Prof. Esp. Pedro Silva Drummond
A disputa por territórios entre Portugal e França, não teve início com o conflito em Caiena. Desde o século XVI, quando os franceses invadiram o Rio de Janeiro e posteriormente o Maranhão, as disputas entre as duas Nações, já aconteciam por territórios na América do Sul.
No caso do território francês na América do Sul, as discussões sobre a delimitação da fronteira entre o Brasil e a Guiana Francesa, ocorriam desde o século XVII. A conquista de Caiena entra no contexto dessa disputa territorial e das invasões Napoleônicas no Continente Europeu. Após a invasão do território Português pelas tropas de Napoleão Bonaparte e consequentemente a vinda da Corte Portuguesa para o Brasil, teve início os preparativos para a conquista de Caiena.
Os objetivos para conquistar Caiena eram: uma possível retaliação aos franceses por terem invadido Portugal e resolver os problemas de fronteira que vinham desde o século XVII. Contribuiu para os portugueses terem iniciado uma guerra contra o território francês, o fato da França estar envolvida nos conflitos na Europa e nas boas relações entre Portugal e Inglaterra.
Poucos meses após a chegada da Corte Portuguesa no Brasil, foi criada e enviada uma expedição saindo de Belém para a Guiana Francesa, com a ajuda naval inglesa. As forças portuguesas destacadas para o confronto, rapidamente derrotaram o seu adversário e nos primeiros dias de 1809, os principais pontos militares da região estavam sob o controle de Portugal. Como consequência, houve a discussão da rendição pelo governante da Guiana Francesa com os seus adversários.
Após o Congresso de Viena, os franceses conseguiram o direito sobre o território novamente, provocando ainda por muitos anos a discussão sobre os limites territoriais entre os dois Países. O assunto só foi resolvido no final do século XIX, após uma decisão da Comissão de Arbitragem na Suíça.
O fato que durou por todo o século XIX, não somente possibilitou no fim da questão fronteiriça entre os dois Países, e consequentemente na demarcação definitiva do Amapá, mas também, em garantir a posse do estuário do Rio Amazonas, e no século XX, em homenagem a Conquista de Caiena, foi criada a 2ª Bateria do 32º Grupo de Artilharia de Campanha (Bateria Caiena).
Quer saber mais sobre o Brasil no Século XIX entre nas categorias do site.
Especialização em História Militar pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Graduação em História (Bacharel e Licenciatura) pela Universidade Gama Filho (UGF), autor de Artigos em História Militar.
Muito bom!
Obrigado
Parabéns! Estimada História.
Obrigado
Parabéns pelo trabalho. Se possível dê mais detalhes das campanhas nos próximos posts.
Obrigado pela sugestão, iremos abordar sim em posts futuros.
Excelente!!
Lembrando que esse evento é conhecido como o “batismo de fogo” do Corpo de Fuzileiros Navais. Na época foram os militares da Brigada Real de Marinha que combateram nesse conflito e conquistaram Caiena. Essa era uma unidade de elite, que foi responsável pela segurança e proteção da Família Real Portuguesa na vinda para o Brasil. Essa unidade que deu origem ao nosso glorioso Corpo de Fuzileiros Navais!
ADSUMUS!
Obrigado pelo comentário em relação ao texto e pela colaboração.
Equipe do História Militar em Debate