Armaduras Medievais VI

de

Um outro tipo de armadura de transição era o brasão de placas, uma forma de armadura segmentada do torso que consistia em placas de metal sobrepostas rebitadas dentro de um tecido ou vestimenta de couro. O “casaco de placas” foi criado costurando ou colando placas de metal no forro da túnica colorida do cavaleiro, precursora da jaqueta blindada de brigadeiro da Idade Média.

A Batalha de Visby em 1361, na ilha sueca de Gotland, viu um exército dinamarquês bem equipado massacrar uma força de agricultores locais de Gotland. Os mortos dinamarqueses foram enterrados rapidamente em terreno pantanoso, vestindo armaduras medievais de ponta. As descobertas do campo de batalha em Visby estão entre algumas das mais bem preservadas do período de armadura de transição e incluem camadas de placas usadas sobre cota de malha de anéis redondos e até mesmo exemplos iniciais de cota de malha muito mais eficaz feita de anéis de aço estampados.

Outros exemplos de armaduras medievais de transição incluem “cota de talas”, que foi criada reforçando tecidos resistentes ou roupas de couro com barras de aço ou “talas”. O debate continua sobre a “armadura de talas de Valsgärde”, que parece ser um conjunto inicial de armaduras de malha de talas que datam do século VII d.C – mas temos certeza de que a armadura de talas foi usada a partir do século XIII d.C.

É somente nesta época que o couro começou a ser usado comumente no campo de batalha, apesar do que filmes e TV de inspiração medieval retratam, um anacronismo justificado pela licença poética. O couro medieval era geralmente muito propenso a rachar ou apodrecer, e era muito difícil de consertar para ser muito usado como armadura de campo resistente, por esses motivos quase sempre era usado apenas para funções secundárias, como cintos, cadarços, bainhas de armas e sapatos.

Imagem destacada: My Lineage

Tradução e Adaptação: Prof. Dr. Ricardo Cabral

Professor de História formado pela UGF. Mestrado e Doutorado em História pela UFRJ. Autor de artigos sobre História Militar e Geopolítica.

Deixe um comentário

Gostou dos artigos e postagens?

Quer escrever no site?

Consulte nossas Regras de Publicação e em seguida envie seu artigo.

Siga-nos nas Redes Sociais