Pular para o conteúdo

Dia D – O mais longo dos dias

Prof. Dr. Ricardo Pereira Cabral

No dia 6 de junho de 1944, teve início a Operação Overlord, a invasão dos Aliados à Europa. A maior e mais complexa operação militar da História.

Operação Overlord foi o nome atribuído à invasão da Normandia e o estabelecimento de uma base Aliada no continente da Frente Ocidental. A primeira fase, a invasão anfíbia e o estabelecimento de uma cabeça de praia segura, recebeu o codinome Operação Netuno. Para obter a superioridade aérea necessária para garantir uma invasão bem-sucedida, os Aliados empreenderam uma campanha de bombardeio (codinome Operação Pointblank) que visava à produção de aeronaves alemãs, suprimentos de combustível e aeródromos. Operação Bodyguard foi uma série de ações realizadas nos meses que antecederam a invasão para evitar que os alemães descobrissem o momento e a local da invasão.

https://www.megacurioso.com.br/educacao/107600-dia-d-estas-fotos-contam-como-comecou-a-invasao-de-6-de-junho-de-1944.htm

A invasão começou com o salta de paraquedistas na madrugada do dia 6, a retaguarda das primeiras linhas de defesa nazistas nas praias. A 82ª (All-American) e a 101ª (Screaming Eagles) Divisão Aerotransportada saltaram sobre a Península de Contentin, a leste da praia de codinome Utah, a 6ª Divisão Aerotransportada britânica tinha como objetivos de tomar as pontes sobre o Canal de Caen e do rio Orne e o 4º Batalhão SAS da França Livre foram atribuídos objetivos na Bretanha.

Os desembarques anfíbios foram precedidos por extensos bombardeios aéreos e navais e um ataque aéreo. O assalto anfíbio empregaria 24.000 soldados americanos, britânicos e canadenses. A infantaria aliada e as divisões blindadas começaram a desembarcar na costa da França. O trecho alvo de 80 km da costa da Normandia foi dividido em cinco setores: Utah, Omaha, Gold, Juno e Sword. Ventos fortes sopraram a embarcação de desembarque a leste de suas posições pretendidas, particularmente em Utah e Omaha. Os homens desembarcaram sob fogo pesado de canhões com vista para as praias, e a costa estava minada e coberta de obstáculos como estacas de madeira, tripés de metal e arame farpado, tornando o trabalho das equipes de limpeza da praia difícil e perigoso. As baixas foram mais pesadas em Omaha, com seus altos penhascos. Em Gold, Juno e Sword, várias cidades fortificadas foram limpas em combates de casa em casa, e dois grandes postos de armas em Gold foram desativados usando blindados especializados.

https://www.istoedinheiro.com.br/franca-prepara-homenagens-pelo-75a-aniversario-do-desembarque-na-normandia/ 

Às 5:45 h começou o bombardeio naval de cinco encouraçados, vinte cruzadores, sessenta e cinco destroyers e dois monitores que continuaram até 6;25 h.

Às 6:30 h a Infantaria tocou o as praias e iniciaram o assalto às posições fortificadas alemães.

A praia “Utah” foi designada a 4ª Divisão de Infantaria (Ivy Division) e o 2º Batalhão Ranger dos EUA.

Conquistar e manter a praia “Omaha” era a missão da 1ª Divisão de Infantaria (Big Red One) reforçada com elementos da 29ª divisão de Infantaria (Blue and Gray), foi onde ocorreu a mais dura batalha, contra os alemães da 352ª Divisão de Infantaria.

https://www.todamateria.com.br/dia-d-segunda-guerra-mundial/

A praia “Gold” foi designada aos britânicos da 50º Divisão de Infantaria.

A praia “Juno” ficou sob responsabilidade da 3ª Divisão de Infantaria do Exército canadense.

Conquistar a praia “Sword” foi a missão da 3ª Divisão de Infantaria britânica.

Os Aliados não conseguiram atingir nenhum de seus objetivos no primeiro dia. Carentan, Saint-Lô e Bayeux permaneceram nas mãos dos alemães, e Caen, um objetivo principal, não foi capturado até 21 de julho. Apenas duas das praias (Juno e Gold) estavam conectadas no primeiro dia, e todas as cinco cabeças de praia não estavam conectadas até 12 de junho. No entanto, a operação consolidou a cabeça de praia, que os Aliados expandiram gradualmente nos próximos meses. As baixas alemãs no Dia D foram estimadas em 4.000 a 9.000 homens. As baixas aliadas foram documentadas em pelo menos 10.000, com 4.414 mortos confirmados.

Imagem de Destaque: https://www.terra.com.br/noticias/educacao/historia/dia-d/

Quer saber mais sobre a Segunda Guerra Mundial e as Operações Anfíbias entre nas categorias do site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.