Prof. Esp. Pedro Silva Drummond
Filme de guerra e drama biográfico de 2016, com direção de Mel Gibson e escrito por Andrew Knight e Robert Schenkkan, baseado no documentário The Conscientious Objector de 2004. A produção retrata as experiências de Desmond Doss, um médico militar dos Estados Unidos, pacifista, e como integrante da Igreja Adventista do Sétimo Dia, não aceitou portar ou usar qualquer tipo de arma de fogo.
O filme descreve a participação de Doss, na Batalha de Okinawa, e a sua bravura salvando dezenas de homens feridos. O soldado foi o primeiro soldado a alegar imperativo de consciência e ser condecorado com a Medalha de Honra pela sua dedicação na Guerra.
O personagem de Andrew Garfield no filme se recusa a pegar em armas por motivos pessoais (pai agredia a mãe, quando Doss era criança) e religiosos, porém, o mesmo se alistou no Exército durante a Segunda Guerra Mundial, acreditando ser o certo a fazer. Mesmo sem uma arma e com soldados japoneses por toda a região, o personagem Doss, resgata diversos soldados deixados para trás no alto de um penhasco quando as tropas bateram em retirada.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Hacksaw_Ridge
A obra ainda retrata os problemas familiares existentes (brigas entre os Pais), os problemas enfrentados por Doss, em relação a dificuldade dos seus companheiros e oficiais aceitarem o seu desejo de não usar armas e depois, olha o spoolers, a aceitação dos companheiros de guerra.
A produção recebeu diversas indicações, no Globo de Ouro, recebeu as seguintes indicações: Melhor Filme em Drama, Ator em Drama (Andrew Garfield) e Direção. No Oscar, aconteceram 6 indicações: Melhor Montagem, Mixagem de Som, Filme, Direção, Ator (Andrew Garfield) e Edição de Som, e foi premiado em 2 categorias: Melhor Edição, Mixagem de Som.
Contexto Histórico:
A Batalha de Okinawa, foi uma batalha dentro do contexto da Guerra do Pacífico, que aconteceu na ilha de Okinawa pelo Exército dos Estados Unidos e pelo Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos, contra o Exército Imperial Japonês. Com duração de 82 dias, entre os dias, 1 de abril e 21 de junho de 1945.
A batalha tinha como objetivo servir de base para o ataque no território japonês. Os militares norte-americanos enfrentaram um terrível combate, onde os japoneses estavam dispostos a lutar até o último homem, esse conflito levou aproximadamente 50 mil militares norte-americanos a óbito, enquanto os japoneses tiveram aproximadamente 100 mil mortos.
Alguns historiadores sustentam a tese que os horrores acontecidos em Okinawa, serviram de motivação para o uso das bombas atômicas.
Indicações de Livros:
Link para Amazon:
Link para Amazon:
Link para Amazon:
Indicação do DVD:
Link para Amazon:
Especialização em História Militar pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Graduação em História (Bacharel e Licenciatura) pela Universidade Gama Filho (UGF), autor de Artigos em História Militar.