Pular para o conteúdo

Filme Munique – No Limite da Guerra

Prof. Esp. Pedro Silva Drummond

O filme Munique: No limite da Guerra, é um dos últimos filmes sobre a Segunda Guerra Mundial, lançado recentemente, no final de Janeiro de 2022, o longa chegou ao streaming, pouco tempo depois de ser lançado mundialmente.

O filme é baseado no livro Munique de Robert Harris, dirigido por Christian Schwochow e roteiro de Ben Power. A obra retrata os dias antecedentes da possível invasão alemã aos Sudetos e a tentativa de evitar uma guerra, através da Conferência de Munique de 1938. Esse acontecimento é baseado em fatos reais, quando os governos da Alemanha, Itália, Inglaterra e França se reúnem para discutir um acordo em relação a região dos Sudetos e consequentemente evitar uma nova guerra (20 anos antes tinha acabado a Primeira Guerra Mundial).

 Faz parte do enredo do filme a história de três amigos que tem papel central na história, Hugh Legat (George MacKay), inglês, Paul von Hartmann (Jannis Nielwöhner), alemão, e Lenya (Liv Lisa Fries), Judia. Os três se conheceram na Universidade de Oxford, onde estudaram juntos. Os dois primeiros trabalham nos governos de seus respectivos países, Legat (secretário do primeiro-ministro Neville Chamberlain) e von Hartmann (como diplomata no Ministério do Exterior alemão), e tentam durante a Conferência de Munique evitar que os governantes participantes da Conferência evitem “dar” o que Hitler desejava (Sudetos). Von Hartmann tinha conhecimento de um plano de Hitler de continuar a expansão territorial dentro da Europa, o governante alemão, não iria parar nos Sudetos, como desejavam ingleses e franceses.

Hugh Legat (George MacKay) e Paul von Hartmann (Jannis Nielwöhner).
https://istoe.com.br/netflix-divulga-trailer-de-seu-novo-longa-dramatico-munique-no-limite-da-guerra/

“Embora o livro de Robert Harris, que inspira o filme, seja baseado em uma história real, toda a trama dos personagens Hugh Legat e Paul von Hartmann é fictícia… Todos os eventos que envolvem a dupla interpretada por George MacKay e Jennis Niewöhner são ficcionais. Enquanto Legat não é baseado em nenhuma pessoa real, Hartmann é levemente inspirado por Adam Von Trott, parte da resistência anti-Hitler que existia em partes do governo alemão.” (https://observatoriodocinema.uol.com.br/filmes/2022/01/munique-no-limite-da-guerra-faz-grande-mudanca-em-historia-real).

READ  Livro:Uma Ponte Longe Demais

Contexto Histórico

No ano de 1933, Adolf Hitler chegaria ao poder na Alemanha, e nos primeiros anos de governo, Hitler deixa de cumprir o Tratado de Versalhes. Durante o período de 1933 até 1939, início da Segunda Guerra Mundial, Hitler inicia sua política em relação aos Judeus e do expansionismo alemão (espaço vital).

Dentro desse quadro, existle o plano de invasão dos Sudetos (Tchecoslováquia) pelos alemães. As Nações ocidentais da Europa, que não desejavam uma nova guerra, 20 anos antes tinha acontecido o fim da Primeira Guerra Mundial, optaram por uma negociação para tentar evitar o conflito.

Durante setembro de 1938, se reuniram em Munique os governantes da Alemanha (Adolf Hitler), Itália (Benito Mussolini), Inglaterra (Neville Chamberlain) e França (Édouard Daladier) para discutir a questão dos Sudetos e consequentemente evitar uma guerra. A Conferência não teve nenhum representante da Tchecoslováquia nas grandes discussões dos acordos.

Chamberlain volta à Londres após os acordos assinados na Conferência de Munique
https://www.papodecinema.com.br/filmes/munique-no-limite-da-guerra/

Na Conferência foi assinado um acordo entregando a Alemanha, a região dos Sudetos, evitando naquele momento um novo conflito. Esse episódio, que ficou conhecido como a Política do Apaziguamento, e que foi comemorada principalmente pelos ingleses e o Primeiro Ministro Chamberlain, conseguiu retardar a Guerra por um ano, porém com a invasão da Alemanha, na Polônia, medida que descumpria a Conferência de Munique, tem início a Segunda Guerra Mundial.

Imagem de Destaque: https://leiturafilmica.com.br/munique-no-limite-da-guerra/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.