Início » Artigos » Blindados » Canhão de 88 mm Flak 18/36/37/41 e PAK 43

Canhão de 88 mm Flak 18/36/37/41 e PAK 43

Prof. Dr. Ricardo Pereira Cabral

Flak que dizer Fl(ieger)a(bwehr)k(anone) quanto para Fl(ug)a(bwehr)K(anone) ou canhão antiaéreo, era uma peça de artilharia das Forças Armadas nazistas, durante a Segunda Guerra Mundial, usada para defesa antiaérea, quanto para canhão anti-carro.

O Flak tinha um calibre de 88 mm, disparando disparar projéteis explosivos de 10,4 kg e perfurante de 9,2 kg, atingia uma velocidade inicial de 820 m/s. Os canhões possuíam um mecanismo de carregamento semiautomático que permitia disparar de 15 a 20 projéteis por minuto. O seu alcance máximo em alvos em terra era de 14.8 km ou 8 km no ar. O sucesso do 88 mm levou a novas versões como o Flak 38/39 de 105 mm e o Flak 40 de 128 mm

A primeira versão anti-carro foi o PaK43 de 88 mm, conhecido como PanzerabwehrkanoneI. O canhão foi tão bem-sucedido que logo foi encomendada uma nova versão o Pak 43/41, que equipou blindados como o Tiger II, o Nashor e o Jadgpanther. Os alemães ainda produziram o Flak auf Sonderfahrgestell montado sobre o chassis do Panzerkampfwagen IV.

Ao longo da guerra foram produzidos mais de 26 mil canhões, sendo uma das armas mais letais do arsenal das forças nazistas.

Quer saber mais sobre a Segunda Guerra Mundial, leia os artigos sobre o Graf Spee e a Batalha do Rio da PrataPortugal na Segunda Guerra Mundial: As motivações para a Neutralidade e os posts sobre Jorge Sanjinez Lenz: Quem foi o peruano que lutou no dia D?, Operação NeulandClasse Fletcher: O Melhor Destroyer da Segunda Guerra Mundial ,RatlinesBlitzkriegDia D – O mais longo dos diasOperação DínamoI52: Submarino Japonês afundado no Oceano AtlânticoSoldados da BorrachaFornovo di Taro: A rendição alemã para o Exército brasileiroSupermarine SpitfireWilhelm Canaris você pode navegar por este link, no nome do texto ou pelas categorias do site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *