Panzer III: A espinha dorsal da blitzkrieg alemã

de

Gabriel Coutinho

A nova força de blindados Alemães seria composta de dois tipos de tanques: um leve, com duas metralhadoras e uma arma capaz de perfurar blindados, o Panzer II; e um médio, com um canhão de maior calibre, com o objetivo de apoiar os tanques leves, tendo um alcance maior para combater outros tanques. Houve um desentendimento sobre o calibre do canhão que o tanque médio portaria, com Guderian preferindo uma arma de 50mm enquanto o chefe de armamentos e o inspetor de artilharia preferiam o 37mm que já era usado pela infantaria. No final, ambos tiveram que conceder, o tanque seria equipado com um canhão de 75mm. (GUDERIAN, 1950, p. 12)

Em 27 de Janeiro de 1934, Generalleutnant Lutz interveio na decisão do calibre, concordando com a ideia do canhão de 37mm. Nesse mesmo encontro, A Krupp, Daimler-Benz, MAN e a Rheinmetall foram instruídas a produzir protótipos desse novo tanque, que foi apelidado de “Zugführerwagen”. No final, a Daimler-Benz e a MAN foram responsáveis por fazer o chassis, enquanto a Rheinmetall e a Krupp ficaram responsáveis por fazer as torres dos novos tanques. Após os testes dos chassis e das torres, foram escolhidas o chassis da Daimler-Benz em conjunto com a torre da Krupp. Finalmente, em 1936, foi dado o nome oficial para esse novo tanque, o Panzerkampfwagen III.

O Panzer III causou um impacto bem pequeno comparado a outros tanques alemães na Segunda Guerra devido o rápido aprimoramento de blindagem e armamento em tanques aliados. A sua própria proteção e sua capacidade de destruir tanques inimigos o deixou obsoleto em meados de 1941. No final da guerra, nenhum Panzer III era produzido ou utilizado pelas forças alemãs, exceto alguns convertidos para carregarem munições. O maior sucesso dos Panzer IIIs foi o Sturmgeschütz III, uma variante de tanque de assalto em casamata, mais tarde um caça tanques, o carro de combate mais produzido da Alemanha na segunda guerra.

Pré-Produção

Panzer III Ausf. A, B, C & D.

O Ausf. A foi o primeiro modelo oficialmente adotado pela Wehrmacht, possuía um canhão modelo 3.7 cm KwK 36, duas metralhadoras modelo MG34 coaxiais e uma outra metralhadora, também MG34, manuseada pelo operador de rádio. Era propulsionado pelo motor Maybach HL108TR, alcançando uma velocidade de 35km/h com um alcançe de 165km. Foram produzidas apenas 10 unidades devido a rápida evolução do design. Foram retirados de serviço em fevereiro de 1940 por terem apenas 15mm de blindagem frontal e uma suspensão inadequada.

A diferença principal do Ausf. A para o Ausf. B foi o novo tipo de suspensão, um sistema de molas de lâminas com 4 pares de 2 rodas cada, mais 3 rolos de apoio às lagartas. Houve, também, um aprimoramento do sistema de resfriamento do motor e uma mudança na cúpula do comandante, com a adição de um suporte para uma possível metralhadora anti-aérea.

A maior parte do sistema automotivo foi modificado nessa variante, Ausf. C, incluindo uma nova coluna de direção, a adição de um eixo secundário e melhorias para a visão dos tripulantes. Também, uma nova modificação da suspensão, agora sendo um conjunto 2-4-2, duas rodas em par, seguido por um conjunto de 4 rodas e outro par.

A Ausf. D era bem parecida com a anterior, as diferenças principais comparados ao Ausf. C foram feitas no interior do tanque – uma nova bomba de gasolina, radiador, transmissão e um tanque de gasolina. A melhor maneira de diferenciar o modelo D do C é o leve ângulo da traseira do tanque, redesenhado para acomodar melhor os novos componentes. Foi o único tanque de pré-produção usado depois da invasão na França, pelo Panzer Abeilung V40 na Noruega.

Panzer III Ausf. A durante a invasão da Polônia em 1939, pertencente a 1ª Divisão Panzer.

Panzer III Ausführung A; B; C & D; Sd. Kfz. 141.

Tripulação5; Comandante, artilheiro, municiador, operador de rádio e um motorista.
Blindagem10-16mm
Peso16 ton
Dimensões5.8m (C) 2.8m (L) 2.3m (A)
MotorMaybach HL 108 TR, V-12, refrigerado a água. 250hp @ 2800rpm.
Armamento1 – 37mm KwK (L/46.5)
3 – 7.92mm M.G. 34
Velocidade40km/h máx, média de 22km/h.
Alcançe Operacional165km (Estradas Pavimentadas)
95km (Cross-Country)

Produção

Panzer III Ausf. E, F. 

Foi o primeiro Panzer III a ser produzido em quantidades. Houve grandes mudanças em sua construção comparado aos modelos anteriores: A blindagem foi aprimorada de 10-16mm para 16-30mm. O motor, Maybach HL 108 TR, foi substituído por um Maybach HL 120 TR, produzindo 15hp a mais que seu predecessor, com uma nova transmissão para acompanhar o novo motor mais potente. Com essas mudanças, uma nova suspensão teve que ser implementada para conseguir suportar o novo peso do tanque, uns 5 ton mais pesado.

O Ausf. F é praticamente igual ao Ausf. E, a única diferença é no sistema de ignição e alguns ventiladores adicionais para o resfriamento dos freios e da transmissão.

Ambos modelos receberam canhões de 50mm para estender a vida útil dos veículos. Foram retirados de serviço em 1943, com a maioria sendo convertida para tanques de reconhecimento.

Panzer III Ausf. E pertencente a 5ª divisão Panzer


Panzer III Ausführung E,F; Sd. Kfz. 141

Tripulação5; Comandante, artilheiro, municiador, operador de rádio e um motorista.
Blindagem21-30mm
Peso19.8 ton
Dimensões5.38m (C) 2.9m (L) 2.45m (A)
MotorMaybach HL 120 TR, V-12, refrigerado a água. 285hp @ 2800rpm.
Armamento1 – 37mm KwK (L/46.5)
3 – 7.92mm M.G. 34
* Modificados com um canhão de 50mm KwK L/42 entre 1940 e 1942
Velocidade40km/h máx, média de 22km/h.
Alcançe Operacional165km (Estradas Pavimentadas)
95km (Cross-Country)


Panzer III Ausf. G.

Com a experiência das campanhas da Polônia e da França, o Ausf. G, inicialmente projetado para usar o canhão de 37mm L/46.5, recebeu majoritariamente o KwK L/42 de 50mm. Além do novo armamento, uma nova cúpula foi instalada, um sistema de ventilação foi adicionado na torre e a blindagem da traseira do tanque foi aprimorada de 21mm para 30mm. 54 desses modelos ainda estavam no inventário do exército alemão em 1944.

Panzer III Ausf. G. Nr. 731 durante o início da operação Barbarossa

Panzer III Ausführung G; Sd. Kfz. 141.

Tripulação5; Comandante, artilheiro, municiador, operador de rádio e um motorista.
Blindagem30mm-37mm
Peso20.3 ton
Dimensões5.41m (C) 2.95m (L) 2.44m (A)
MotorMaybach HL 120 TRM, V-12, refrigerado a água. 285hp @ 2800rpm.
Armamento1 – 50mm KwK (L/42)
2 – 7.92mm M.G. 34
Velocidade40km/h máx, média de 22km/h.
Alcançe Operacional165km (Estradas Pavimentadas)
95km (Cross-Country)


Panzer III Ausf. H, J.

Esse modelo foi marcado por ser o primeiro a ser projetado com o canhão de 50mm. Foi necessário redesenhar a torre para acomodar a culatra maior. Também, foram adicionados placas de couraça de 30mm a mais na frente do tanque, com uma blindagem efetiva de 60mm em um ângulo entre 21° e 52°, fazendo com que esse modelo seja impenetrável pelo 2-pdr Inglês, 37mm Americano e 45mm Russo.

Outros elementos, como a transmissão e as rodas motrizes foram modificadas também. Apenas 308 unidades foram produzidas devido a próxima versão ter 50mm de blindagem já montados no chassis, sem a necessidade de montar placas adicionais com porcas e parafusos.

 O Ausf J já teve o aprimoramento da blindagem pré-aplicado na fábrica, com isso, algumas mudanças tiveram que ser feitas, como um novo sistema de montagem da metralhadora na carroceria do tanque, novas escotilhas e um visor melhor para o motorista. Aproximadamente 500 desse modelo estavam no frente oriental em junho de 1942. Um ano depois, apenas 141 unidades ainda estavam operacionais durante o início da batalha de Kursk.

Panzer III Ausf. H do 8. Panzer-Regiment na Líbia.

Panzer III Ausführung H, J; Sd. Kfz. 141.

Tripulação5; Comandante, artilheiro, municiador, operador de rádio e um motorista.
Blindagem10-16mm
Peso21 ton
Dimensões5.4m (C) 2.9m (L) 2.4m (A)
MotorMaybach HL 120 TRM, V-12, refrigerado a água. 285hp @ 2800rpm.
Armamento1 – 50mm KwK (L/42)
2 – 7.92mm M.G. 34
Velocidade40km/h máx, média de 22km/h.
Alcançe OperacionalAusf H:
165km (Estradas Pavimentadas)
95km (Cross-Country)

Ausf J:
155km (Estradas Pavimentadas)
85km (Cross-Country)

Panzer III Ausf. J, L & M.

Esses modelos receberam a designação de Sd. Kfz. 141/1 para diferenciar dos modelos de canhão de 50mm KwK L/42. Essa nova geração recebeu o canhão 50mm KwK L/60, com um aumento do comprimento da munição. Esse armamento se provou extremamente essencial no front Norte Africano contra tanques Ingleses, porém contra tanques russos no front Oriental não era tão eficaz.

O Ausf. J, mencionado anteriormente, é o mesmo tanque em essência, com a única diferença sendo a capacidade de armazenamento de cartuchos do canhão. A próxima variante, Ausf. L, foi um teste malsucedido do exército alemão de possivelmente montar uma torre do Panzer IV no chassis do Panzer III. Mesmo assim, foi decido manter as modificações necessárias para esse teste e fazer melhorias a torre convencional do Panzer III, como a blindagem frontal.

A versão Ausf. M foi a última do Panzer III que manteve a função original do tanque, ser capaz de destruir tanques inimigos. Em outubro de 1942, o canhão de 50mm do Panzer III já não era eficaz contra a maioria dos tanques aliados, então o exército alemão decidiu priorizar o Panzer IV para essa função de combater outros carros de combate. Apenas 250 unidades foram feitas entre 1942 e 1943, a maioria foi usada para re-abastecer unidades no front que tiveram grandes perdas, por exemplo após a batalha de Kursk.

Panzer III Ausf. M operado por uma divisão da SS durante a operação Zitadelle.

Panzer III Ausführung M; Sd. Kfz. 141/1.

Tripulação5; Comandante, artilheiro, municiador, operador de rádio e um motorista.
Blindagem30-50mm (Ausf. J)
30-57mm (Ausf. L & M)
 Peso22 ton
Dimensões6.2m (C) 2.9m (L) 2.5m (A)
MotorMaybach HL 120 TRM, V-12, refrigerado a água. 285hp @ 2800rpm.
Armamento1 – 50mm KwK 39 (L/60)
2 – 7.92mm M.G. 34
Velocidade40km/h máx, média de 22km/h.
Alcançe Operacional155km (Estradas Pavimentadas)
85km (Cross-Country)

Panzer Ausf. N.

Essa foi a última versão do Panzer III feita. A ideia original do Panzer III e do Panzer IV foram invertidas, o Panzer III agora teria a função de apoiar a infantaria com um canhão similar à um obus, um 75mm KwK L/24. O chassis e a torre foram majoritariamente baseadas no modelo Ausf. L, com algumas unidades avulsas sendo convertidas também. 663 foram produzidos, sendo usados durante a batalha de Kursk em Julho de 1943.

Um de 5 Panzers III Ausf. N enviados para Túnisia.
Tripulação5; Comandante, artilheiro, municiador, operador de rádio e um motorista.
Blindagem30-57mm
 Peso23 ton
Dimensões5.5m (C) 2.95m (L) 2.5m (A)
MotorMaybach HL 120 TRM, V-12, refrigerado a água. 285hp @ 2800rpm.
Armamento1 – 75mm KwK (L/24)
2 – 7.92mm M.G. 34
Velocidade40km/h máx, média de 22km/h.
Alcançe Operacional155km (Estradas Pavimentadas)
85km (Cross-Country)

Variantes
Panzer III (Fl)

Em novembro de 1942, foi decidido montar um lança-chamas numa torre de um Panzer III para batalhas situadas em cidades, como o exército Alemão presenciou em Stalingrado. Devido a alguns atrasos na produção, esses tanques só chegaram no fronte em Julho de 1943. A construção do tanque foi baseada no Ausf. M, com o canhão principal sendo trocado por um lança-chamas, com um alcance de entre 55m e 60m. Também, placas de couraça adicionais foram soldados na frente do chassis.

Panzer III (Fl)
Tripulação5; Comandante, artilheiro, municiador, operador de rádio e um motorista.
Blindagem30-80mm
 Peso23 ton
Dimensões6.41m (C) 2.95m (L) 2.5m (A)
MotorMaybach HL 120 TRM, V-12, refrigerado a água. 285hp @ 2800rpm.
Armamento
1 – Lança-chamas de 14mm.
2 – 7.92mm M.G. 34
Velocidade40km/h máx, média de 22km/h.
Alcançe Operacional155km (Estradas Pavimentadas)
85km (Cross-Country)

Sturmgeschütz Ausf. A, B,  C, D & E

O Sturmgeschütz ou StuG foram uma série de canhões de assalto baseados na carroceria do Panzer III. A ideia foi concebida em Junho de 1936, a ordem de um tanque em casamata com um canhão de no mínimo 75mm e com um angulo de ataque de pelo menos 25°. As primeiras unidades utilizaram chassis Ausf. B. porém o StuG Ausf. A seria finalizado usando componentes da série do Panzer III Ausf. F.

As variações principais entre os modelos foram várias modificações feitas nas casamatas dos modelos e mudanças feitas nas suspensões. O último StuG a ser produzido com o canhão curto de 75mm foi o Ausf. E entre 1941 e 1942. Apenas 272 unidades foram feitas e a maioria foi destinada a substituir baixas nos frontes.

Stug III Ausf. E.

Sturmgeschütz Ausf. E. (Sd. Kfz. 142)

Tripulação4; Comandante, artilheiro, municiador, e um motorista.
Blindagem30-50mm
Peso20.8 ton
Dimensões5.4m (C) 2.93m (L) 1.98m (A)
MotorMaybach HL 120 TRM, V-12, refrigerado a água. 285hp @ 2800rpm.
Armamento1 – 75mm StuK 37 (L/24)
1 – 7.92mm M.G. 34
Velocidade40km/h máx, média de 22km/h.
Alcançe Operacional160km (Estradas Pavimentadas)
90km (Cross-Country)

Sturmgeschütz Ausf. F, F/8, G.

Esses StuGs receberam o canhão de 75mm mais longo, possuindo mais poder de penetração do que seus modelos anteriores, assim recebeu a nova função de caça-tanques. Tais mudanças foram decididas em 1941, quando a Alemanha começou a encontrar tanques russos com mais blindagem do que os seus tanques poderiam penetrar, como o T-34 e o KV-1. O resultado foi o StuG Ausf. F, baseado no StuG Ausf. E porém com o canhão 75mm StuK40 e algumas mudanças na superestrutura da casamata.

O StuG Ausf. F/8 usou um chassis melhorado, baseado nos Panzers III Ausf. J e L. o StuG Ausf. G seguiu na mesma linha, sendo o último StuG produzido da guerra. Algumas pequenas mudanças do Ausf. F/8 são: O ângulo da lateral da casamata, um novo periscópio para o comandante e mais tarde em 1944 a adição de uma metralhadora de controle remoto no topo da casamata. Foi o modelo mais produzido do Panzer III, com 7,720 unidades.

Sturmgeschütz Ausf. F/8 enviado para a Tunísia com a 10ª Panzer-Division.


Sturmgeschütz Ausf. G. (Sd. Kfz. 142/1)

Tripulação4; Comandante, artilheiro, municiador, e um motorista.
Blindagem30-80mm
Peso23.9 ton
Dimensões6.77m (C) 2.9m (L) 2.1m (A)
MotorMaybach HL 120 TRM, V-12, refrigerado a água. 285hp @ 2800rpm.
Armamento1 – 75mm StuK40 (L/48)
2 – 7.92mm M.G. 34
Velocidade40km/h máx, média de 22km/h.
Alcançe Operacional155km (Estradas Pavimentadas)
85km (Cross-Country)

Autor: Graduando em História na UERJ. Especialista em História Militar, notadamente armas de fogo do século XX. Autor de artigos sobre carros de combate e armamento individual.

Bibliografia:

GUDERIAN, Heinz. Panzer Leader. 1950.

CHAMBERLAIN, Peter; DOYLE, Hilary. Encyclopedia of German Tanks of World War II. 1993. ed. rev. 1978.

L. JENTZ, Thomas; DOYLE, Hilary. Panzer Tracts No. 3-1: Panzerkampfwagen III Ausf. A, B, C und D. 2006.

L. JENTZ, Thomas; DOYLE, Hilary. Panzer Tracts No. 3-2: Panzerkampfwagen III Ausf. E, F, G und H. 2007.


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