Lise de Baissac

de

Prof. Dr. Ricardo Pereira Cabral

Lise Marie Jeanett de Baissac foi uma agente do Special Operations Executive (SOE) do Reino Unido, destacou-se nas operações realizadas na França.

A unidade foi criada por Wiston Churchill e Hugh Dalton, primeiro ministro e ministro das finanças do Reino Unido, com o objetivo de realizar operações de inteligência, ações de sabotagem e outros tipos de operações clandestinas atrás das linhas inimigas.

Em meados de 1940, Lise foi recrutada pelo SOE e recebeu treinamento em Beaulieu (Hampshire) para realizar operações clandestinas e de criação de redes de inteligência.

Em meados de 1942, foi indicada para trabalhar no First Aid Nursing Yeomanary, uma instituição de caridade britânica independente, formada exclusivamente por mulheres que além da enfermagem faziam operações de inteligência durante as grandes guerras.

https://www.tutorialathome.in/famous-female-spies/lise-de-baissac

Em 24 de setembro de 1940, duas agentes do SOE Lise de Baissac, codinome Odile, e Andrée Borrel, codinome Denise, saltaram próximo a vila de Boisrenard, a missão era estabelecer uma rede de resistência em Poitiers, identificar pistas de pouso e zonas de lançamento adequadas, onde pudesse receber contêineres com armas, munições e outros equipamentos lançados de pára-quedas. Lisa deixava sob a guarda de fazendeiros locais para serem usados ​​em operações de sabotagem contra os nazista. Baissac também era responsável por receber outros agentes, pousando em aeronaves ou de pára-quedas em outros lugares, e os ajudou a serem implantados no território ocupado.

Sua história-cobertura era a de uma pobre viúva de Paris, Madame Irene Brisse, buscando refúgio no campo das tensões da capital e para evitar o racionamento de comida. O disfarce incluía representar o papel de arqueóloga amadora, que lhe permitia percorrer o campo sem levantar suspeitas, enquanto selecionava pistas de pouso e zonas de lançamento.  Nessa missão usou vários codinomes Odile, Irene, Marguerite e Adéle. Com incrível coragem, Baissac se mudou para um apartamento em uma rua agitada, próximo ao quartel-general da Gestapo, ficando bastante próxima do chefe da instituição.

Em agosto de 1943, com a dissolução pela Gestapo de outras redes de espionagem, Baissac recebeu ordem de voltar para a Inglaterra, pois a Gestapo estava caçando-a. Essa primeira missão durou onze meses e foi um sucesso.

Ao voltar para Inglaterra, foi empenhada no treinamento de outras agentes

https://www.tutorialathome.in/famous-female-spies/lise-de-baissac

Em abril de 1944 foi enviada para uma segunda missão na França, desta vez na região da Normandia junto com seu irmão Claude de Bissac. Lise, codinome Marguerite, sua missão foi em parte semelhante a primeira selecionar pistas de pouso e zonas de lançamento, organizar grupos de ações de inteligência e comandos, coleta de informações e tudo que pudesse auxiliar as operações aliadas na França. Ela conseguiu informações importantes o dispositivo das tropas alemães.

Lisa tinha condutas de campo muito criativas e corajosas, por exemplo como não possuía rádio, passava ordens, mensagens e informações de bicicleta. Lise passou duas vezes pelas linhas alemãs e sob bombardeio aliado, e pedalou para Paris – seu disfarce era que ela estava pedalando para Mans para ver seu primo – para transmitir e receber ordens. Suas ações, ao organizar sabotagens e ataques com Claude de Baissac, retardaram muito a chegada de reforços alemães à frente da Normandia e continuaram até que os alemães partissem, recuando para o leste. A missão prosseguiu até a libertação da França.

Lise de Baissac recebeu a Ordem do Império Britânico, Cavaleiro da Legião de Honra, a Cruz de Guerra 1939-1945 com palma, Medalha France and Germany Star e Medalha de Guerra 1939-1945

Após a guerra, Lise trabalhou como locutora, tradutora e locutora da BBC para o serviço francês e, em 1950, casou-se com seu namorado de infância e o casal não teve filhos.

Lise de Baissac morreu em marselha em 29 de março de 2004.

Em 2008, sua vida foi contada no filme Les Femmes de l’ombre.

Imagem de Destaque: https://www.tutorialathome.in/famous-female-spies/lise-de-baissac

Bibliografia

BRAILLY, Odette M C. Lise de Baissac. Famous Female Spies. Tutorial Home. 13/12/2019. Disponível no sítio eletrônico: https://www.tutorialathome.in/famous-female-spies/lise-de-baissac . Acessado em 26/2/2023.

NOGUEIRA, André. O pesadelo dos nazistas: conheça as 5 maiores espiãs da Segunda Guerra. Aventuras na História. 2/9/2019. Disponível no sítio eletrônico: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/5-maiores-espias-da-segunda-guerra.phtml. Acessado em 26/2/2023.

https://www.theguardian.com/news/2004/jun/01/guardianobituaries.france

https://en.wikipedia.org/wiki/Lise_de_Baissac

Professor de História formado pela UGF. Mestrado e Doutorado em História pela UFRJ. Autor de artigos sobre História Militar e Geopolítica.

Deixe um comentário

Gostou dos artigos e postagens?

Quer escrever no site?

Consulte nossas Regras de Publicação e em seguida envie seu artigo.

Siga-nos nas Redes Sociais