Quem é o maior ás de caça de maior sucesso na História da Guerra no Ar?

de

Prof. Dr. Ricardo Pereira Cabral

Foi Erich Alfred “Bubi” Hartmann, 19/4/1922 a 20/9/1993, piloto alemão da Luftwaffe, que voou em 1.404 missões de combate e participou de combates aéreos em 825 ocasiões diferentes. Bubi abateu 352 aviões (345 soviéticos e 7 norte-americanos), sendo 260 aeronaves de combate. Esses números fazem de Hartmann o maior ás da caça da história da guerra aérea.

Bubi Hatmann veio de uma família de aviadores, sua mãe e ele próprio foram instrutores de vôo em planadores e em aviões a motor. A carreira militar começou em 1º de outubro de 1940, no 10º Regimento de Voo em Neukuhren. Em 1º de março 1941, ele foi para a Luftkriegsschule 2 (Escola de Guerra Aérea 2), em Berlin, completando sua formação como piloto em outubro de 1941 e começou o treinamento de voo avançado (técnicas de combate e tiro de aeronave, bombardeio) na escola de pré-caça 2, em Lachen-Speyerdorf, em 1 de novembro de 1941 e concluiu o curso avançado de piloto, em 31 de janeiro de 1942. Entre 1 de março de 1942 e 20 de agosto de 1942, fez o curso de pilotagem do melhor caça alemão da época o Messerchmitt Bf 109 na Jagdfliegerschule 2 (Escola de Pilotos de Caça 2).

https://pt.wikipedia.org/wiki/Messerschmitt_Bf_109#/media/Ficheiro:Bundesarchiv_Bild_101I-662-6659-37,_Flugzeug_Messerschmitt_Me_109_Recolored.jpg

Seu treinamento o qualificou para voar 17 tipos diferentes de aeronaves motorizadas, e, após a conclusão do curso, ele foi transferido para a colocado em 21 de agosto de 1942 no Ergänzungs-Jagdgruppe Ost (Escola de Caças Suplementares, Leste) em Cracóvia, na Alta Silésia (21/8/1942 a 10/10/1942). Bubi Hartmann se destacou durante seu treinamento para se tornar um piloto de caça, aperfeiçoando suas técnicas de voo, combate e tiro.

Em outubro de 1942 foi designado para o Jagdgeschwader 52, em Malkop, Rússia, No entanto, no início como piloto de caça se mostrou em vários oportunidades audacioso demais, imprudente e ansioso, mas teve tempo para corrigir esses defeitos e aperfeiçoar suas qualidades. Voou com pilotos muito hábeis e experientes como Hubertus von Bonin (77 vitórias), Edmund “Paule” Roßmann (93 vitórias), Alfred Grislawski (24 vitórias), Hans Dammers (113 vitórias), Josef Zwernemann (126 vitórias), Walter “Graf Punski” Krupinski (97 vitórias) que lhe ensinaram suas táticas e lhe permitiram ter o sucesso que alcançou no combate aéreo.

A primeira missão de combate de Bubi Hartmann ocorreu em 14 de outubro de 1942, e a sua primeira vitória em 3 de novembro de 1942, contra um Ilyushin II-2 russo.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ilyushin_Il-2#/media/Ficheiro:Il2_sturmovik.jpg

Em seu primeiro ano de serviço operacional, Bubi Hartmann não tinha respeito pelos pilotos soviéticos. A maioria dos caças soviéticos nem mesmo tinha miras eficazes e seus pilotos, alguns casos, nas primeiras semanas, foram forçados a desenhar uma no para-brisa à mão. Hartmann considerava os caças aliados Bell P-39 Aircobra, Curtiss P-40 Warhawk e Hawker Hurricane inferiores ao seu caça Focke-Wul Fw 190 e o Bf 109

Bubi Hartmann disse que os próprios pilotos alemães ainda aprendem com o inimigo. O congelamento de óleo nos motores DB 605 do Bf 109 G-6s dificultou a partida no frio extremo do inverno no Leste Europeu. Um aviador soviético capturado mostrou a eles como despejar combustível no reservatório de óleo da aeronave descongelaria o óleo e permitiria que o motor ligasse na primeira tentativa. Outra solução, também aprendida com os soviéticos, foi acender combustível sob o motor do avião.

Bubi Hartmann foi apelidado de Cherniy Chort (“Demônio Negro” em russo) por causa de sua habilidade e esquema de pintura de sua aeronave. Este esquema tinha a forma de uma tulipa negra na capota do motor; embora isso tenha se tornado sinônimo de Hartmann, na realidade ele voou com a insígnia em apenas cinco ou seis ocasiões. O seu indicativo de rádio era Karaya 1 e o Comando Soviético colocou um prêmio de 10.000 rublos pela sua cabeça, mas os pilotos soviéticos relutavam em enfrenta-lo. O desenho da tulipa negra teve que removido de seu Messerschmitt, permitindo que ele se misturasse ao resto de sua unidade. Consequentemente, em dois meses (janeiro e fevereiro de 1944), Bubi Hartmann obteve mais de 50 vitórias.

Hartmann só atacava quando tinha certeza de que a situação estava inteiramente a seu favor. Era muito rápido em avaliar uma situação de combate e um excelente atirador. Só atacava de surpresa e gostava de atirar à queima-roupa (às vezes a menos de 50 metros de distância), o que eliminava a possibilidade de o inimigo escapar e destruía completamente as aeronaves inimigas. Em combate, seu avião sofreu avarias em diversas oportunidades, pois por atirar tão próximo, seu avião era atingido por destroços dos aviões inimigos. Considerava o combate aéreo tradicional com manobras e troca de tiros entre os pilotos (dogfight ou kurvenkampf, em alemão) inútil e um desperdício de combustível e munição.

Durante a guerra Erich Bubi Hartmann lutou em caças Messerschmitt Bf 109G, modelos G4, G6, G10 e G14, sendo que este último foi o seu favorito.

https://fatosmilitares.com/erich-hartmann-o-maior-piloto-da-historia/

Em 23 de agosto, Hartmann reinvidicou oito vitórias em três missões de combate, mais uma vez um ás em um dia, trazendo a sua pontuação de 290 vitórias. Em 24 de agosto de 1944, ultrapassou a marca de 300. Em um dia, Bubi Hartmann abateu 11 aeronaves em duas missões de combate ao sul de Radom-Lulin, representando sua maior proporção de vitórias por dia (um duplo ás em um dia) e trazendo o número de vitórias aéreas para 301. A última vitória de Bubi Hartman foi 8 de maio de 1945, em Brno, Tchecoslováquia.

O desempenho em combate lhe rendeu várias condecorações Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro (1943), a Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro com Folhas de Carvalho (1944), a Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro com Folhas de Carvalho e Espadas (1944) e a Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro com Folhas de Carvalho, Espadas e Diamantes (1944).

Quer saber mais sobre as condecorações, entre no link abaixo: https://historiamilitaremdebate.com.br/historia-da-cruz-de-ferro/

Em 10 de setembro de 1944, Hartmann se casou com sua namorada de longa data, Ursula “Usch” Paetsch.

Hartmann e sua unidade se entregaram a 90ª divisão de Infantaria, dos EUA. Devido aos Acordo de Yalta, que dizia que todos aqueles que lutaram contra as forças soviéticas deviam ser entregues a União Soviética para julgamento, Hartmann e seus companheiros foram transferido para os soviéticos em 14 de maio de 1945. No período em que esteve preso, sofreu torturas, maus tratos e, por incrível que pareça, recebeu propostas para ingressar na força aérea da Alemanha Oriental ou de ser tornar um espião soviético em troca da sua liberdade, todas recusadas. Foi julgado, em três oportunidades, e condenado por crimes de guerra que não cometeu. Seu “crime” foi derrotar os pilotos soviéticos e norte-americanos em combate. Não aceitou cooperar ou se declarar culpado, tentou se defender, mas o juiz alegou que era perda de tempo e aumentou sua pena para 20 anos. Foi libertado em 1955 (após 10 anos de prisão) e foi para a Alemanha Ocidental. Lá recebeu o convite para ingressar na Luftwaffe do Bundeswehr.

Em 1970, Hartmann foi aposentado, como coronel, após denunciar as deficiências do caça Lockheed F-104 Starfinghter e se pronunciar, publicamente, contrário a sua aquisição. Tais denúncias redundaram no famoso escândalo Lockheed (269 acidentes e 116 pilotos alemães mortos no F-104 em missões de não-combate, juntamente com alegações de subornos).

Imagem de Destaque: https://meiobit.com/367524/flying-aces-pilotos-de-caca-com-experiencia-em-combate-aereo-real-estao-raros-as-problema/

Bibliografia

https://en.wikipedia.org/wiki/Erich_Hartmann

12 Best Erich Hartmann Quotes by Famous German Fighter Pilot

https://www.lavanguardia.com/historiayvida/historia-contemporanea/20220419/8199012/erich-hartmann-diablo-negro-luftwaffe.html

Black Tulip: The Life and Myth of Erich Hartmann, the World’s Top Fighter Ace (English Edition) eBook Kindle.

Link: https://www.amazon.com.br/Black-Tulip-Hartmann-Fighter-English-ebook/dp/B084MMC9YB/ref=sr_1_8?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&crid=31MROFS4A8X3G&keywords=Erich+Hartmann&qid=1661027875&sprefix=erich+hartmann%2Caps%2C381&sr=8-8&ufe=app_do%3Aamzn1.fos.6121c6c4-c969-43ae-92f7-cc248fc6181d

Professor de História formado pela UGF. Mestrado e Doutorado em História pela UFRJ. Autor de artigos sobre História Militar e Geopolítica.

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