Bayern de Munique e as Guerra Mundiais (1914-1945)

de

Prof. Esp. Pedro Silva Drummond

Introdução

A história do Bayern de Munique começa em 1900, quando Franz John e um grupo de jogadores que deixaram o “Männerturnverein München von 1879” (MTV 1879), e fundam FC Bayern (FCB). A fundação aconteceu graças ao entusiasta do Judeu Gustav Manning.

A participação de Gustav Manning e de pessoas de origem judaica na fundação e desenvolvimento do Bayern e do futebol alemão, é muito grande, “Manning, que fundou o clube de futebol …, também esteve envolvido na formação da Federação Alemã de Futebol do Sul, como seu representante, ele não apenas participou da reunião de fundação da Associação Alemã de Futebol em Leipzig (Saxônia), mas também apoiou a saída do Bayern da MTV. Entre os membros fundadores do FC Bayern estavam outros dois jogadores de origem judaica, Josef Pollack (1880-1958) e Benno Elkan(1877-1960), mais tarde um notável escultor. Os membros judeus também tiveram uma influência decisiva no desenvolvimento da associação até 1933. O clube conquistou seu primeiro campeonato alemão em 1932 sob o comando do presidente judeu Kurt Landauer (1884-1961) e do técnico judeu austro-húngaro Richard “Little Dombi” Kohn (1888-1963). Devido a esse papel de destaque desempenhado pelos membros do clube judeu, o FCB foi desacreditado como um “clube judeu” durante o regime nazista.”( https://www.historisches-lexikon-bayerns.de/Lexikon/FC_Bayern_M%C3%BCnchen#Von_der_Gr.C3.BCndung_bis_zum_Ende_des_Ersten_Weltkriegs). Em 1906 o Bayern se fundiu com o Münchner Sport-Club (MSC) e cresceu economicamente.

https://zheit.com.br/post/fc-bayern-de-munique-e-as-guerras?fbclid=IwAR3Cg1jyN9yc3j6D4EKh6Hks-RrkNQb1JBnkvWBB_6hAT2WnrEmukoq-FVk

Da Primeira Guerra Mundial até a Segunda Guerra Mundial

O período da Primeira Guerra Mundial foram anos de algumas dificuldades para o clube. Durante o início da Guerra Mundial, Kurt Landauer assumiu a presidência do clube e durante o início do conflito, “Landauer e quase todo o conselho e comitê de esportes, bem como dois terços de todos os membros da associação, foram convocados para o serviço militar no verão de 1914. As operações do jogo pararam quase totalmente até que um comitê de guerra foi constituído em novembro de 1914, o que permitiu ao clube participar dos campeonatos nos anos seguintes da guerra. No final da guerra, 61 membros do clube haviam caído.” (https://www.historisches-lexikon-bayerns.de/Lexikon/FC_Bayern_M%C3%BCnchen#Von_der_Gr.C3.BCndung_bis_zum_Ende_des_Ersten_Weltkriegs).

Em 1932, o FC Bayern Munich venceu o campeonato alemão pela primeira vez.
https://www.historisches-lexikon-bayerns.de/Lexikon/FC_Bayern_M%C3%BCnchen#Von_der_Gr.C3.BCndung_bis_zum_
Ende_des_Ersten_Weltkriegs

No período da chegada de Adolf Hitler ao poder, o Bayern passou por diversas transformações, “há indícios de que logo após a nomeação de Adolf como Chanceler do Reich em 30 de janeiro de 1933, começou a exclusão de membros e funcionários judeus do clube. Kurt Landauer renunciou ao cargo de presidente em 22 de março de 1933. Ele foi seguido, entre outros, por Otto Beer, que por muitos anos foi responsável pelo trabalho juvenil do clube. Menos de um mês depois, em 9 de abril de 1933, o clube também assinou uma declaração da Associação de Futebol e Atletismo da Alemanha do Sul (SFLV) ​​propagando a retirada dos judeus dos clubes. Quase dois anos depois, em 27 de março de 1935, o clube incluiu pela primeira vez um parágrafo em seus estatutos, segundo o qual pessoas de ascendência “não ariana” não poderiam ser membros da associação. Meio ano depois, esse “parágrafo ariano” foi reforçado ainda mais, revogando todas as exceções que permitiam que integrantes “não arianos” da linha de frente permanecessem no clube, por exemplo.” (https://www.historisches-lexikon-bayerns.de/Lexikon/FC_Bayern_M%C3%BCnchen#Von_der_Gr.C3.BCndung_bis_zum_Ende_des_Ersten_Weltkriegs).

Kurt Landauer, que tinha renunciado a presidência do clube, em março de 1933, acabou sendo “preso pela polícia política por resistência ao regime e acabou num campo de concentração que funcionaria como teste ao que mais tarde se viria a tornar no Holocausto, Dauchau. Em 1939 conseguiu escapar e refugiou-se na Suíça onde manteve o contato com os seus antigos companheiros em Munique.” (https://observatorioracialfutebol.com.br/bayern-vs-hitler-o-clube-que-resistiu-ao-nazismo/)

Kurt Landauer em Genebra, por volta de 1943
https://www.historisches-lexikon-bayerns.de/Lexikon/FC_Bayern_M%C3%BCnchen#Von_der_Gr.C3.BCndung_bis_zum_
Ende_des_Ersten_Weltkriegs

Durante os Jogos Olímpicos de Berlim, o Bayern ainda se mantinha como um dos grandes clubes da Alemanha, o clube foi representado nos Jogos por três jogadores na seleção nacional, Simetsreiter, Goldbrunner e Moll, porém com o início da Segunda Guerra Mundial, o Bayern passou por dificuldades, devido a sua relação com os judeus, como é relatado no próprio site do clube: “Devido à origem judaica do clube, o Bayern foi discriminado de várias maneiras. O número de membros do clube, o número de times e o público nos jogos caíram drasticamente. Doze anos sob a ditadura fascista viram o clube perder sua posição de destaque, caindo para o 81º lugar no Reich alemão.”  (https://fcbayern.com/en/club/history/mile-stones/1933-to-1965-hard-times-and-reconstruction).

O início dos conflitos na Segunda Guerra Mundial, não provocou o fim dos jogos de futebol. O desejo do governo alemão era manter uma possível normalidade, e usar o futebol, como uma ferramenta de propaganda e distração para população do País.

Os problemas enfrentados pelo clube, não aconteceram somente no aspecto administrativo, membros do clube também sofreram com a Guerra e a política alemã. “Em julho de 1944, o Bayern perdeu sua casa quando um bombardeio aliado destruiu o escritório do clube… De acordo com os registros do clube, 56 membros do Bayern morreram no campo de batalha.” (https://fcbayern.com/en/club/history/mile-stones/1933-to-1965-hard-times-and-reconstruction). “Os membros do clube judeu também foram vítimas dos crimes dos nacional-socialistas. Otto Beer e Siegfried Sundheimer foram deportados para a Lituânia em novembro de 1941 e ali assassinados. Destino semelhante teve Bertold Koppel, que foi deportado com sua família para Piaski (Polônia) e ali assassinado. Franz e Leo Landauer, irmãos do ex-presidente Kurt Landauer, morreram em campos de concentração, Franz Landauer em 10 de julho de 1943 no campo de concentração de Westerbork (Holanda), Leo Landauer após sua deportação em 13 de junho de 1942 no campo de concentração de Majdanek (Polônia). O farmacêutico Willy Buisson, provavelmente o único não judeu entre as vítimas nazistas da associação, foi condenado à morte pelo Tribunal do Povo em 27 de abril de 1940 como combatente da resistência e executado em 6 de setembro de 1940 em Berlin-Plötzensee.” (https://www.historisches-lexikon-bayerns.de/Lexikon/FC_Bayern_M%C3%BCnchen#Von_der_Gr.C3.BCndung_bis_zum_Ende_des_Ersten_Weltkriegs)

Placa perto da Arena Allianz, Estádio do Bayern, em homenagem a Kurt Landauer
https://ludopedio.org.br/arquibancada/bayern-de-munique-nazismo-memoria/

Conclusão

O esporte, incluindo o futebol, sempre esteve relacionado com acontecimentos históricos, principalmente guerras, no caso das Guerras Mundiais, não são diferentes, clubes de diversas origens sofreram as consequências do conflito. O Bayern de Munique, que hoje é o maior clube alemão e um dos principais da Europa, passaram por diversos problemas.

As dificuldades enfrentadas pelo Bayern de Munique aconteceram por diversos motivos, como a destruição das estruturas do clube que sofreram com os bombardeios na Alemanha, e com a morte das pessoas, durante as guerras. O time na Segunda Guerra Mundial, também sofreu por causa da sua ligação com as pessoas de origem judaica e consequentemente com a política alemã contra aqueles que não eram considerados arianos.

O clube que antes da Segunda Guerra Mundial, se tornava um dos grandes clubes alemães, passou por sérias dificuldades durante a Guerra, com a possibilidade de fechamento, porém, com o fim do conflito, se desenvolveu e se tornou uma potência no futebol.

Imagem de Destaque: https://fcbayern.com/en/club/history/mile-stones/1933-to-1965-hard-times-and-reconstruction

Bibliografia

–  BAUMANN, Daniel. Bayern de Munique. Disponível em: < https://www.historisches-lexikon-bayerns.de/Lexikon/FC_Bayern_M%C3%BCnchen#Von_der_Gr.C3.BCndung_bis_zum_Ende_des_Ersten_Weltkriegs>. Acessado em: 18/03/2022

– Bayern de Munique. Disponível em: < https://fcbayern.com/en/club/history/mile-stones/1900-to-1932-success-from-the-start>. Acessado em: 18/03/2022

– Bayern de Munique. Disponível em: <https://fcbayern.com/en/club/history/mile-stones/1933-to-1965-hard-times-and-reconstruction>. Acessado em: 18/03/2022

– https://observatorioracialfutebol.com.br/bayern-vs-hitler-o-clube-que-resistiu-ao-nazismo/

Especialização em História Militar pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Graduação em História (Bacharel e Licenciatura) pela Universidade Gama Filho (UGF), autor de Artigos em História Militar.

Deixe um comentário

Gostou dos artigos e postagens?

Quer escrever no site?

Consulte nossas Regras de Publicação e em seguida envie seu artigo.

Siga-nos nas Redes Sociais