Início » Artigos » Band of Brothers » Série Band of Brothers

Série Band of Brothers

Profº. Dr. Ricardo Pereira Cabral

Minissérie da HBO (2001), criada e produzida por Tom Hanks e Steven Spielberg, baseado no livro de não-ficção de Stephen E Ambrose (1992) do mesmo nome.

BoB é considerada uma das melhores minisérie de todos os tempos ganhando o Emmy e o Globo de Ouro de 2001, além de outras categorias.

O livro e a minissérie contam a história da Companhia E (Easy Company) do 2º Batalhão, do 506º Regimento de Infantaria Paraquedista, da 101ª Divisão Aerotransportada, dos campos de treinamento na Geórgia e a Inglaterra, até a participação na Operação Overlord e Market Garden, combates na Bélgica e na Alemanha.

O personagem central é o Major Richard Winters (1918–2011), ao longo da série mostra o seu trabalho para cumprir as missões da Companha E, e sua preocupação em manter seus homens unidos e seguros.

A série tem um grande elenco e cada episódio geralmente se concentra em um único personagem, seguindo sua ação. A série é baseada em eventos reais, com lincenças poéticas para enriquecer a trama e dar maior dramaticidade. Muitos dos personagens retratados morrem em ação ou sofrem ferimentos graves e são mandados para casa. Outros soldados se recuperam após tratamento em hospitais de campanha e voltam para a companhia na linha de frente. Suas experiências e os obstáculos morais, mentais e físicos que devem superar, são os elementos centrais da narrativa tanto do livro, quanto da série.

Todos os personagens retratados pelos atores na série foram membros reais da Easy Company; alguns deles aparecem antes do começo dos episódios dando emocionados depoimentos. No último episódio da série, suas identidades são reveladas.

Uma das diferenças em relação ao livro é que nem todos os personagens e situações que são relatados no livro aparecem na minissérie.

Existe uma polêmica envolvendo a descoberta dos Campos de Concentração de  Berchtesgaden e Kehlsteinhaus, que a 101ª Divisão Aerotransportada afirma que foi a primeira unidade a encontrá-los, fato que também é reivindicado pela 2ª Divisão blindada francesa e pelo 7º Regimento de Infantaria da 3ª Divisão de Infataria norte-americano.

Uma curiosidade: Band of Brother era como o Vice-Almirante inglês Horatio Nelson chamava seu grupo de amigos, todos Capitães (Capitão de Mar-e-Guerra) que formavam sua esquadra e que lutaram ao seu lado em várias batalhas.

O roteiro da minisérie e o livro recorreram as memórias de David Kenion Webster (retratado na série) “An American Paratrooper’s Memoir of D-Day and the Fall of the Third Reich”

O Major Richard Davis Dick Winters se sobressaiu na Segunda guerra Mundial e que, posteriormente, por sua qualidade de líder foi convocado para servir na Coreia e comandar uma Batalhão Ranger. Winters continuou ligado ao Exército fazendo palestras em West Point, na 101ª etc.

Em 2005, Larry Alexander escreveu” The Life of Major Dick Winters, The Man Who Led the Band of Brothers”.

Em 2006, escreveu, juntamente com Cole C. Kingseed, suas memórias “Beyond Band of Brothers: The War Memoirs of Major Dick Winters”.

Outro membro da Easy Company que merece menção é o então Capitão Ronald Speirs, que após a Segunda Guerra Mundial, participou da Operação Tomahawk, assalto aeroterreste a região de Musan-ni, como comandante de uma Companha de Rifles e foi assessor militar junto ao Exército do Laos no início da Guerra do Vietnã, na Operação Estrela Branca. Aposentou-se em 1964, como tenente-coronel.

1º Tenente Ronald Speirs, em Foy (Bélgica)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *