Início » Artigos » Baler » Filme 1898: Os Últimos das Filipinas

Filme 1898: Os Últimos das Filipinas

Prof. Esp. Pedro Silva Drummond

Filme lançando em 2016, baseado em fatos reais, conta a história sobre o processo de Independências das Filipinas, que estava sob o controle do Império Espanhol.

O filme tem início com a vinda de um grupo de soldados na região de Baler, que anteriormente tinha sido foco de disputas territoriais entre espanhóis e rebeldes locais.

A chegada desses soldados a uma aldeia em Baler é vista com desconfiança dos moradores que já tinham acompanhado diversas derrotas de tropas espanholas para os rebeldes locais. Durante o ano de 1898, período retratado no filme, os nacionalistas filipinos lutam pela Independência do País, e na região de Baler, não é diferente.

Após alguns dias na aldeia, os soldados espanhóis são atacados por nacionalistas filipinos e acabam ficando isolados na Igreja de San Luis de Tolosa. As tropas espanholas ficaram cercados na igreja por 337 dias, o templo religioso acabou se tornando,  embaixada, quartel, refeitório, banheiro e o túmulo de alguns soldados.

O filme relata os momentos que esses militares acabaram passando durante esse período (337 dias), os conflitos entre a própria tropa durante esse tempo na Igreja até o fim do Cerco.

As tropas ficaram cercadas na Igreja durante quase um ano acreditando que a Guerra nas Filipinas ainda não havia terminado. A tropa espanhola somente se rendeu quando o comandante das tropas descobre através de jornais que os espanhóis foram derrotados no território e já tinham voltado para Europa, tornando esses soldados os ÚLTIMOS DAS FILIPINAS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *