Início » Artigos » Brasil » Brasil na Primeira Guerra Mundial

Brasil na Primeira Guerra Mundial

Prof. Esp. Pedro Silva Drummond

A Primeira Guerra Mundial teve início em 1914, nesse período, o Brasil era uma nação neutra no conflito, e permaneceu assim até 1917, quando uma nova postura da Alemanha, modificou a situação do Brasil no conflito. A Alemanha começou afundar navios mercantes de qualquer nacionalidade que se aproximasse dos portos dos países integrantes da Tríplice Entente.

No ano de 1917, o Brasil teve diversos navios afundados pelos alemães e a pressão popular brasileira, contribuiu para o Brasil declarar guerra aos integrantes da Tríplice Aliança. A participação do Brasil no conflito, era visto pelo governo como uma oportunidade de crescimento militar, político e econômico.

O Brasil participou do conflito enviando uma Missão Médica Militar, aviadores que integraram a Força Aérea Real, uma Divisão Naval de Operações em Guerra (DNOG) e uma comissão de estudos, composta por oficiais e que incorporou as operações de Guerra.

A Missão Médica instalou um hospital militar na França que cuidou não somente dos feridos da Guerra, mas da população civil que sofria com a Gripe Espanhola. Os aviadores do Brasil chegaram perto do final da Guerra, mas ainda tiveram a oportunidade de participarem de combates. A comissão de estudos tinha como objetivo obter informações e material bélico para contribuição no desenvolvimento do Exército Brasileiro e alguns dos seus integrantes participaram das operações de Guerra do Exército Francês. A Marinha Brasileira se uniu as forças aliadas que faziam a vigilância e patrulhamento do Oceano Atlântico.

A participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial foi importante não somente nas operações militares, mas também após o conflito, na diplomacia pós-guerra. O Brasil como País beligerante, teve o direito de integrar a Conferência de Paz de Paris e através da diplomacia conseguiu obter sucesso, em todos os seus problemas encaminhados para a Conferência, como o das sacas de café que estavam nos armazéns Europeus e dos navios alemães que estavam ancorados nos portos brasileiros, e que tinham sido confiscados pelo governo após a declaração de Guerra. O Brasil como consequência da participação da Conferência de Paz de Paris, também se tornou membro da Liga das Nações, até 1926, quando se retirou da Organização.

Quer saber mais sobre a Primeira Guerra Mundial, leia os posts Batalha de Coronel; Batalha das Ilhas Falklands (1914); Mark I; Wilhelm Canaris e o artigo José Pessoa Cavalcanti de Albuquerque: Um Brasileiro Comandante na Primeira Guerra Mundial, você pode navegar por este link, no nome do texto ou pelas categorias do site

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *