Início » Artigos » Alemanha » Dia D – O mais longo dos dias

Dia D – O mais longo dos dias

Prof. Dr. Ricardo Pereira Cabral

No dia 6 de junho de 1944, teve início a Operação Overlord, a invasão dos Aliados à Europa.

A invasão começou com o salta de paraquedistas na madrugada do dia 6, a retaguarda das primeiras linhas de defesa nazistas nas praias. A 82ª (All-American) e a 101ª (Screaming Eagles) Divisão Aerotransportada saltaram sobre a Península de Contentin, a leste da praia de codinome Utah, a 6ª Divisão Aerotransportada britânica tinha como objetivos de tomar as pontes sobre o Canal de Caen e do rio Orne e o 4º Batalha SAS da França Livre foram atribuídos objetivos na Bretanha.

Às 5:45 h começou o bombardeio naval de cinco encouraçados, vinte cruzadores, sessenta e cinco destroyers e dois monitores que continuaram até 6;25 h.

Às 6:30 h a Infantaria tocou o as praias e iniciaram o assalto às posições fortificadas alemães.

A praia “Utah” foi designada a 4ª Divisão de Infantaria (Ivy Division) e o 2º Batalhão Ranger dos EUA.

Conquistar e manter a praia “Omaha” era a missão da 1ª Divisão de Infantaria (Big Red One) reforçada com elementos da 29ª divisão de Infantaria (Blue and Gray), foi onde ocorreu a mais dura batalha, contra os alemães da 352ª Divisão de Infantaria.

A praia “Gold” foi designada aos britânicos da 50º Divisão de Infantaria.

A praia “Juno” ficou sob responsabilidade da 3ª Divisão de Infantaria do Exército canadense.

Conquistar a praia “Sword” foi a missão da 3ª Divisão de Infantaria britânica.

Apenas as praias Juno e Gold foram tomadas completamente no primeiro dia e somente no dia 12 de junho todas foram ligadas.

As baixas Aliadas foram de 10 mil, sendo 4.414 mortos.

Quer saber mais sobre a Segunda Guerra Mundial, leia os artigos sobre o Graf Spee e a Batalha do Rio da PrataPortugal na Segunda Guerra Mundial: As motivações para a Neutralidade e os posts sobre Jorge Sanjinez Lenz: Quem foi o peruano que lutou no dia D?, Operação NeulandClasse Fletcher: O Melhor Destroyer da Segunda Guerra Mundial ,RatlinesBlitzkriegOperação DínamoI52: Submarino Japonês afundado no Oceano AtlânticoSoldados da BorrachaFornovo di Taro: A rendição alemã para o Exército brasileiroSupermarine SpitfireWilhelm CanarisCanhão de 88 mm, você pode navegar por este link, no nome do texto ou pelas categorias do site.

Quer saber mais sobre as Operações Anfíbias, leia o post sobre Jorge Sanjinez Lenz: Quem foi o peruano que lutou no dia D?, Operações Anfíbias, você pode navegar por este link, no nome do texto ou pelas categorias do site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *