Início » Artigos » Afeganistão » Filme 12 Heróis

Filme 12 Heróis

Prof. Dr. Ricardo Pereira Cabral

Filme norte-americano cujo título original é 12 Strong ou 12 Strong: The Declassified True Story of the Horse Soldiers), de 2018, baseado no livro Horse soldiers (depois o livro foi relançado e teve o seu título trocado para ficar igual ao do filme), de Doug Stanton.

O enredo se concentra na ação de um grupo de 12 operadores de forças especiais pertencentes ao 595º Green Berets Operational Detachment Alpha, desde sua infiltração no Afeganistão vindo do Uzbequistão, o contato com Abdul Rashid Dostun, um dos líderes da Aliança do Norte, os inúmeros combates travados em conjunto com os guerreiros da aliança do Norte com destaque para o ataque a fortaleza Qala-i-Janghi e a marcha para conquistar a cidade de Mazar-i Sharif.

A ação relatada no livro e no filme ocorreu por 23 dias consecutivos, combinando táticas de guerrilha, cargas de cavalaria e ações de bombardeio aéreos da Força Aérea norte-americana coordenados pelos Boinas Verdes do Destacamento Alpha. Estes foram os primeiros norte-americanos a combaterem o Talibã no Afeganistão após os atentados de 11 de setembro de 2001.

O autor do livro cujo filme é baseado é Doug Stanton, jornalista norte-americano, conferencista, roteirista e autor de livros de História Militar como In Harm’s Way: The Sinking of the USS Indianapolis e a Extraordinary Story of Its Survivors (2001), Horse Soldiers (2009), The Odyssey of Echo Company: The 1968 Tet Offensive and the Epic Battle to Survive the Vietnam War (2017). In Harm’s Way é leitura obrigatória para oficiais da Marinha dos EUA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *