Prof. Dr. Ricardo Pereira Cabral
Sinopse
The New Makers of Modern Strategy é uma nova versão do obra que é um paradigma sobre estratégia e as principais figuras que moldaram a teoria e a prática da guerra e da política ao longo dos séculos. Apresentando abordagens e temáticas inteiramente novas de quem é quem dos estudiosos de classe mundial, esta nova edição oferece perspectivas comparativas globais sobre o pensamento estratégico desde a antiguidade até hoje, examinando temas clássicos e atuais de estratégia, ao mesmo tempo em que dedica maior atenção à Guerra Fria e o pós-11/9.
Os colaboradores avaliam os requisitos atemporais de uma estratégia eficaz enquanto traçam as mudanças revolucionárias que desafiam os criadores de estratégia no mundo contemporâneo. Em meio à intensificação da desordem global, o estudo da estratégia e sua história nunca foram tão relevantes. The New Makers of Modern Strategy extrai lições vitais dos estrategistas mais influentes da história, de Tucídides e Sun Zi a Clausewitz, Napoleão, Churchill, Mao, Ben-Gurion, Andrew Marshall, Xi Jinping e Qassem Soleimani.
Com contribuições de Dmitry Adamsky, John Bew, Tami Davis Biddle, Hal Brands, Antulio J. Echevarria II, Elizabeth Economy, Charles Edel, Eric S. Edelman, Andrew Ehrhardt, Lawrence Freedman, John Lewis Gaddis, Francis J. Gavin, Christopher J Griffin, Ahmed S. Hashim, Eric Helleiner, Wayne Wei-siang Hsieh, Seth G. Jones, Robert Kagan, Jonathan Kirshner, Matthew Kroenig, James Lacey, Guy Laron, Michael V. Leggiere, Margaret MacMillan, Tanvi Madan, Thomas G Mahnken, Carter Malkasian, Daniel Marston, John H. Maurer, Walter Russell Mead, Michael Cotey Morgan, Mark Moyar, Williamson Murray, S.C.M. Paine, Sergey Radchenko, Iskander Rehman, Thomas Rid, Joshua Rovner, Priya Satia, Kori Schake, Matt J. Schumann, Brendan Simms, Jason K. Stearns, Hew Strachan, Sue Mi Terry e Toshi Yoshihara. Todos autores consagrados e bem conhecidos dos estudiosos e leitores sobre estratégia.
A obra
A obra é aberta com um ensaio introdutório do organizador Hal Brands “The indispensable art: three generations of Makers Modern Strategy” onde discorre sobre estratégia clássica e o alargamento do conceitos de estratégia, aborda a obra original de 1943 e 1986, o avanço dos estudos estratégicos, além de apresentar a obra.
Brands acerta ao afirmar que “Os primeiros Makers (of Modern Strategy) assim ajudou a estabelecer os estudos estratégicos como um campo acadêmico moderno, que usava o passado como fonte primária de insight sobre o presente problemas”.
The New Makers of Modern Strategy é divido em cinco partes:
– 1ª Parte: Foundations e Founders – é dedicada aos autores clássicos sobre o tema e a sua validade na contemporaneidade. Os essaios dessa parte abordam as contribuições fundamentais da história, da geografia, da ideologia, da economia e da arte da guerra na elaboração das concepções teóricas da estratégia;
– 2ª Parte: Strategy in an Agen of Great-Powers Rivalry – o período histórico se estende do desde o surgimento do sistema internacional baseado nos Estados Nacionais no século XVI até o XX e a disputa entre as grandes potências pela hegemonia em um ambiente multipolar. Nesta seção é abordada o surgimentos dos conceitos de sistema internacional, equilíbrio de poder, das leis de guerra, estratégia, geopolítica entre outros. Trata também da expansão colonialista, do imperialismo e das formas de resistência;
– 3ª Parte: Strategy in an Age Global War – as guerras mundiais são analisadas a partir das suas estratégias dominantes, das teorias geopolíticas das grandes potências e sua lideranças, do impacto do desenvolvimento tecnológico na guerra, as estratégias de condução da guerra em escala global, novas táticas e doutrinas sobre o emprego de armas de destruição em massa;
– 4ª Parte: Strategy in a Bipolar Era – o impacto das armas nucleares na estratégia, a disputa geoestratégica das superpotências, a profunda conexão entre economia, guerra e diplomacia em um contexro de alta rivalidade, as fases da guerra fria analisada sob a perspectiva estratégica, o conflito na perifieria do sistema internacional e a estratégia não alinhada.
– 5ª Parte: Strategy in the Post-Cold War World – aborda o novo sistema internacional advindo da dissolução da União Soviética, o ressurgimento de antigas rivalidades étnicas, religiosas e regionais, o momento unipolar norte-americanos, a estratégia e seus novos domínios, terrorismo, contraterrorismo, contra insurgência, inteligência estratégica, a estratégia da jihad e da guerras de baixa intensidade na preriferia do sistema, o caminho para um novo mundo multipolar com intensas rivalidades estratégicas.
The New Makers of Modern Strategy é de extrema relavância para todos aqueles interessados em Estratégia. A obra buscou ampliar o escopo das versões anteriores. No entanto, como toda obra tem suas limitações, por exemplo a parte dedicada estratégia naval, aérea, espacial e cibernética é insuficiente e mereceria ensaios especialmente dedicados a essas temáticas.
Outra limitação é o pouco espaço dedicado ou completamente ignorado das estratégias da periferia do sistema internacional ou de outras grandes potências contemporâneas. Resumindo é uma obra de estratégia ocidental que inclui muito parcialmente as área de interesse estratégico do Ocidente e sua visão do sistema internacional.
Professor de História formado pela UGF. Mestrado e Doutorado em História pela UFRJ. Autor de artigos sobre História Militar e Geopolítica.