Prof. Esp. Pedro Silva Drummond
O filme Narvik recém lançando no streaming, é o mais novo dos filmes de guerra atualmente, Janeiro de 2023, foi produzido na Noruega, e tem como diretor Erik Skjoldbjaerg e uma equipe de roteirista composta por, Christopher Grøndahl, Live Bonnevie, Erik Skjoldbjærg, e Sebastian Torngren Wartin. O longa é baseado na história real da invasão alemã na Noruega em 1940. A obra retrata a história de um casal separado após a invasão da Alemanha em Narvik, enquanto o marido faz parte do exército da Noruega, que resiste a invasão alemã, sua esposa trabalha no hotel que serve de moradia para os militares invasores.
O longa tem inicio através da história do casal Gunnar Tofte (Carl Martin Eggesbø) e Ingrid Tofte (Kristine Hartgen), que vivem vidas diferentes, Gunnar era um cabo do exército norueguês e Ingrid trabalhava em um hotel. Quando aconteceu a invasão alemã, Gunnar participou da resistência norueguesa e ajudou na explosão da ferrovia que trazia o minério de ferro para os alemães, esse fato provocou a prisão do militar norueguês, que acabou se tornando um prisioneiro e guerra.
Na segunda parte o filme aborda a história dos alemães em Narvik, a vida de Ingrid trabalhando no hotel e como interprete dos alemães e a sua relação com os britânicos que estão escondidos na região.
Na parte final do longa, é apresentado a invasão dos militares noruegueses, que uniram-se as tropas Aliadas para reconquistar Narvik.
Contexto Histórico
Desde o início da Segunda Guerra Mundial, a região da Escandinávia era muito importante para Alemanha. Os alemães importavam mais de 2/3 do minério de ferro utilizados na máquina de guerra da Suécia.
A região de Narvik era um local estratégico para Alemanha, porque o porto da cidade era utilizado para escoar o minério de ferro sueco que vinha de ferrovia da Nação vizinha. O objetivo dos alemães era controlar Narvik e não permitir que a marinha britânica bloqueasse os mares da região ou até mesmo intervisse militarmente na Noruega, com o pretexto de ajudar a Finlândia na Guerra de Inverno.
Nesse contexto Hitler assina a ordem de invasão da Noruega nos primeiros dias de Março, dando início à Operação Weserübung. “A invasão simultânea da Noruega (Weserübung norte), com seis divisões, e da Dinamarca (Weserübung sul), com duas divisões e uma brigada de infantaria motorizada, foi marcada para 9 de abril. Navios de transporte escoltados pela Kriegsmarine desembarcariam as suas tropas em diversos pontos, inclusive Narvik, Trondheim e Bergen.” (BEERVOR, 2015, p. 78-79).
No dia 9 de Abril de 1940, as tropas alemãs desembarcaram em Narvik e a partir desse dia teve início um conflito naval entre a Kriegsmarine e a Marinha Real Britânica. Somente no final de abril, as tropas dos Aliados chegaram a região, composta por britânicos, franceses e poloneses.
Após a chegada das tropas na região a Batalha de Narvik se intensifica, não sendo mais um conflito naval somente. Durante os próximos dias, as tropas Aliadas conseguiram obter diversos êxitos sobre os alemães e chegaram a reconquistar Narvik, o que é explorado no filme, como a primeira derrota de Hitler na Segunda Guerra Mundial.
A reconquista do território norueguês durou pouco tempo, após a expansão e conquista da Alemanha nos Países Baixos e França, as tropas aliadas que estavam posicionadas na região tiveram que sair da região, permitindo que novamente a Alemanha dominasse a região e permanecesse até o final da Guerra em 1945.
Imagem de Destaque: Capa do Filme – https://filmow.com/narvik-t293987/
Bibliografia
– https://aodisseia.com/narvik-filme-noruegues-guerra-netflix/
– https://www.jornadageek.com.br/narvik-conheca-o-filme-da-netflix/
– BEEVOR. Antony. A Segunda Guerra Mundial.1. ed. Rio de Janeiro :Record, 2015.
Especialização em História Militar pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Graduação em História (Bacharel e Licenciatura) pela Universidade Gama Filho (UGF), autor de Artigos em História Militar.