Filme Hamburguer Hill

de

Prof. Dr. Ricardo Pereira Cabral

Filme de 1987, dirigido por John Irvin, com roteiro e produção de James Carabastos e estrelado por Dylan McDermott, Courtney B Vance, Don Chadle e Michael Boatman. A duração é de 110 min e é um dos grandes filmes sobre a Guerra do Vietnã, ao lado de Platoon e Full Metal Jack.

O filme retrata a Batalha de Hamburguer Hill, ocorrida em maio de 1969, durante a Guerra do Vietnâ, quando o 3º Batalhão do 187º Regimento de Infantaria da 101ª Divisão Aerotransportada recebeu a missão de tomar a Colina 937, uma posição fortificada do Exército Popular de Libertação do Vietnã do Norte, que ficava perto da fronteira com o Laos.

O enredo é centrado em um pelotão de infantaria, com a chegada de um novo comandante, sargento e recrutas. Os mais novos e inexperiente se acomodando a rotina militar e realizando treinamento para entrar em ação, os veteranos tensos e sempre prontos para ação e anestesiados pelas mortes e violência rotineira.

O filme tem boas cenas de ação bem realistas mostrando a luta dos norte-americanos contra a resistência determinada dos norte-vietnamitas. Mostra os seguidos assaltos norte-americanos contra a Colina 937 “Hamburguer Hill” utilizando todas as armas disponíveis de seus arsenal: artilharia, granadas de fósforo branco e bombas de napalm.

O pelotão faz seguidos assaltos e só na décima primeira tentativa, após perda de parte de seus efetivos e muitos feridos, obtém sucesso. 

A produtora Marcia Nasatir tem um filho que lutou como soldado no Vietnã, o que foi um dos motivos para a ideia do filme. O escritor e co-produtor James Carabatsos serviu na 1ª Divisão de Cavalaria (Airmobile) entre 1968-69 e passou cinco anos entrevistando soldados envolvidos no combate e pesquisando a Batalha de Hamburger Hill. O diretor inglês John Irvin, trabalhou em vários documentários no Vietnã em 1969. O filme foi produzido de forma independente e arrecadou cerca de US$ 13 milhões.

William Spengler escreveu “Além da violência marcante, necessária para recriar com perfeição um combate que fez com que os militares americanos se sentissem “carne de hamburguer” (em especial a cena em que helicópteros metralham as próprias tropas americanas por confundirem seus companheiros com os inimigos, devido aos uniformes sujos de lama),  o filme toca em algumas questões delicadas: o despreparo dos recrutas, os erros do comando americano, que sacrifica soldados de forma inútil, menosprezando a capacidade logística do inimigo e abusando de táticas perigosas (que poderiam ter sido evitadas com um simples trabalho dos Setores de Inteligência sobre o local).” (https://www.deviante.com.br/noticias/entretenimento/lembrai-vos-da-guerra-hamburger-hill-1969/)

O filme tem 100% de aprovação no Rotten Tomates.

Recomendamos!!!!

Ricardo Cabral

Sobre o autor

Ricardo Cabral

Professor de História formado pela UGF. Mestrado e Doutorado em História pela UFRJ. Autor de artigos sobre História Militar e Geopolítica.

Deixe um comentário

Gostou dos artigos e postagens?

Quer escrever no site?

Consulte nossas Regras de Publicação e em seguida envie seu artigo.

Siga-nos nas Redes Sociais