Filme Dunkirk

de

Profº. Esp. Pedro Silva Drummond

O filme Dunkirk, é um dos filmes lançados nos últimos anos, em 2017, sobre a Segunda Guerra Mundial. O longa é uma coprodução britânica, norte-americana, francesa e holandesa, e distribuído pela Warner Bros.

O longa é baseado em fatos reais, dirigido por Christopher Nolan. A obra retrata a história da Batalha de Dunquerque, no qual, os soldados Aliados e principalmente britânicos foram forçados a se retirar da França para Inglaterra pelo Canal da Mancha, iniciando a Operação Dínamo, que precisou evacuar mais de 300 mil soldados.

O filme retrata a retirada das Forças Militares das praias francesas através de “três momentos distintos: uma hora de confronto no céu, onde o piloto Farrier (Tom Hardy) precisa destruir um avião inimigo, um dia inteiro em alto mar, onde o civil britânico Dawson (Mark Rylance) leva seu barco de passeio para ajudar a resgatar o exército de seu país, e uma semana na praia, onde o jovem soldado Tommy (Fionn Whitehead) busca escapar a qualquer preço.” (Site Adorocinema).

https://www.uai.com.br/app/noticia/cinema/2018/03/01/noticias-cinema,223054/dunquerque-uma-historia-dois-filmes-14-indicacoes-ao-oscar.shtml

A história relatada no filme, já serviu de inspiração para outros longas como: O Drama de Dunquerque (1958), Gloriosa Retirada (1964), e Dunkirk (2004), minissérie da BBC. O longa  “no 90º Oscar , foi premiado como Melhor Edição de Som , Melhor Mixagem de Som e Melhor Edição de Filme, com mais cinco indicações para Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Fotografia, Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Design de Produção… Dunquerque arrecadou $188 milhões nos Estados Unidos e Canadá, e $337 milhões em outros países, para um total mundial de $525 milhões, em comparação a um orçamento de produção de $100-150 milhões. Globalmente, é o filme de maior bilheteria da Segunda Guerra Mundial (sem ajuste pela inflação), superando os US$ 482 milhões de O Resgate do Soldado Ryan.” (en.wikipedia)

Contexto Histórico

Durante os primeiros meses da Segunda Guerra Mundial, a Alemanha conseguiu diversas vitórias e conquistas territoriais, dentro desse contexto acontece à conquista alemã do território francês. Nesse momento de vitória das Forças Armadas Alemãs sobre os Aliados, acontece a Operação Dínamo, entre 26 de maio e 4 de junho de 1940 na região de Dunquerque, no Canal da Mancha, na França.

Quer saber mais sobre a Operação Dínamo, leia o post sobre o assunto:

http://historiamilitaremdebate.com.br/operacao-dinamo/

O objetivo era retirar majoritariamente os soldados britânicos do território francês, porém, em um número menor, militares de outras nações também deveriam ser evacuados. A saída dos militares ocorreram sob pressão das Forças Armadas da Alemanha que atacavam a região e conseguiam causar diversos danos aos Aliados, como perdas de militares, armamentos, munições e suprimentos.

Para retirada dos militares Aliados, participaram navios da “Marinha Real e os “barcos pequenos” chegaram: contratorpedeiros, lançadores de minas, iates, vapores, rebocadores, salva-vidas, barcos de pesca e de lazer. Muitas embarcações menores levaram os soldados das praias até as embarcações maiores… Em vez das 45 mil tropas que o Almirantado esperava salvar, os navios da Marinha Real e as embarcações civis variadas resgataram 338 mil militares Aliados, dos quais 193 mil eram britânicos e o restante franceses” (BEEVOR, 2015, p.118-119)

Bibliografia

BEEVOR, Antony. A Segunda Guerra Mundial. 1. ed. – Rio de Janeiro :Record, 2015.

https://www.adorocinema.com/filmes/filme-240850/

Dunkirk

https://en.wikipedia.org/wiki/Dunkirk_(2017_film)

Pedro Silva Drummond

Sobre o autor

Pedro Drummond

Especialização em História Militar pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Graduação em História (Bacharel e Licenciatura) pela Universidade Gama Filho (UGF), autor de Artigos em História Militar.

Deixe um comentário

Gostou dos artigos e postagens?

Quer escrever no site?

Consulte nossas Regras de Publicação e em seguida envie seu artigo.

Siga-nos nas Redes Sociais