Prof. Dr. Ricardo Pereira Cabral
Neste dia 6 de junho indicamos, para os seguidores do HMD, uma série de obras, dos melhores historiadores militares contemporâneos, sobre a maior operação de assalto anfíbio já realizada até então.
Sinopse
Um retrato bem-pesquisado e detalhado do evento que decidiu a Segunda Guerra Mundial, a Batalha da Normandia ― a invasão das forças dos Estados Unidos, Reino Unido e aliados na França ocupada pelos alemães, em 1944. Antony Beevor é autor de Berlim 1945 e Stalingrado, livros que, além best sellers, são referência nos estudos recentes relacionados à Segunda Guerra Mundial. O livro tem 30 capítulos que nos levam do planejamento das várias etapas da operação de assalto anfibio (Overlord, Neptune, Pointblank e Bodyguard) até a libertação de Paris. Em uma linguagem leve, mas ao mesmo tempo detalhada e técnica.
Sinopse
O dia que mudou a história da Segunda Guerra Mundial Best-seller em vários países onde é considerado um clássico sobre o tema, O dia D – A batalha que salvou a Europa recebe uma nova edição no Brasil. Historiador renomado mundialmente, Antony Beevor mostra em detalhes como foi a invasão à Normandia e a libertação de Paris do domínio nazista. Ele começa na noite anterior ao Dia D com os preparativos para o lançamento de mais de 5 mil navios aliados às costas da França, numa operação considerada a maior da história. É um dos únicos livros que descreve as experiências das tropas de americanos, britânicos e canadenses, mas também a luta desesperada dos soldados alemães, o sofrimento dos franceses que estavam no meio de tudo e as tensões dos comandantes dos dois lados. Beevor pesquisou em arquivos de vários países, ouviu sobreviventes e leu as entrevistas feitas por historiadores logo após o conflito. O resultado é um livro fascinante que leva o leitor a sentir o medo da guerra.
Sinopse
A batalha culminante da segunda guerra Baseado em relatos orais e escritos a partir de fatos verídicos, testemunhados por homens que participaram da invasão da Normandia (6 de junho de 1944), o livro constitui-se na mais completa coleção de memórias de que se tem notícia e foi baseado nos 1.400 relatos compilados pelo Eisenhower Center of American Studies. O então General Eisenhower, comandante Supremo das Forças Aliadas, ao ser entrevistado por Ambrose, declarou que a batalha do Dia D demonstrou ao mundo o triunfo da democracia sobre o nazismo e o fascismo. Com críticas extraordinariamente favoráveis do The New York Times, The Wall Street Journal, Chicago Tribune e San Francisco Chronicle, a obra consagrou-se como a mais importante obra sobre o assunto. Este livro foi uma das bases do roteiro do filme “O Resgate do soldado Ryan”
Sinopse
O retrato de um tremendo confronto armado compensatório para os Aliados, e não para os alemães, na vitória final. Os primeiros relatos do cenário em que ocorreram os desembarques e seus preparativos serão familiares para alguns leitores, mas a sua inclusão parece necessária em prol da perfeição, pois uma história tão maravilhosa merece ser contada novamente. Hastings afirma que “Procurei examinar aspetos menos estudados da estratégia e desempenho dos exércitos e analisar algumas verdades incômodas sobre o que ocorreu no verão de 1944. Os famosos desembarques do dia D, a 6 de Junho de 1944, marcaram o início da Operação Overlord, a célebre batalha pela libertação da Europa”. Max Hastings desconstrói neste livro, a partir de suas pesquisas, alguns mitos deste conflito, escrevendo um estudo memorável. Com relatos na primeira pessoa de sobreviventes dos dois lados e uma grande profusão de fontes e documentos inexplorados, Operação Overlord proporciona uma perspectiva brilhante mas também controversa da devastadora batalha da Normandia.
Professor de História formado pela UGF. Mestrado e Doutorado em História pela UFRJ. Autor de artigos sobre História Militar e Geopolítica.