O ataque de aviadores brasileiros à Alemanha

de

Prof. Esp. Pedro Silva Drummond

No ano de 1941, foi criado no Brasil o Ministério da Aeronáutica e a Força Aérea Brasileira. A criação desses órgãos acontece durante o período da Segunda Guerra Mundial e a necessidade de uma maior proteção do território brasileiro. Desde os primeiros meses do início do conflito, a costa da América do Sul, era local de batalhas entre os integrantes da Guerra.

Desde a criação do Ministério da Aeronáutica, uma das preocupações era com a formação dos aviadores, principalmente de oficiais que pudessem contribuir para o desenvolvimento da Força Aérea Brasileira. As medidas tomadas para efetivação desses objetivos possibilitaram que, “a Escola de Aviação Naval e a Escola de Aviação Militar fossem fundidas numa única, a Escola de Aeronáutica, sediada no Campo dos Afonsos. A formação de sargentos especialistas passou a ser concentrada na Ponta do Galeão. Durante os quatro anos de guerra, o Ministério da Aeronáutica formou, no Brasil, 558 oficiais-aviadores e providenciou a formação de mais de 281 oficiais-aviadores da reserva nos Estados Unidos, o que perfaz um total de 839 oficiais aviadores formados durante a guerra, cada um deles representando, em média, mais de 150 horas de voo de instrução, além da instrução teórica, no solo.” (https://www2.fab.mil.br/)

As primeiras ações dos pilotos brasileiros da FAB foi o patrulhamento aéreo do litoral brasileiro, principalmente depois que o Brasil rompeu diplomaticamente com a Alemanha e consequentemente o afundamento dos navios mercantes do País.

Quando o governo brasileiro decidiu enviar militares para o Teatro de Operações na Europa, a Força Aérea Brasileira também contribuiu para o esforço de guerra do Brasil, enviando seus integrantes para o conflito. Nesse contexto a imagem abaixo indica uma das participações dos aviadores do Brasil na Segunda Guerra Mundial.

O Jornal “A Noite” destacava na primeira página a participação de aviadores brasileiros bombardeando a Alemanha. Na reportagem do jornal, é esclarecido que os aviadores brasileiros que integravam à XV Força Aérea dos Estados Unidos com base na Itália, participaram dos bombardeios promovidos pelos Aliados no dia 22 de novembro de 1944, nas cidades de Munique e Salzburg.

  https://antigo.bn.gov.br/en/node/2402

Imagem de Destaque: https://media.licdn.com/dms/image/C4E05AQGG2k5DSBfHYw/videocover-low/0/1644498045634?e=2147483647&v=beta&t=Mno29-F2RJgha63owlKO4uIYJz9G5CLD4l4NNEz3N2A

Bibliografia

– A participação da Força Aérea Brasileira na II Guerra Mundial. Disponível em: <https://www2.fab.mil.br/incaer/images/eventgallery/instituto/Opusculos/Textos/opusculo_fab_seg_guerra.pdf>. Acessado em: 05/01/2023

– Jornal A Noite, de 24 de novembro de 1944. Disponível em: <http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=348970_04&pagfis=30586>. Acessado em: 05/01/2023

Especialização em História Militar pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Graduação em História (Bacharel e Licenciatura) pela Universidade Gama Filho (UGF), autor de Artigos em História Militar.

Deixe um comentário

Gostou dos artigos e postagens?

Quer escrever no site?

Consulte nossas Regras de Publicação e em seguida envie seu artigo.

Siga-nos nas Redes Sociais