Prof. Esp. Pedro Silva Drummond
No dia 29 de Dezembro de 2022, Edson Arantes do Nascimento, mas conhecido como Pelé, o Rei do Futebol faleceu, em decorrência de complicações de um câncer no cólon que vinha sendo tratado durante meses.
Mas qual era a relação do Pelé com as Forças Armadas? Pelé no inicio de 1959, quando tinha 18 anos de idade integrou-se ao Exército Brasileiro, no 6º Grupo de Artilharia de Costa Motorizado (6º GACosM), localizado em Santos, atualmente 2º Grupo de Artilharia Antiaérea (2º GAAAe) e que hoje está situado na Praia Grande (SP).
No período em que esteve no Exército Brasileiro, o Rei do Futebol já era o craque da Seleção Brasileira e Campeão Mundial de 1958, na Suécia, quando ainda tinha 17 anos. Na Força Armada, Pelé integrou o time campeão do Sul-americano de Futebol das Forças Armadas, marcando o gol da vitória na final contra a Seleção Militar da Argentina, 2×1.
Durante o período que esteve no Exército, Pelé “marcou 14 gols em 10 partidas, de acordo com o Centro de Memória e Estatística do Santos Futebol Clube. Em entrevista à Revista Verde-Oliva em 2006, Pelé disse que a disciplina e o respeito ao próximo foram os principais ensinamentos que obteve na caserna. “Eu me orgulho muito, porque serviu de base para minha formação e meu caráter. Acho que todos os jovens deveriam passar pelo Exército”, afirmou à época. O Rei também contou que aprendeu a costurar, cozinhar, lavar e passar roupas durante o serviço militar. “Quando voltei da Copa do Mundo da Suécia (1958), tirava serviço de sentinela no portão do quartel em Santos (SP) e todo mundo que passava queria cumprimentar o Pelé, campeão do mundo, e pedir autógrafos. Eu morria de vergonha e levava bronca do sargento”, relatou.”” (Comando Militar do Sudeste)
Imagem de Destaque: Soldado Nascimento – https://cmse.eb.mil.br/index.php/ultimas-noticias-categoria/743-soldado-nascimento-relembre-a-passagem-de-pele-pelo-exercito-brasileiro
Bibliografia
– https://cmse.eb.mil.br/index.php/ultimas-noticias-categoria/743-soldado-nascimento-relembre-a-passagem-de-pele-pelo-exercito-brasileiro
Especialização em História Militar pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Graduação em História (Bacharel e Licenciatura) pela Universidade Gama Filho (UGF), autor de Artigos em História Militar.