Início » Artigos » Alemanha » Dia D – O mais longo dos dias

Dia D – O mais longo dos dias

Prof. Dr. Ricardo Pereira Cabral

No dia 6 de junho de 1944, teve início a Operação Overlord, a invasão dos Aliados à Europa.

A invasão começou com o salta de paraquedistas na madrugada do dia 6, a retaguarda das primeiras linhas de defesa nazistas nas praias. A 82ª (All-American) e a 101ª (Screaming Eagles) Divisão Aerotransportada saltaram sobre a Península de Contentin, a leste da praia de codinome Utah, a 6ª Divisão Aerotransportada britânica tinha como objetivos de tomar as pontes sobre o Canal de Caen e do rio Orne e o 4º Batalha SAS da França Livre foram atribuídos objetivos na Bretanha.

Às 5:45 h começou o bombardeio naval de cinco encouraçados, vinte cruzadores, sessenta e cinco destroyers e dois monitores que continuaram até 6;25 h.

Às 6:30 h a Infantaria tocou o as praias e iniciaram o assalto às posições fortificadas alemães.

A praia “Utah” foi designada a 4ª Divisão de Infantaria (Ivy Division) e o 2º Batalhão Ranger dos EUA.

Conquistar e manter a praia “Omaha” era a missão da 1ª Divisão de Infantaria (Big Red One) reforçada com elementos da 29ª divisão de Infantaria (Blue and Gray), foi onde ocorreu a mais dura batalha, contra os alemães da 352ª Divisão de Infantaria.

A praia “Gold” foi designada aos britânicos da 50º Divisão de Infantaria.

A praia “Juno” ficou sob responsabilidade da 3ª Divisão de Infantaria do Exército canadense.

Conquistar a praia “Sword” foi a missão da 3ª Divisão de Infantaria britânica.

Apenas as praias Juno e Gold foram tomadas completamente no primeiro dia e somente no dia 12 de junho todas foram ligadas.

As baixas Aliadas foram de 10 mil, sendo 4.414 mortos.

Quer saber mais sobre a Segunda Guerra Mundial, leia os artigos sobre Portugal na Segunda Guerra Mundial: As motivações para a Neutralidade e os posts sobre Classe Fletcher: O Melhor Destroyer da Segunda Guerra Mundial ,RatlinesBlitzkriegOperação DínamoI52: Submarino Japonês afundado no Oceano AtlânticoSupermarine SpitfireWilhelm CanarisCanhão de 88 mm, você pode navegar por este link, no nome do texto ou pelas categorias do site.

Quer saber mais sobre as Operações Anfíbias, leia o artigo sobre Peleliu e os posts sobre a Batalha de Cabo GloucesterBatalha de Guadalcanal, Jorge Sanjinez Lenz: Quem foi o peruano que lutou no dia D?, Operações Anfíbias, você pode navegar por este link, no nome do texto ou pelas categorias do site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *