Início » Artigos » Alemanha » Wilhelm Canaris

Wilhelm Canaris

Prof. Dr. Ricardo Pereira Cabral

Era um experiente oficial da marinha alemã, destacando-se na I Guerra Mundial com arrojadas estratégias a bordo do SMS Dresden e numa hábil fuga do Chile, onde a tripulação do Dresden estava presa após a derrota na Batalha de Más a Tierra. Canaris era inteligente, desenvolto e falava seis línguas, entre elas, o espanhol: tais façanhas e habilidades chamaram a atenção da Inteligência Naval.

Durante o período entreguerras, Canaris reuniu muita experiência com segurança interna, espionagem, conspirações e acordos secretos. Direcionou unidades paramilitares contra os movimentos comunistas locais e se envolveu na produção de submarinos secretos no Japão, que violavam o Tratado de Versalhes.

Canaris chegou à chefia da Abwehr – serviço de Inteligência Militar da Alemanha- em 1935, quando se tornou contra-almirante. No início da Segunda Guerra logrou êxitos importantes, como a Operação “Englandspiel”, na qual capturou agentes ingleses na Holanda usando seus códigos secretos para enganar o SOE – Special Operations Executive.

Surpreendentemente, Canaris tinha contatos e relações amistosas com a Inteligência Britânica e, embora tenha inicialmente se encantado com o nazismo, passou a conspirar sutilmente contra o Fuhër ao notar seus excessos e prever um desenlace desastroso da guerra para a Alemanha. Foi, por isto, executado em 9 de abril de 1945.

Quer saber mais sobre a Primeira Guerra Mundial, leia os posts Batalha de Coronel; Batalha das Ilhas Falklands (1914); Mark I; Brasil na Primeira Guerra Mundial e o artigo José Pessoa Cavalcanti de Albuquerque: Um Brasileiro Comandante na Primeira Guerra Mundial, você pode navegar por este link, no nome do texto ou pelas categorias do site.

Quer saber mais sobre a Segunda Guerra Mundial, leia os artigos sobre o Graf Spee e a Batalha do Rio da PrataPortugal na Segunda Guerra Mundial: As motivações para a Neutralidade e os posts sobre Jorge Sanjinez Lenz: Quem foi o peruano que lutou no dia D?, Operação NeulandClasse Fletcher: O Melhor Destroyer da Segunda Guerra Mundial ,RatlinesBlitzkriegDia D – O mais longo dos diasOperação DínamoI52: Submarino Japonês afundado no Oceano AtlânticoSoldados da BorrachaFornovo di Taro: A rendição alemã para o Exército brasileiroSupermarine Spitfire, Canhão de 88 mm, você pode navegar por este link, no nome do texto ou pelas categorias do site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *