Pular para o conteúdo

Filme O Bombardeio

Prof. Esp. Pedro Silva Drummond

O filme O Bombardeio recém lançando no streaming, o mais novo dos filmes de guerra atualmente, Março de 2022, foi produzido na Dinamarca, e tem como diretor e roteirista Ole Bornedal. O longa é baseado na história real da Operação Cartago. A obra retrata o bombardeio feito pela RAF (Força Aérea Real Britânica) na Cidade de Copenhague no que deveria ser um ataque somente na sede da Gestapo no País.

O longa também retrata a vida das famílias que acabaram sofrendo com as consequências da Operação Cartago.

No dia da Operação Cartago, um dos aviões que faziam parte do bombardeio acaba acidentalmente caindo em uma escola religiosa, resultando com que outros integrantes do bombardeio achassem que o local de destruição fosse à escola. A consequência do acidente propiciou que não somente a sede da Gestapo fosse atingida, mas também a escola que acabou sendo bombardeada pelos aviadores ingleses.

Sede da Gestapo em Copenhague
https://pt.wikipedia.org/wiki/Opera%C3%A7%C3%A3o_Cartago#/media/Ficheiro:Shellhuset_from_KB.jpg

Contexto Histórico

A Dinamarca acabou sendo invadida pela Alemanha em 1940, no ano seguinte do início da Segunda Guerra Mundial, durante o período de dominação alemã na Dinamarca, havia grupos de resistência contra os alemães, e esses grupos serão um dos responsáveis pela organização da Operação Cartago.

A Operação Cartago estava marcada para o dia 21 de Março de 1945, seria um ataque da Força Aérea Britânica a sede de Gestapo em Copenhague. Essa operação foi criada após os pedidos da resistência dinamarquesa. O local era usado para o armazenamento de documentos e torturas aos dinamarqueses durante os interrogatórios.

Sede da Escola bombardeada em Copenhague, acidentalmente pela RAF
https://pt.wikipedia.org/wiki/Opera%C3%A7%C3%A3o_Cartago#/media/Ficheiro:Institut_Jeanne_d’Arc_1924_by_Stender.jpg

A Operação marcou o bombardeio na sede da Gestapo, destruindo o prédio, libertando os prisioneiros do local e pondo fim as atividades da Gestapo no local. Porém, a Operação não foi um total sucesso, porque um acidente em um dos aviões integrantes da Operação, atingiu a escola, e consequentemente a escola também foi bombardeada.

READ  Batalha da Jutlândia: A maior batalha de encouraçados na História

As consequências da Operação Cartago foram as seguintes: “O prédio da Gestapo em Copenhague foi destruído, 18 prisioneiros foram libertados. … O ataque na escola causou 125 mortes de civis (incluindo 86 crianças em idade escolar e 18 adultos na escola).”(https://en.wikipedia.org/wiki/Operation_Carthage)

Imagem de Destaque: https://leiturafilmica.com.br/o-bombardeio/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.