Prof. Esp. Pedro Silva Drummond
O filme Yamato foi lançado em 2005, com direção de Junya Satō e é baseado no livro de Jun Henmi. O longa conta a história do encouraçado Yamato e de sua tripulação desde o momento que entrou na Guerra até o seu afundamento. O filme destaca a visão dos tripulantes do navio em relação ao Japão, o entendimento de que deveriam defender o País a todo custo, além disso, é abordado as questões familiares do suboficial Mamoru Uchida, com a sua filha Makiko Uchida e também do marinheiro Katsumi Kamio, durante o período da Segunda Guerra Mundial.
O filme nos primeiros segundo, relata a descoberta dos destroços do Yamato em 1985, e após esse momento, o longa começa a contar a história de Makiko Uchida, filha do suboficial Mamoru Uchida, que deseja ir ao encontro do Yamato, no período de comemoração dos 60 anos do afundamento do navio. Durante essa parte do filme, a filha de Uchida encontra um sobrevivente, Katsumi Kamio, que é um pescador e esteve no Yamato.
Após o encontro de Makiko Uchida e Katsumi Kamio, o filme retrata o período da Segunda Guerra Mundial, a partir das memórias de Kamio. Na primeira parte do filme, é contado a história da vida de Katsumi Kamio, antes de ir para Guerra e durante o período no Yamato, onde conheceu o suboficial Mamoru Uchida.
O filme em diversos momentos volta aos dias atuais, quando os personagens Makiko Uchida e Katsumi Kamio, fazem observações sobre suas relações com a história do Yamato.
Na Segunda parte do filme, é retratado o Yamato nos conflitos da Segunda Guerra Mundial até os preparativos para o último conflito do Yamato, em Okinawa.
Os últimos minutos do filme Makiko Uchida, consegue chegar ao local do afundamento do Yamato e joga no mar as cinzas do seu pai, que tinha morrido no ano anterior.
Contexto Histórico
Um pouco antes da Segunda Guerra Mundial, no Arsenal Naval de Kure, teve início a construção do Encouraçado Yamato, o período da sua fabricação foi de 1937 até 1940. O primeiro Comandante da embarcação foi Gihachi Takayanagi.
O Encouraçado, que é um dos mais famosos navios do Japão tinha: “263 metros de comprimento e largura máxima de 36,9m, o navio pesava 65 mil toneladas… A embarcação ainda carregava 7 hidroaviões de reconhecimento e sua tripulação oscilava entre 2.500 e 2.800 homens.” (https://www.blogsushipop.com/post/yamato-alem-da-patrulha-estelar)
O Yamato tinha como armamento: “nove canhões navais de 46 centímetros (18,1 pol.) 45 Caliber Type 94 – o maior calibre de artilharia naval já instalado em um navio de guerra, embora os projéteis não fossem tão pesados quanto os disparados pelos britânicos. Canhões navais de 18 polegadas da Primeira Guerra Mundial. Cada arma tinha 21,13 metros (69,3 pés) de comprimento, pesava 147,3 toneladas (162,4 toneladas curtas) e era capaz de disparar projéteis altamente explosivos ou perfurantes a 42 quilômetros (26 milhas). Sua bateria secundária compreendia doze canhões de 155 milímetros (6,1 pol.) montados em quatro torres triplas (uma à frente, uma à ré, duas a meia-nau) e doze canhões de 12,7 centímetros (5 pol.) canhões em seis montagens gêmeas (três de cada lado a meia nau). Essas torres foram retiradas dos cruzadores da classe Mogami quando esses navios foram convertidos em um armamento principal de canhões de 20,3 centímetros (8 pol.). Além disso, Yamato carregava vinte e quatro canhões antiaéreos de 25 milímetros (1 polegada), montados principalmente a meia-nau. Quando reequipada em 1944 e 1945 para combates navais no Pacífico Sul, a configuração da bateria secundária foi alterada para seis canhões de 155 mm e vinte e quatro canhões de 127 mm, e o número de canhões antiaéreos de 25 mm foi aumentou para 162.” (https://en.wikipedia.org/wiki/Japanese_battleship_Yamato).
A participação do Yamato nos conflitos da Segunda Guerra Mundial teve início após o ataque a Pearl Harbor, pelo Japão, em 1941. O Encouraçado integrou-se a 1ª Divisão de Encouraçados e participou das Batalhas de Midway, Mar das Filipinas, Golfo de Leyte e Okinawa.
O Yamato teve sua última batalha em abril de 1945, na Batalha de Okinawa, afundando com “cerca de 3.055 de seus 3.332 tripulantes“. (https://en.wikipedia.org/wiki/Japanese_battleship_Yamato).
Imagem de Destaque: https://www.amazon.com.br/Yamato-Otoko-tachi-no/dp/B003NXJRSW
Bibliografia
– https://en.wikipedia.org/wiki/Yamato_(film)
– https://www.blogsushipop.com/post/yamato-alem-da-patrulha-estelar
– https://en.wikipedia.org/wiki/Japanese_battleship_Yamato
Especialização em História Militar pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Graduação em História (Bacharel e Licenciatura) pela Universidade Gama Filho (UGF), autor de Artigos em História Militar.