Operação Dínamo

de

Prof. Dr. Ricardo Pereira Cabral

Ocorreu entre 26 de maio e 4 de junho de 1940 na localidade de Dunquerque, no Canal da Mancha, na França. É uma das maiores retiradas da História, mais de 338.226 homens conseguiram ser retirados, com grande perda do material pesado, munições, combustível, suprimentos e deixando muitos feridos para trás.

A retirada da Força Expedicionária Britânica tornou-se necessária diante do colapso das Forças Francesa diante do avanço das Divisões Panzer alemães e dos ataques da Luftwaffe.

As tropas retraíram sob fogo em direção ao mar para serem evacuadas, o projeto inicial era resgatar cerda de 45 mil homens. A retirada só foi possível a uma diminuição da velocidade do avanço alemão, as paradas para encurtar a distância entre as linhas e as tentativas de negociação de Hitler com o Reino Unido. Além disso, Gerd von Rundstedt, comandante do grupo de Exército A, deixou o assalto final para a infantaria apoiada ela aviação.

Participaram do esforço de retirada, cerca de 700 navios das marinhas britânica (a grande maioria), francesa e canadense, além de 861 embarcações privadas britânicas de todos os tipos e tamanhos. Foram evacuados militares do Reino Unido, França, Bélgica, Holanda e Polônia. A operação foi comandada pelo vice-almirante Betram Ramsey.

Quer saber mais sobre a Segunda Guerra Mundial, entre nas categorias do site.

Ricardo Cabral

Sobre o autor

Ricardo Cabral

Professor de História formado pela UGF. Mestrado e Doutorado em História pela UFRJ. Autor de artigos sobre História Militar e Geopolítica.

Deixe um comentário

Gostou dos artigos e postagens?

Quer escrever no site?

Consulte nossas Regras de Publicação e em seguida envie seu artigo.

Siga-nos nas Redes Sociais