Pular para o conteúdo

Brasil na Primeira Guerra Mundial

Prof. Esp. Pedro Silva Drummond

A Primeira Guerra Mundial teve início em 1914, nesse período, o Brasil era uma nação neutra no conflito, e permaneceu assim até 1917, quando uma nova postura da Alemanha, modificou a situação do Brasil no conflito. A Alemanha começou afundar navios mercantes de qualquer nacionalidade que se aproximasse dos portos dos países integrantes da Tríplice Entente.

No ano de 1917, o Brasil teve diversos navios afundados pelos alemães e a pressão popular brasileira, contribuiu para o Brasil declarar guerra aos integrantes da Tríplice Aliança. A participação do Brasil no conflito, era visto pelo governo como uma oportunidade de crescimento militar, político e econômico.

O Brasil participou do conflito enviando uma Missão Médica Militar, aviadores que integraram a Força Aérea Real, uma Divisão Naval de Operações em Guerra (DNOG) e uma comissão de estudos, composta por oficiais e que incorporou as operações de Guerra.

A Missão Médica instalou um hospital militar na França que cuidou não somente dos feridos da Guerra, mas da população civil que sofria com a Gripe Espanhola. Os aviadores do Brasil chegaram perto do final da Guerra, mas ainda tiveram a oportunidade de participarem de combates. A comissão de estudos tinha como objetivo obter informações e material bélico para contribuição no desenvolvimento do Exército Brasileiro e alguns dos seus integrantes participaram das operações de Guerra do Exército Francês. A Marinha Brasileira se uniu as forças aliadas que faziam a vigilância e patrulhamento do Oceano Atlântico.

A participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial foi importante não somente nas operações militares, mas também após o conflito, na diplomacia pós-guerra. O Brasil como País beligerante, teve o direito de integrar a Conferência de Paz de Paris e através da diplomacia conseguiu obter sucesso, em todos os seus problemas encaminhados para a Conferência, como o das sacas de café que estavam nos armazéns Europeus e dos navios alemães que estavam ancorados nos portos brasileiros, e que tinham sido confiscados pelo governo após a declaração de Guerra. O Brasil como consequência da participação da Conferência de Paz de Paris, também se tornou membro da Liga das Nações, até 1926, quando se retirou da Organização.

READ  Batalha de Mogadíscio

Quer saber mais sobre a Primeira Guerra Mundial na América do Sul e o papel do Brasil, entre nas categorias do site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.