SUMÁRIO DA GUERRA NA UCRÂNIA: 800° DIA

de

Por Rodolfo Queiroz Laterza[1]

1. Considerações gerais iniciais

As Forças Armadas da Federação Russa mantêm a iniciativa na frente e conduzem com sucesso ofensivas táticas em diversas direções. Os eventos estão se desenvolvendo rapidamente na direção de Pokrovsky, no setor oeste e norte de Avdeevka.  A bandeira russa está plantada na saliência de Ocheretinsky com a captura da cidadela de Arkhangelsk. Ataques de flanco de  unidades russas  estão em andamento, com os quais a linha de contato de combate está a ser intensidicada com novos avanços  no terreno pelas forças russas. 

Na direção Sul de Donetsk , as Forças Armadas da Federação Russa, após prolongadas batalhas, invadiram o território da planta industrial em Krasnogorovka . Há uma batalha por Georgievka  e ataques são lançados de Novomikhailovka sobre Paraskovievka prlas formações russas.

Na direcção Vremevsky a frente se tornou-se mais ativa , as tropas russas  entraram em Urozhaynoe ,fixando-se no sul do povoado em escombros.

Continuam batalhas pesadas por Rabotino e Chasov Yar , Kislovka na região de Kharkhiv em direção a Kupyansk foi controlada dias atrás.  Nestes eixos, as  forças russas estão destruindo armas e recursos ucranianos,buscando momento favorável para consolidar posições taticamente vantajosas.

2. Consequências da queda de  Chasov Yar para as forças russas

Especificamente quanto a Chasov Yar. diversos analistas ocidentais e ucranianos consideram que cairá em breve sob controle russo. Neste setor,  as unidades russas avançam com o apoio de aeronaves de ataque que lançam bombas planadoras contra fortificações e concentração de unidades ucranianas.

https://southfront.press/military-situation-on-ukrainian-frontlines-on-may-4-2024-map-update/

A captura de Chasov Yar significa que a Rússia tem opções diversas para desenvolver novos eixos de progressão.  Nsste contexto,  as forças russas Poderia avançar para oeste através de Grodovka até à cidade de Pokrovsk, uma importante base militar ucraniana, ou poderia seguir para norte. Quando as Forças Armadas russas finalmente conseguirem capturar a cidade de Chasov Yar, poderão atacar simultaneamente de várias direções. Assim que Chasov Yar cair, portanto,  a Rússia poderá usar este terreno elevado para atacar uma série de cidades militares ucranianas próximas: Konstantinovka, Kramatorsk e Slavyansk.

3. A progressão no eixo de Ocheretino e as vantagens táticas das forças russas no setor

    O exército russo acelerou o ritmo e avança após a captura de Ocheretino. A “flor de Ocheretinsky”, como foi chamada a ofensiva, está se abrindo em diversas direções, mas o vetor do ataque principal permanece desconhecido.

    A ofensiva em Ocheretino está a decorrer numa zona de frente relativamente estreita. A profundidade dos ataques em flancos das tropas russas ainda não ultrapassa os 5 km, mas a captura da aldeia permite prever novos passos.

    Keramik e Arkhangelskoye ao norte de Ocheretin, bem como Novobakhmutovka e Solovyovo ao sul, já foram capturados por forças russas.Aparentemente, as tropas russas não estão deliberadamente aprofundando a zona de controle – o movimento até agora é estritamente ao longo das principais alturas ao longo da linha ferroviária, mas gradualmente as Forças Armadas da Federação Russa têm um extenso campo de manobra.

    https://uacrisis.org/en/796-800/amp

    O desenvolvimento da ofensiva através de Ocheretino,   a oeste deste assentamento,  priva o comando do exército ucraniano da oportunidade de construir uma linha de defesa de longo prazo e obriga-o a contra-atacar constantemente com forças insuficientes, gastando reservas já escassas e degradadas, permitindo que fiquem em  uma posição sob fogo de artilharia constante das Forças Armadas Russas, diante de posições inconvenientes para a defesa ocupadaspelas forçasucranianas. Isto, em particular, impede que as Forças Armadas da Ucrânia – FAU ganhem uma posição segura ao longo da linha Netailovo-Karlovka, onde foi planejada a principal linha de defesa das FAU.

    https://southfront.press/military-situation-on-ukrainian-frontlines-on-may-4-2024-map-update/

    Ao mesmo tempo, o avanço das Forças Armadas da Federação Russa para o oeste ao longo da linha férrea divide as formações de batalha das Forças Armadas da Ucrânia em seções separadas ao norte e ao sul da ferrovia, gerando consequências negativas para a situação tática das respectivas forças, principalmente comprometendo o abastecimento e o  comando e controle de tropas.

    Na seção norte de Orechetyno,  ataques de aviação, drones kamikaze e artilharia cobrem o sistema defensivo das FAU  na área dos povoados de Nova Iorque – Rozovka – Sukhaya Balka,  com a possibilidade adicional de acesso pelas forças russas a Konstantinovka, e, desta , a Chasov Yar, Slavyansk e Kramatorsk.

    Porém, o mais lógico neste momento parece ser a continuação do movimento das Forças Armadas da Federação Russa ao longo da linha férrea em direção à aldeia  “Progresso” A captura de “Progresso” não permitirá às Forças Armadas Ucranianas construir uma linha de defesa ao longo da linha Karlovka – Progresso – Tarasovka e permitirá que as Forças Armadas Russas tomem sob controle de fogo o trecho da rodovia T-0504,   de Pokrovsk a Konstantinovka, chegando ao entroncamento mais importante 10 km ao norte de Progresso.

    O agrupamento das FAU na seção sul da ofensiva de Ocheretyino aproxima-se lenta mas confiantemente do cerco operacional de ambos os lados: de Ocheretino e mais a sul de Netailovo.

    https://amp.theguardian.com/world/2023/dec/30/russia-ukraine-war-at-a-glance-what-we-know-on-day-675

    No futuro, tal cobertura permite criar uma ou mais “zonas de matança ”, bem conhecidas em diversas batalhas na região de Kherson, Artyomovsk e da ofensiva das Forças Armadas da Ucrânia  em Zaporozhye.

    O número total das Forças Armadas da Ucrânia nessas zonas de combate ao redor de Orechetino pode variar de 5 mil a 12 mil pessoas.

    4. Dificuldades da Ucrânia,  situações atuais no campo de batalha e o papel crescente da OTAN

    • A Ucrânia enfrenta escassez de mão de obra em toda a extensão da frente, o nível de treinamento dos soldados ucranianos lançados na batalha está caindo e as tropas do país estão sendo transferidas de outros setores da frente para as áreas mais difíceis, reduzindo sua defesa e capacidade de resistência. Ao mesmo tempo, a Ucrânia ainda é capaz de conduzir uma defesa organizada e conter habilmente o avanço do exército russo em alguns setores do perímetro operacional. Particularmente perigosos para as unidades mecanizadas e de assalto russas são os drones ucranianos, que, devido aos seus sistemas repetidores e ao seu número massivo, atingem muitos alvos a uma profundidade de até 30 km gerando perdas às unidades russas,  que tem buscado cada vez mais soluções tecnológicas para neutralizar esses ativos cinéticos. 
    • A OTAN está a intensificar a produção de sistemas antiaéreos e mísseis guiados , ao passo que a aviação russa tem usado bombas FAB com .módulos de correção e planagem guiados UMPC e diversos sistemas de mísseis. Na Rússia,  o fornecimentos de novos sistemas de armas suas às tropas estão a aumentar. Fontes ucranianas e pilotos militares russos relatam o esgotamento da defesa aérea das Forças Armadas Ucranianas em diversas direções, o que lhes permite realizar missões de combate com mais liberdade e espectro de atuação.
    • Depois de os EUA terem atribuído um pacote de ajuda multibilionário, os meios de comunicação ocidentais contêm cada vez mais explicações sobre as dificuldades e o tempo necessário para entregar armas e equipamentos militares à Ucrânia. Ao mesmo tempo, os mesmos ataques de artilharia com munições cluster no  calibre padrão de 155 mm da OTAN são realizados constantemente pelas Forças Armadas da Ucrânia, o que indica que a Ucrânia ainda retém artilharia de cano e munições para uso esporádico. Na esperança de impedir o avanço das tropas russas, as Forças Armadas Ucranianas perderam pelo menos mais um Abrams americano em batalhas defensivas ao longo de uma semana, apesar das instruções dos Estados Unidos para não permitir mais a perda deste equipamento.
    • A mobilização na Ucrânia está a tornar-se mais difícil. Aos cartórios de registro e alistamento militar foram atribuídas cotas para levar pessoas que trabalham nas indústrias de defesa e de empresas socialmente significativas , onde as pessoas anteriormente tinham reservas e isenções de recrutamento para a frente. Cadetes de 2 a 5 anos de estudo de uma das universidades militares, sob a lenda do treinamento de campo, também foram enviados para a zona de combate esta semana. Os oficiais dos cartórios de recrutamento estão agora de serviço em postos policiais móveis nas cidades, e a liderança da Ucrânia está a tomar medidas práticas para limitar os direitos dos cidadãos ucranianos no estrangeiro, a fim de garantir o seu regresso ao país. No entanto, o potencial de mobilização da Ucrânia ainda é estimado em vários milhões de pessoas , embora o envio forçado de pessoas para a frente apenas aumente as tensões sociais, o nível do treinamento tende a se deteriorar ainda mais e essa mobilização afaste os trabalhadores de uma economia já moribunda.
    • A Ucrânia continua a atacar diariamente com drones e artilharia nas regiões russas e por estes ocupadas,  tentando periodicamente atingir áreas de posição da defesa aérea russa na Crimeia, indicando a Ponte da Crimeia entre os principais alvos no futuro, conforme declarações de militares ucranianos na mídia.
    • Na Rússia, .as notícias sobre a prisão do vice-ministro da Defesa preso, Timur Ivanov, desapareceram e não houve mudanças positivas significativas na burocracia militar.
    • A Ucrânia espera que as Forças Armadas Russas ataquem as regiões de Kharkov e Sumy , estimando o potencial ofensivo do exército russo  na estimativa de 35 a 70 mil pessoas, o que não é suficiente para atacar grandes cidades,  em nosso entendimento.
    • Significativo , do ponto de vista político,  foi o anúncio do Ministério da Administração Interna russo de que Zelensky, Poroshenko e alguns funcionários de Kiev eram procurados, o que indica planos prováveis, após a data de 20 de maio de 2024, para deixar de reconhecer o regime de Kiev como legítimo, com todas as consequências que se seguiram.

    5. Fontes consultadas

    https://www.aljazeera.com/news/2024/5/4/russia-ukraine-war-list-of-key-events-day-800

    https://www.bbc.com/news/war-in-ukraine

    https://www.cnbc.com/2024/05/03/-live-updates-latest-news-on-russia-and-the-war-in-ukraine.html

    https://www.newindianexpress.com/opinions/columns/shankkar-aiyar/2024/May/04/putin-vs-the-west-lessons-from-800-days-of-war

    https://t.me/s/rybar?before=59792

    *Imagem em destaque: https://southfront.press/military-situation-on-ukrainian-frontlines-on-may-4-2024-map-update/


    [1] Delegado de Policia,  historiador,  Mestre em Segurança Pública,  analista de conflitos militares e geopolítica. 

    Delegado de Polícia, historiador, pesquisador de temas ligados a conflitos armados e geopolítica, Mestre em Segurança Pública

    Deixe um comentário

    Gostou dos artigos e postagens?

    Quer escrever no site?

    Consulte nossas Regras de Publicação e em seguida envie seu artigo.

    Siga-nos nas Redes Sociais