em História (Bacharel e Licenciatura) pela Universidade Gama Filho (UGF), autor de Artigos em História Militar.

3 comentários em “Filme Edinichka: Primeiro Batalhão”

Deixe um comentário

Gostou dos artigos e postagens?

Quer escrever no site?

Consulte nossas Regras de Publicação e em seguida envie seu artigo.

Siga-nos nas Redes Sociais