Prof. Dr. Ricardo Pereira Cabral
Já faz mais de um século que vemos nos cinemas e nas televisões filmes sobre o período Medieval, onde o embate de cavaleiros era o grande esporte. A inspiração de vários personagens na literatura e no cinema veio de um cavaleiro real chamado William Marshall (1147-1219), considerado o melhor cavaleiro de todos os tempos. Marshall serviu a cinco reis ingleses: Henrique II, o jovem Henrique, Ricardo I (Coração de Leão, outro símbolo da cavalaria e do bom rei), João I e Henrique III.
Em 1166, ele foi consagrado cavaleiro e passou anos como cavaleiro errante competindo vitoriosamente em torneios e de pois a serviço do Conde Salisbury, da rainha Eleonor, de Aquitânia e depois dos reis ingleses. Chegou a nobreza pelo casamento com Isabel de Clare (1189) com o título de Conde de Pembroke (1199). Viveu várias aventuras e combateu em várias batalhas, sempre vencedor e exemplo das virtudes cavalheirescas. Em 1216, já no fim de sua vida foi nomeado protetor do jovem rei Henrique III, que tinha nove anos de idade, e regente do Reino da Inglaterra.
Marshall participou de todos os grandes eventos na Inglaterra e da Europa de seu período, serviu na Terra Santa por dois anos (1183-1185) como a imposição da Carta Magna no reinado de João I, de grandes batalhas como Lincoln e na batalha naval próximo nos estreitos de Dover. Antes de morrer, foi consagrado como Cavaleiro Templário, como havia prometido no tempo que passou junto aos Cruzados.
Quer saber mais sobre a Idade Média entre nas categorias do site.
Professor de História formado pela UGF. Mestrado e Doutorado em História pela UFRJ. Autor de artigos sobre História Militar e Geopolítica.