O encouraçado Japonês Kongo durante a Batalha de Guadalcanal

de

Profº. Esp. Pedro Silva Drummond

A Batalha de Guadalcanal está dentro do contexto Guerra no Pacifico. A batalha foi realizada entre 7 de agosto de 1942 e 9 de fevereiro de 1943 na Ilha de Guadalcanal.

Durante o final de 1941 e uma parte de 1942, o Japão conquistou diversas vitórias na região. A virada das Forças Aliadas aconteceu na Batalha de Midway, tornando-se o acontecimento que possibilitou o avanço e o início das vitórias norte-americanas na Guerra do Pacífico.

 A batalha de Guadalcanal aconteceu dois meses após Midway, e fez parte da ofensiva realizada pelos Aliados na Guerra do Pacífico. No dia 7 de agosto de 1942, os aliados iniciaram a Operação Watchtower, com o desembarque de dezesseis mil americanos em Guadalcanal, nas ilhas Salomão.

O objetivo dos Aliados em atacar as Ilhas Salomão era interromper o uso do local como base pelos japoneses para atacar as linhas de suprimento e rotas de comunicação entre os Aliados (Estados Unidos, Austrália e a Nova Zelândia). Os Aliados também desejavam usar as Ilhas como uma base para futuras batalhas no sul do Pacífico e conquistar, a base japonesa em Rabaul, na Nova Bretanha.

A batalha de Guadalcanal terminou com um saldo de 1.800 mortos e 4.000 feridos norte-americanos. Dos 36.000 japoneses, aproximadamente 14.000 foram mortos em combate e 9.000 por doenças, os outros 13.000, foram evacuados.

Quanto aos meios de transportes militares foram perdidos o seguinte, o Japão perdeu 683 aviões e os americanos 615. Na área naval foram perdidos aproximadamente 25 navios de guerra de ambos os lados.

Após a vitória em Guadalcanal, os rumos da Guerra no Pacifico mudaram o Japão teve mais uma posição defensiva, enquanto os aliados iniciaram o processo de reconquista do que haviam perdido.

El acorazado japonés Kongō durante la Batalla del Guadalcanal
https://www.facebook.com/sgmnaval/videos/786626592682689

Referências:

https://www.defesanet.com.br/ecos/noticia/26681/Batalha-de-Guadalcanal—75-anos-da-primeira-grande-ofensiva-realizada-pelos-Aliados-na-Guerra-do-Pacifico/

https://www.facebook.com/sgmnaval/videos/786626592682689

Pedro Silva Drummond

Sobre o autor

Pedro Drummond

Especialização em História Militar pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Graduação em História (Bacharel e Licenciatura) pela Universidade Gama Filho (UGF), autor de Artigos em História Militar.

Deixe um comentário

Gostou dos artigos e postagens?

Quer escrever no site?

Consulte nossas Regras de Publicação e em seguida envie seu artigo.

Siga-nos nas Redes Sociais