Pular para o conteúdo

Filme O Soldado que Nunca Existiu

Prof. Esp. Pedro Silva Drummond

O filme, O Soldado que nunca existiu, recém lançando no streaming, é o mais novo dos filmes de guerra atualmente, Maio de 2022, tem como diretor John Madden e roteirista Michelle Ashford. O longa é baseado na história real da Operação Mincemeat. A obra retrata o plano secreto criado pela espionagem britânica para afastar as tropas alemãs das praias da Sicília. O desejo das Forças Armadas Britânicas era que a Alemanha acreditasse que os Aliados não desembarcariam na Sicília, e sim na Grécia, o que possibilitaria um desembarque com menores perdas militares.

O filme tem início no ano de 1943, quando os britânicos decidem discutir um plano de como conseguiriam afastar as tropas alemães da Sicília, local onde os Aliados desembarcariam para chegar à Europa.

Oficiais Britânicos responsáveis pelo planejamento da Operação Mincemeat; Ewen Montagu (Colin Firth), Charles Cholmondeley (Matthew Macfadyen) e Ian Fleming (John Flynn) respectivamente

Após a reunião desse plano, o filme começa a retratar como iria ser posto em prática o que ficou conhecido como a Operação Mincemeat. Nesse momento as três figuras centrais do filme começam a ganhar destaque: Ewen Montagu (Colin Firth), responsável por chefiar a Operação, Charles Cholmondeley (Matthew Macfadyen) e Jean Leslie (Kelly Macdonald), iniciando os preparativos para o plano de contrainformação sobre a invasão na Grécia, e consequentemente o sucesso da Operação Husky (invasão na Sicília).

O filme O Soldado que nunca existiu, recém lançado, não é nenhuma novidade no cinema, em 1956, a história sobre a Operação Mincemeat, já tinha sido lançada, com o título o Homem que nunca existiu. A Operação também foi retratada nos livros do ex-ministro Duff Cooper, em 1950, e de Ewen Montagu, lançado em 1953.

Contexto Histórico

A Operação Mincemeat foi uma operação britânica que tinha como objetivo enganar as Forças Armadas Alemães do principal objetivo. Os britânicos tinham como estratégia invadir a Sicília para chegar à Europa pelo Mediterrâneo, e buscava através da Operação a menor perda militar possível, para isso, foi criado um plano de contrainformação que indicava que os Aliados iriam desembarcar não na Sicília, mas sim na Grécia.

Mapa da Sicília e sua posição estratégica para chegada à Itália
https://meumapamundi.com.br/2018/05/05/quase-tudo-sobre-sobre-lampedusa-na-sicilia/

A Operação Mincemeat foi baseada no memorando de 1939 Trout, e criada por dois oficiais militares britânicos, Charles Cholmondeley e Ewen Montagu, que plantaram documentos falsos em um cadáver para convencer os alemães de que os Aliados atacariam a Grécia e não à Sicília em 1943.

A Operação Mincemeat fez parte de uma Operação maior e mais importante que era a Operação Husky, que tinha como objetivo os preparativos para a invasão dos Aliados na Sicília.

Imagem de Destaque: Capa do Filme – https://imgur.com/iyXIH6z

Bibliografia

https://www.adorocinema.com/filmes/filme-278318/

https://en.wikipedia.org/wiki/Operation_Mincemeat

https://en.wikipedia.org/wiki/Allied_invasion_of_Sicily

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.