As Batalhas mais Importantes da Primeira Guerra Mundial – Parte II                         

de

Prof. Dr. Ricardo Pereira Cabral

A 1ª Guerra Mundial, de 28 de julho de 1914 a 11 de novembro de 1918, foi o conflito mais sangrento da Humanidade até então, com nove milhões de combatentes e cinco milhões de civis mortos. Durante o conflito foram introduzidos, em grande escala, novos armamentos como os aviões, os blindados, os submarinos e os gases. A letalidade das armas empregadas era muito alta e os Estados-Maiores insistiram em estratégias ultrapassadas resultando em milhares de mortes em cada batalha. Somente no final do conflito, táticas inovadoras foram implementadas. Unidades de infantaria, apoiadas pela artilharia, blindados e o emprego dos aviões em apoio as ações no terrenos deram um vislumbra do que seria a próxima guerra. No mar, o emprego dos submarinos e o surgimento dos porta-aviões mudariam a forma da guerra no mar. Neste sentido, selecionamos algumas das batalhas mais importantes que ocorreram durante a Primeira Guerra Mundial chamando a atenção para alguns aspectos.

Vamos a segunda parte do ensaio sobre as principais batalhas da 1ª Guerra Mundial.

https://en.wikipedia.org/wiki/Battle_of_Jutland#/media/File:Map_of_the_Battle_of_Jutland,_1916.svg

Batalha de Jutlândia (31 de maio a 1 de junho de 1916)

A Batalha da Jutlândia (ou Skagerrak, para os alemão) foi a maior batalha naval da 1ª Guerra Mundial e a que envolveu o maior número de navios de guerra 151 navios britânicos contra 99 navos alemães. A luta ocorreu entre a Grande Frota da Marinha Real Britânica (Grand Fleet), sob o comando do Almirante Sir John Jellicoe, e a Frota de Alto Mar da Marinha Imperial Alemã (Hochseeflotte), sob o comando do Vice-Almirante Reinhard Scheer. A Grand Fleet era composta por 28 envouraçados, 9 cruzadores de batalha, 8 cruzadores blindados, 28 cruzadores leves, 78 contra-torpedeiros, 1 navio mineiro e porta-aviões (de hidroaviões). Já a Frota de Alto Mar era formada por 16 encouraçados, 5 cruzadores de batalha, 6 couraçados, 11 cruzadores leves e 61 torpedeiros.

A batalha se desenrolou em extensas manobras e três combates principais (a ação dos cruzadores de batalha, a ação da frota e a ação noturna). Os combates aconteceram entre 31 de maio a 1º de junho de 1916, na costa do Mar do Norte, em frente a Península da Jutlândia, na Dinamarca. A Jutlândia foi a terceira ação de esquadras compostas por grande navios a vapor, dotados de canhões de grosso calibre um densa couraça de ferro/aço, após as Batalhas do Mar Amarelo (1904) e a de Tsushima (1905), durante a Guerra Russo-Japonesa. A Jutlândia foi a última grande batalha da história mundial travada principalmente por encouraçados (navios de linha construídos após o HMS Dreadnought, 1906).

A estratégia da Frota de Alto Mar da Alemanha era atrair e destruir uma parte da Grande Frota britânia, já que a força naval alemã era insuficiente para engajar abertamente toda a frota britânica fundeada na Escócia. Isso fazia parte de uma estratégia maior para quebrar o bloqueio britânico à Alemanha e permitir o acesso de navios alemães ao Atlântico. A estratégia da Royal Navy era de se colocar em espera, aguardando a saída para mar aberto da Frota de Alto Mar, da Marinha Imperial (Kaiserliche Marine) mantendo assim as forças navais alemãs contidas, longe da Grã-Bretanha e suas linhas de comunicações marítimas.

Os alemães planejavam usar o grupo de reconhecimento constituído por cinco cruzadores de batalha modernos, sob o comando do vice-almirante Franz Hipper, para atrair os esquadrões de cruzadores de batalha do vice-almirante Sir David Beatty para o caminho da frota alemã principal. Os alemães posicionaram submarinos, com antecedência, nas prováveis ​​rotas dos navios britânicos. No entanto, os britânicos aprenderam com as interceptações de sinais que uma grande operação da frota era provável, então em 30 de maio Jellicoe navegou com a Grande Frota para se encontrar com Beatty, passando pelos locais de patrulha dos submarinos alemães enquanto eles não estavam preparados. O plano alemão havia sido adiado, causando mais problemas para seus submarinos, que haviam atingido o limite de sua permanência no mar.

https://www.thecollector.com/battle-of-jutland-wwi/

Na tarde de 31 de maio, Beatty encontrou a força de cruzadores de batalha de Hipper muito antes que os alemães esperavam. Hipper atraiu, com sucesso, a vanguarda britânica para o caminho da Frota de Alto Mar. No momento em que Beatty avistou o grosso da Frota de Alto Mar, voltou para a frota principal britânica. Nesta fase da batalha, os britânicos perderam dois cruzadores de batalha dos seus seis cruzadores de batalha e quatro navios de guerra poderosos – embora ele tivesse acelerado à frente de seus navios de guerra do 5º Esquadrão de Batalha no início do dia, efetivamente perdendo-os como um componente integral para grande parte desta ação de abertura contra os cinco navios comandados por Hipper. A retirada de Beatty ao ver a Frota de Alto Mar, que os britânicos não sabiam que estava em mar aberto, reverteria o curso da batalha, atraindo a frota alemã em perseguição à Grande Frota britânica.

Por volta das 18;30 h, quando o sol estava se pondo no horizonte ocidental, iluminando as forças alemãs, e o anoitecer em torno das 20:30 h, as duas frotas – totalizando 250 navios entre elas – se enfrentaram diretamente duas vezes. Quatorze navios britânicos e onze alemães foram afundaram no combate, com um total de 9.823 baixas. Após o pôr do sol, e durante toda a noite, Jellicoe manobrou para cortar os alemães de sua base, esperando continuar a batalha na manhã seguinte, mas sob o manto da escuridão Scheer rompeu as forças leves britânicas que formavam a retaguarda da Grande Frota e retornou para a sua base em Wihelmshaven.

https://www.theguardian.com/world/2015/oct/13/british-german-navies-mark-battle-jutland

Ambos os lados reivindicaram a vitória. Os britânicos perderam 3 cruzadores de batalha, 3 cruzadores blindados e 8 contra-torpedeiros, mais de 6 mil mortos, 674 desaperecidos e 177 capaturados, mas conseguiram manter a frota alemã bloqueada. Já a Marinha alemã teve afundado 1 cruzador de batalha, 1 couraçado, 4 cruzadores leves e torpedeiros, mais de 2500 mortos e 507 desaparecidos. A imprensa britânica criticou o fracasso da Grande Frota em forçar uma batalha decisiva, enquanto o plano de Scheer de destruir uma parte substancial da frota britânica também falhou. A estratégia britânica de negar o acesso da Alemanha ao Atlântico teve sucesso, um objetivo britânico de longo prazo foi muito bem sucedido. A estratégia de “esquadra em potência” dos alemães continuou a representar uma ameaça, exigindo que os britânicos mantivessem seus navios de guerra concentrados no Mar do Norte, mas a batalha reforçou a política alemã de evitar todo contato entre esquadras. No final de 1916, após novas tentativas frustradas de reduzir a vantagem numérica e estraetégica da Marinha Real, a Marinha Alemã aceitou que seus navios de superfície haviam sido bloqueados com sucesso, e adotou a estratégia da guerra submarina irrestrita atacando as linhas de comunicação marítimas da Entente e afundado navios mercantes dos países neutros (Telegrama Zimmermann, 1917).  

Tanque Mark I e tropas britânicas em Somme no dia 25 de setembro de 1916. Depois da artilharia e dos gases tóxicos, o novo engenho prometia encerrar o desgastante impasse da guerra de trincheiras e tomar a iniciativa para os anglo-franceses – era mera ilusão. Créditos: Ernest Brooks / Museu Imperial da Guerra, Inglaterra. https://incrivelhistoria.com.br/objetivo-da-batalha-do-somme/

Batalha do Somme (1 de julho a 18 de novembro de 1916)

A batalha ocorreu entre 1 de julho e 18 de novembro de 1916 em ambos os lados do curso superior do rio Somme, França. Os Aliados concordaram com a estratégia de ofensivas combinadas pelos exércitos francês, russo, britânico e italiano contra as Potências Centrais em 1916. A Ofensiva do Somme seria uma parceria  franco-britânica. Os planos iniciais exigiam que o exército francês realizasse o esforço principal no Somme, apoiada no flanco norte pelo IV Exército da Força Expedicionária Britânica (British Expeditionary Force, BEF). No entanto, em 21 de fevereiro de 1916, o Exército Imperial Alemão iniciou a Batalha de Verdun, no Mosa, levando os comandantes franceses desviaram muitas das divisões destinadas ao Somme para a defesa de Verdum. Em consequência, o ataque de “apoio” dos britânicos tornou-se o principal esforço. No primeiro dia do Somme (1 de julho), o II Exército alemão sofreu uma grave derrota frente ao VI Exército francês, em Foucaucourt-en-Santerre ao sul do Somme até Maricourt na margem norte e pelo 4º Exército de Maricourt nas proximidades da estrada Albert-Bapaume. As 57.470 baixas sofridas pelos britânicos, incluindo 19.240 mortos, foram as piores da história do Exército Britânico. A maioria das baixas britânicas foi sofrida na frente entre a estrada Albert-Bapaume e Gommecourt ao norte, que era a área onde o principal esforço defensivo alemão (Schwerpunkt) foi feito. A batalha tornou-se notável pela importância do poder aéreo e o primeiro emprego de blindados (o Mark I) em setembro, mas estes não eram confiáveis e não havia se desenvolvido um tática de emprego.

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Vickers_machine_gun_crew_with_gas_masks.jpg

No final da batalha, as forças britânicas e francesas conseguiram avançar 10 km no território ocupado pelos alemães, ao longo da maior parte da frente, foi o maior ganho territorial desde a 1ª Batalha do Marne (1914). Os objetivos operacionais dos Aliados não foram atingidos, pois não conseguiram capturar Péronne e Bapaume, que o Exército Imperial Alemão tinha conquistado durante sua ofensiva mo inverno. Os ataques britânicos no vale do Ancre recomeçaram em janeiro de 1917 e forçaram os alemães a fazer pequenas retiradas locais para preservar suas linhas. Em fevereiro, o Exército Imperial Alemão fez uma grande retirada estratégica de 40 km (Operação Alberich) para a Siegfriedstellung (Linha Hindenburg) em março de 1917.  As baixas foram 420 mil para os britânicos e 200 mil para os franceses, enquanto que os alemão tiveram em torno de 445 mil.

https://throughveteranseyes.ca/

Batalha de Passchendaele (ou 3ª Batalha de Ypres, de 31 de julho a 10 de novembro de 1917)

A Batalha de Passchendaele, conhecida, oficialmente, como a 3ª Batalha de Ypres, começou com uma ofensiva aliada que tinha como objetivo conquistar cumes sul e leste da cidade belga de Ypres na Flandres Ocidental. Passchendaele fica no último cume a leste de Ypres, 8 km de Roulers, um entroncamento da ferrovia Bruges-Kortrijk. A estação de Roulers estava na principal rota de abastecimento do IV Exército alemão. Uma vez que Passchendaele Ridge fosse capturada, o avanço aliado deveria continuar a uma linha de Thourout para Couckelaere. Outras operações e um ataque britânico de apoio ao longo da costa belga de Nieuport, combinado com um desembarque anfíbio (Operação Silêncio), deveriam ter alcançado Bruges e depois a fronteira holandesa. Embora uma retirada geral parecesse inevitável no início de outubro, os alemães conseguiram evitá-la devido a uma séria de circunstâncias que favoreceram: à resistência do IV Exército, o clima excepcionalmente úmido em agosto, as chuvas de outono em outubro e o desvio de tropas britânicos e franceses para Itália. A campanha terminou em novembro, quando o Corpo Canadense capturou Passchendaele, além de ataques locais em dezembro e no início do ano novo. O Marechal de Campo Sir Douglas Haig, comandante da BEF, acreditava que as tropas alemãs estavam próximas do colapso e que um forte empurrão resultaria em vitória.

http://ww1centenary.oucs.ox.ac.uk/battle-of-arras/the-battle-of-arras-an-overview/

 Batalha de Arras (9 de abril e 16 de maio de 1917)

A Batalha de Arras (ou 2ª Batalha de Arras) foi uma ofensiva britânica na Frente Ocidental que ocorreu entrou 9 de abril a 16 de maio de 1917. As tropas britânicas atacaram as defesas alemãs perto da cidade francesa de Arras. Nessa batalha, os britânicos alcançaram o seu maior avanço desde o início da guerra de trincheiras, superando o recorde estabelecido pelo VI francês em 1º de julho de 1916. O avanço britânico foi diminuindo o ímpeto a medida que os dias passavam e os alemães se reorganizavam. A batalha terminou em um impasse para ambos os lados. No final da batalha, o I e o III Exército Britânico tiveram cerca de 160 mil baixas e o VI Exército Alemão cerca de 130.000.

Durante grande parte da guerra, os exércitos adversários na Frente Ocidental estavam em um impasse, com uma linha contínua de trincheiras da costa belga até a fronteira suíça, não conseguiam manobrar, usando as velhas táticas. A falta de criatividades dos comandantes e dos Estados-Maiores condenaram milhões à morte. Desde o início de 1915, o objetivo Aliado era romper as defesas alemãs e engajar o exército alemão em campo aberto em uma guerra de movimento. O ataque britânico em Arras foi parte da Ofensiva franco-britânica de Nivelle, cuja esforço principal foi realizado Aisne, 80 km ao sul. O objetivo francês era romper as defesas alemãs em quarenta e oito horas. Em Arras, os canadenses receberam a missão de capturar o cume de Vimy, dominando a planície de Douai ao leste e avançar em direção a Cambrai, atraindo as reservas alemãs que estavam estacionadas na frente francesa.

https://www.reddit.com/r/BattlefieldV/comments/fy23yh/today_is_the_anniversary_of_the_battle_of_arras/

O ataque britânico foi realizado em uma frente, relativamente, ampla entre Vimy no noroeste e Bullecourt no sudeste. Após um longo bombardeio preparatório, o Corpo Canadense do I Exército, no norte, capturou o cume. O III Exército, no centro do dispositivo, avançou sobre o rio Scarpe e no sul, o V Exército atacou a Linha Hindenburg (Siegfriedstellung). Os ataques, apesar de terem sido realizados com sucesso, obtiveram poucos ganhos. Os exércitos britânicos então realizaram ataques em menores proporções a fim de consolidar suas novas posições. Ainda que essas batalhas tenham sido, geralmente, bem-sucedidas em atingir seus limitados objetivos, tiveram um custo considerável. A batalha terminou sem que os britânicos tivessem alcançados todos os seus objetivos.

Em Arras, os britânicos adotaram novas táticas: melhor coordenação do fogo de artilharia, reconhecimento aéreo, manobra das companhias e batalhões (evitando o ataque em linha e a carga de infantaria), usando o fogo e movimento, os pelotões foram reorganizados em 4 seções, incorporaram um franco atirador, uma seção de metralhadora leve e soldados “granadeiros”, treinamento de várias formações com base na manobra de fogo e movimento por grupos dentro do pelotão. Introdução de novos equipamentos: metralhadoras portáteis, fuzis lançadores de granadas, granadas de mão distribuídas a todos os soldados, essas inovações mostram que os britânicos haviam absorvido as lições da Batalha do Somme e podiam montar ataques mais eficientes contra as fortificações de campo. Um dado importante foi a padronização e maior investimento no treinamento, do planejamento de fogo, na coordenação entre artilharia e infantaria, trazer as reservas mais próximas para explorar fragilidades do inimigo. Os alemães também mudaram suas táticas, de defesa inflexível independente do valor tático do terreno, passaram a empregar uma defesa móvel, explorando contra-ataques, a defesa em profundidade (em camadas), o emprego imediato das reservas para cobrir possíveis brechas, o emprego de patrulhas para infiltrar nas posições inimigas a fim de colher informação, inquietar e destruir alvos compensadores, ou seja, defender com agressividade.

https://www.history.com/news/battle-messines-world-war-i-tunnels

Batalha de Messines (7 a 14 de junho de 1917)

A dificuldade de se romper as linhas defensivas inimigas levou os Aliados e Alemães a buscarem alternativas aos ataques frontais, uma das mais interessantes era a construção de túneis, com diversas finalidades: sob as posições inimigas a fim de mina-las, infiltrar tropas nas posições do inimigo ou a sua retaguarda, deslocar as próprias tropas de posição para outra, servir de abrigo e esconder tropas para realizar emboscadas ou um contra-ataque. A guerra dos túneis eram sangrentas, tão intensas quanto as na superfície é uma das menos conhecidas.

Em Messines foi construído um túnel sob a linha de defensa alemã. A batalha começou com a detonação de 19 minas abaixo da posição da frente alemã, que a devastou e deixou grandes crateras. Uma barragem de artilharia com 640 m de profundidades, permitiu que as tropas britânicas progredisse em direção ao cume  com o apoio de tanques, cavalaria e aeronaves. O efeito das minas, barragens e bombardeios britânicos foi melhorado pelos avanços na pesquisa de artilharia, localização de flash e controle centralizado da artilharia do quartel-general do II Exército. As baixas britânicas foram mais de 24 mil, enquanto as alemães superaram 26 mil.

https://www.quora.com/How-close-did-the-German-Spring-Offensive-Kaiserschlacht-of-1918-come-to-forcing-the-French-British-or-Both-out-of-the-war

Ofensiva de Primavera (21 de março a 18 de julho de 1918)

Também conhecida como Ofensiva Ludendorff, foi uma série de ataques com o objetivo de derrotar as forças aliadas antes que Força Expedicionária Americana (American Expeditionary Forces, AEF) pudessem se juntar ao lado da Entente. O  exército alemão ganhou uma vantagem temporária em números, já que quase 50 divisões foram libertadas pela derrota e retirada da guerra do Império Russo pelo Tratado de Brest-Litovsk. Houve quatro ofensivas alemãs, codinomes Michael, Georgette, Gneisenau e Blücher-Yorck. A Ofensiva Michael foi o principal ataque, que pretendia romper as linhas aliadas, flanquear e derrotar as forças britânicas na frente do rio Somme até o Canal da Mancha. Uma vez que esse objetivo fosse alcançado, esperava-se que os franceses buscassem um armistício. As outras ofensivas foram subsidiárias de Michael e foram projetadas para desviar as forças aliadas do esforço ofensivo principal alemão no Somme, atraindo-as para outras partes do front. Nenhum objetivo claro foi estabelecido antes do início das ofensivas diversionárias e uma vez que as operações estavam em andamento, os alvos dos ataques foram constantemente alterados de acordo com a situação tática no campo de batalha. Uma vez que começaram a avançar, os alemães se esforçaram para manter o ímpeto, devido as suas dificuldades logísticas e as baixas.

Nesta ofensiva, os alemães empregaram as stormtroopers  (pequenas unidades de infantaria leve especializadas em se infiltrar nas linhas inimigas e atacá-las na retaguarda) que se movimentavam rapidamente e por isso não podiam transportar comida e munição suficientes para se sustentar por muito tempo. O sucesso das stormtroopers foi apenas parcial, pois o exército regular não podia mover suprimentos e reforços com rapidez suficiente para apoiá-los e explorar com eficiências as brechas abertas nas posições inimigas.

https://militaryhistorynow.com/2014/04/09/achtung-sturmtruppen-10-amazing-facts-about-the-germanys-ww1-stormtroopers/

Já os Aliados, que observaram os movimentos alemães, concentraram suas forças principais nas áreas de maior valor estratégico (proximidades dos Portos do Canal da Manha e o entroncamento ferroviário de Amiens). As áreas de pouco valor estratégico foram deixadas levemente defendidas. Em poucas semanas, o avanço alemão perdeu o ímpeto, embora os combates continuassem até julho.

O exército alemão fez os avanços mais profundos que ambos os lados fizeram na Frente Ocidental, desde 1914, retomando grande parte do terreno perdido em 1916-17 e conquistaram algum terreno que ainda não haviam controlado. Apesar desses aparentes sucessos, os alemães sofreram perdas muito pesadas em troca de terreno, muitas vezes, de pouco valor estratégico e difícil de defender. A ofensiva não conseguiu a vitória decisiva que a Alemanha precisava para um acordo de paz vantajoso ou se salvar da derrota.

Em julho de 1918, com a chegada da Americana Expeditionary Forces (AEF), a Entente aumentou ainda mais suas capacidades e suas vantagens comprativas em relação aos Impérios Centrais. Em agosto, os Aliados concentraram seus recursos, melhoraram as táticas e definiram uma estratégia para lançar uma grande ofensiva contra os Impérios Centrais.

https://www.thecanadianencyclopedia.ca/en/collection/canadas-hundred-days

Ofensiva dos Cem dias (8 de agosto a 11 de novembro de 1918)

A Ofensiva dos Cem Dias foi uma série de ofensivas aliadas maciças, começando pela Batalha de Amiens (8 a 12/8/18), que romperam as linhas alemães fazendo-as recuar para a Linha Hindenburg e recuperando todas as perda territoriais para a Ofensiva de Primavera alemã. O general francês Ferdinand Foch planejou uma série de ataques concêntricos às linhas alemãs na França, com os vários eixos de progressão, planejados para cortar as linhas de comunicações alemãs nos flancos. As principais defesas alemãs estavam ancoradas na Linha Hindenburg, uma série de fortificações defensivas que se estendiam de Cerny no rio Aisne até Arras. Antes que a principal ofensiva Aliada fosse deflagrada, os salientes alemães a oeste e leste da linha foram esmagados em Havrincourt e St Mihiel (12/9) e nas Batalha de Épehy e do Canal du Nord (27/9).

Em 26 de setembro foi lançado o primeiro de uma série de ataques, realizado por forças francesas e da AEF, na  frente de Meuse-Argonne (batalhas de Somme-Py, Saint-Thierry, Montfaucon e Chesne). Em 28 de setembro, o Grupo de Exércitos sob Albert I da Bélgica (o Exército Belga, o II Exército Britânico e o VI Exército Francês), atacou perto de Ypres na Flandres (a 5ª Batalha de Ypres). Ambos os ataques fizeram um bom progresso inicialmente, mas foram retardados por dificuldades logísticas.

https://www.iwm.org.uk/history/from-amiens-to-armistice-the-hundred-days-offensive

Em 29 de setembro, o ataque principal a Linha Hindenburg começou, com o IV Exército Britânico (com forças britânicas, australianas e americanas) na Batalha do Canal de St Quentin e o I Exército Francês atacando fortificações fora de St Quentin. Em 5 de outubro, os Aliados haviam rompido as defesas da Linha Hindenburg em uma frente de 31 km. Em 8 de outubro, o I e o III Exércitos Britânicos romperam a Linha Hindenburg na 2ª Batalha de Cambrai. Esse sequência de vitórias aliadas baixou o moral das forças alemães.

No início de 1918, começaram a aparecer os resultados do bloqueio econômico imposto pelos Aliados, que resultou em grande dificuldades logísticas para as tropas e grave crise de abastecimento nos Impérios Centrais. O cansaço da população com as enormes perdas humanas, se juntou a descrença na vitória e em consequência aumentava a oposição a continuidade da guerra, aumentando a pressão sobre o Estado-Maior alemão. O colapso das defesas da Linha de Hindenburg e as grande dificuldades econômicas alemães forçou o Alto Comando Alemão a aceitar que a guerra não podia ser ganha e tinha que ser encerrada. Os Aliados e os Impérios Centrais concordaram iniciar negociações para um armistício que encerraria o conflito mais sangrento da história da humanidade até então.

Imagem de Destaque: https://www.military-history.org/feature/world-war-1/the-hundred-days-offensive-did-the-british-win-it-for-the-allies.htm

Fontes consultadas

10 batalhas mais sangrentas da 1 ª Guerra Mundial

https://en.wikipedia.org/wiki/World_War_I

Professor de História formado pela UGF. Mestrado e Doutorado em História pela UFRJ. Autor de artigos sobre História Militar e Geopolítica.

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