Manfred von Richthofen, o Barão Vermelho

de

Prof. Dr. Ricardo Pereira Cabral

Manfred Albrecht Freiherr von Richthofen (2/5/1892 a 21/4/1918) era um nobre alemão, que serviu na Cavalaria Alemã e depois foi transferido para o Serviço Aéreo do Império Alemão (Deutsche Luftstreitkräfte), onde teve uma grande performance.

No início da guerra Richthofen servia na cavalaria e esteve em ação na Rússia, França e Bélgica. Com o advento da guerra de trincheiras seu regimento foi extinto. O barão estava frustrado por não participar dos combates. Seu interesse no Serviço Aéreo foi despertado por seu exame de uma aeronave militar alemã atrás das linhas e solicitou uma transferência para Die Fliegertruppen des deutschen Kaiserreiches (Serviço Aéreo Imperial Alemão), mais tarde conhecido como o Serviço Aéreo Imperial Alemão (Luftstreitkräfte).

De junho a agosto de 1915, Richthofen serviu como observador em missões de reconhecimento sobre a Frente Oriental com Feldflieger Abteilung 69 (Esquadrão Voador nº 69). Em agosto de 1915, foi transferido para uma unidade de voo em Ostende, uma cidade costeira na Bélgica. Lá Richthofen voou com um amigo e piloto Georg Zeumer, que mais tarde o ensinaria a voar sozinho.

Em março de 1916, juntou-se ao Kampfgeschwader 2 (Esquadrão de Bombardeiros nº 2) pilotando um Albatros C.III de dois lugares. Inicialmente, Richthofen parecia ser um piloto abaixo da média.

Em agosto de 1916, encontrou capitão Oswald Boelcke (um às alemão, que teve 40 vitórias em sua carreira) que o selecionou para se juntar ao esquadrão de caças Jasta 2.

O Barão Vermelho e seu Albatros D.III Serial No. 789/16
https://br.pinterest.com/pin/416020084312821294/

Richthofen marcou sua primeira vitória confirmada quando enfrentou Tom Rees nos céus de Cambrai, França, em 17 de setembro de 1916.

O Barão Vermelho tinha o costume de comemorar cada vitória com uma taça de prata, gravada com a data e o tipo de aeronave inimiga abatida. Richthofen colecionou 60 dessas taças, até que a falta de prata na Alemanha, não lhe permitiu continuar com sua coleção.

https://en.wikipedia.org/wiki/Manfred_von_Richthofen#/media/File:Bundesarchiv_Bild_183-2004-0430-501,_Jagdstaffel_11,_Manfred_v._Richthofen.jpg

Em 1917, tornou-se o líder do Jasta 11. Mais tarde, liderou o ala de caça Jagdgeschwader I, mais conhecida como Circo Voador por causa das cores brilhantes de sua aeronave, e talvez também por causa da forma como a unidade era transferida de uma área de atividade aérea alemã para outra – movendo-se como um circo ambulante, e frequentemente montando tendas em aeródromos improvisados.

Seu irmão Lothar (40 vitórias) usava táticas arriscadas e agressivas, mas Manfred seguia um conjunto de máximas conhecidas como “Dicta Boelcke” para garantir o sucesso tanto do esquadrão, quanto de seus pilotos. Richthofen não era um piloto espetacular ou acrobático como seu irmão ou Werner Voss (34 vitórias). No entanto, ele era um notável estrategista e líder de esquadrão, além de um bom atirador. Normalmente, ele mergulhava de cima para atacar com a vantagem do sol atrás dele, com outros pilotos de seu esquadrão cobrindo sua retaguarda e flancos.

Albatros D.II
https://pt.wikipedia.org/wiki/Albatros_D.II#/media/Ficheiro:Albatros_D.II.jpg

Como escrevemos acima, Richthofen seguia as Dicta Boelck, elaboradas pelo capitão Oswald Boelcke, em 1916.

As oito primeiras foram escritas pelo coronel Hermann von der Lieth-Thomsen.

1. Tente garantir vantagens antes de atacar. Se possível, mantenha o sol atrás de você.

2. Sempre realize um ataque quando o tiver iniciado.

3. Atire apenas de perto, e somente quando seu oponente estiver bem na sua mira.

4. Fique sempre de olho no seu oponente e nunca se deixe enganar por ardis.

5. Em qualquer forma de ataque é essencial atacar seu inimigo por trás.

6. Se seu oponente mergulhar em você, não tente fugir do ataque dele, mas voe para enfrentá-lo.

7. Quando ultrapassar as linhas inimigas, nunca esqueça sua própria linha de retirada. 8. Para o Staffel (esquadrão): Ataque em princípio em grupos de quatro ou seis. Quando a luta se dividir em uma série de combates individuais, tome cuidado para que vários não partam para o mesmo oponente.

http://www.airwar.ru/enc/fww1/albatd3.html

Existem várias versões do Dicta…

1. Sempre tente garantir uma posição vantajosa antes de atacar. Suba antes e durante a aproximação para surpreender o inimigo por cima e mergulhe sobre ele rapidamente pela retaguarda quando chegar o momento de atacar.

2. Tente se colocar entre o sol e o inimigo. Isso coloca o brilho do sol nos olhos do inimigo e torna difícil vê-lo e impossibilita que ele atire com precisão.

3. Não dispare as metralhadoras até que o inimigo esteja dentro do alcance e você o tenha em sua mira.

4. Atacar quando o inimigo menos esperar ou quando estiver preocupado com outras tarefas como observação, fotografia ou bombardeio.

5. Nunca vire as costas e tente fugir de um caça inimigo. Se você for surpreendido por um ataque em sua cauda, ​​vire-se e enfrente o inimigo com suas armas.

6. Fique de olho no inimigo e não permita que ele o engane com truques. Se seu oponente parecer danificado, siga-o até que ele caia para ter certeza de que ele não está fingindo.

7. Atos tolos de bravura só trazem morte. O Jasta (esquadrão) deve lutar como uma unidade com trabalho em equipe próximo entre todos os pilotos. Os sinais de seus líderes devem ser obedecidos.

8. Para o Staffel (esquadrão): Ataque em princípio em grupos de quatro ou seis. Quando a luta se dividir em uma série de combates individuais, tome cuidado para que vários não ataquem um oponente.

https://en.wikipedia.org/wiki/Fokker_Dr.I#/media/File:Fokker_Dr1_on_the_ground.jpg

Richthofen voou no célebre triplano Fokker Dr.I desde o final de julho de 1917, a aeronave de três asas com a qual ele é mais comumente associado – embora ele não tenha usado o tipo exclusivamente até depois que foi reconfigurada com asas reforçadas em novembro. Apenas 19 de suas 80 vitórias foram feitas neste tipo de aeronave, apesar da ligação popular entre Richthofen e o Fokker Dr.I. Foi no avião Albatros D.III Serial No. 789/16, pintado pela primeira vez de vermelho brilhante, no final de janeiro de 1917, que ele ganhou seu nome e reputação

Em 1918, Richthofen era considerado um herói nacional na Alemanha e respeitado por seus inimigos.

Em 21 de abril de 1918, Richthofen foi abatido e morto perto de Vaux-sur-Somme. Houve considerável discussão e debate sobre aspectos de sua carreira, especialmente as circunstâncias de sua morte. Richthofen continua sendo um dos pilotos de caça mais conhecidos de todos os tempos e tem sido tema de muitos livros, filmes e outras mídias.

Funeral Mafred von Richthofen.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=TGekX3eo4dM

Imagem de Destaque: https://incrivelhistoria.com.br/barao-vermelho-manfre-von-richthofen/

Bibliografia e Filme

Link: https://www.amazon.com.br/Manfred-von-Richthofen-Vermelho-biografia-ebook/dp/B00KYZJ1BK/ref=sr_1_2?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&crid=25A2MFW1C6PI3&keywords=O+Bar%C3%A3o+Vermelho&qid=1660761555&sprefix=o+bar%C3%A3o+vermelho%2Caps%2C372&sr=8-2

Link: https://www.amazon.com.br/O-Bar%C3%A3o-Vermelho/dp/B08D28WPC9/ref=sr_1_6?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&crid=25A2MFW1C6PI3&keywords=O+Bar%C3%A3o+Vermelho&qid=1660761595&sprefix=o+bar%C3%A3o+vermelho%2Caps%2C372&sr=8-6

Professor de História formado pela UGF. Mestrado e Doutorado em História pela UFRJ. Autor de artigos sobre História Militar e Geopolítica.

2 comentários em “Manfred von Richthofen, o Barão Vermelho”

Deixe um comentário

Gostou dos artigos e postagens?

Quer escrever no site?

Consulte nossas Regras de Publicação e em seguida envie seu artigo.

Siga-nos nas Redes Sociais