Início » Artigos » Batalha mais curta da História » Guerra Anglo-Zanzibari: A Batalha mais curta da História

Guerra Anglo-Zanzibari: A Batalha mais curta da História

Prof. Esp. Pedro Silva Drummond

A Guerra Anglo-Zanzibari foi um conflito entre a Grã-Bretanha e o Sultanato de Zanzibar, em 27 de agosto de 1896. Essa Guerra ficou conhecida como a Batalha mais curta da História, durando aproximadamente 40 minutos, esse foi o tempo que o Sultanato de Zanzibar conseguiu resistir ao Britânicos.

Mapa de Zanzibar

Zanzibar faz parte atualmente da região da Tânzania, mas durante o período da Guerra, era uma região que tinha fortes relações com a Grã-Bretanha. O conflito teve início, quando o Sultão Hamad bin Thuwaini, que estava no poder, chegou ao óbito, nesse momento começa uma disputa pela sucessão ao governo na região.

Hamad, era um governante pró-britânicos, e Khalid bin Bargash, que chegou a tomar o poder após a morte do último Sultão, não era um nome que agradava aos britânicos, que preferia Hamoud bin-Mohamed Al-Said, que também tinha boas relações com o Império da Rainha Vitória.

A Grã-Bretanha anos antes da Guerra tinha assinado com o governante de Zanzibar, um Tratado determinando que todo novo Sultão deveria ser aprovado pelos Britânicos. Khalid, não era o escolhido, e a Marinha Real mandou um ultimato exigindo a renúncia do sultão recém-empossado. O ultimato exigia que o sultão saísse até às nove horas do dia 27, ou o bombardeio começava.

Disposições das Forças Navais

O sultão chegou a organizar uma resistência de aproximadamente 2800 homens para defender o Palácio, mas o Império Britânico também trouxe suas tropas, contando com cinco navios da Marinha Real e um contingente de fuzileiros navais No momento que chegou o horário determinado pelos, o bombardeio teve inicio. Aproximadamente 40 minutos depois, o Palácio estava destruído, 500 dos homens do Sultão foram mortos e o próprio fugiu, onde recebeu asilo dos Alemães.

Rapidamente, os britânicos colocaram Hamoud como sultão em um governo-fantoche. A guerra foi curta, mas marcou o fim de Zanzibar como Estado independente. O protetorado britânico durou até 1963.

Quer saber mais sobre o Século XIX, leia o post sobre Batalha de Balaclava, você pode navegar por este link, no nome do texto ou pelas categorias do site

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *