Início » Artigos » Afeganistão » Filme O Grande Herói (Lone Survivor)

Filme O Grande Herói (Lone Survivor)

Prof. Dr. Ricardo Pereira Cabral

O Grande Herói (Lone Survivor: The Incredible True Story of Navy SEALs Under Siege), filme norte-americano baseado no livro do mesmo, escrito por Marcus Luttrell e Patrick Wilson.

O filme, de 2013, estrelado por Mark Walberg, conta a história da Operação Red Wing, Do Team 10, dos SEALs, uma equipe de reconhecimento e vigilância, composta por cinco operadores, cujo objetivo era rastrear e capturar o líder talibã Ahmad Shah, senhor da guerra no Vale Korangi. Shah era acusado de matar fuzileiros navais norte-americanos e afegão que os ajudavam.

O filme mostra as dificuldades de operar no Afeganistão com suas montanhas e vales dificultando as comunicações, no meio da incerteza sobre a população se amistosa, inimiga ou colaboradora do Talibã pelo medo das violentas retaliações do grupo e as rígidas regras de engajamento há que os Seals estavam submetidos nas operações. Esse dilema fica exposto quando localizam Shah, mas são descobertos por aldeões, sendo que um deles estava de posse de um rádio portátil, segue-se o debate se devem mata-los (e arcar com todas as consequências de assassinar civis inocentes) ou liberta-los. Luttrell dá o voto decisivo para soltá-los. Em consequência de terem sido descobertos abortam a missão e decidem retrair, perseguidos por guerrilheiros do Talibã que destroem dois helicópteros e matam os outros membros da equipe.

Luttrell consegue escapar e exausto é encontrado por um camponês pashtun, Mohammed Gulab que cuida dos seus ferimentos, o esconde em sua aldeia e envia um mensageiro a base norte-americana mais próxima avisando que existe um soldado norte-americano ferido na aldeia. Shah descobre o paradeiro de Luttrell e uma batalha ocorre entre os aldeões e os guerrilheiros talibãs. No auge da luta uma equipe de Rangers chega e resgata Luttrell.

Marcus Luttrell é um SEAL, fez parte dos Times 5 e 10, participou de duas campanhas no Iraque (2003 e 2006) e uma no Afeganistão (2005). Recebeu várias medalhas por suas ações, como a Navy Cross, Bonze Star e a Purple Heart entre outras.

Sua última ação em combate foi na Batalha de Ramadi (2006) durante a Iraqui Freendon Operation, quando foi ferido na batalha e depois de recuperado foi transferido para a reserva.

Em 2007, Luttrell juntou ao escritor britânico Patrick Wilson e escreveu Lone Survivor: The Incredible True Story of Navy SEALs Under Siege, que se tornou um best seller e serviu de base para o filme que apresentamos.

Em 2010, Luttrell criou a Lone Survivor Foudation com o objetivo de apoiar os veteranos de guerra na sua reabilitação e readaptação a vida civil.

Em 2013, Luttrell e James D Hornfischer lançam o livro Sevice: A Navy Seal at War sobre sua experiência na campanha da Ramadi junto ao Team 5, do SEAL.

Em 2013, Luttrell e James D Hornfischer lançam o livro Sevice: A Navy Seal at War sobre sua experiência na campanha da Ramadi junto ao Team 5, do SEAL.

1 comentário em “Filme O Grande Herói (Lone Survivor)”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *