Prof. Dr. Ricardo Pereira Cabral
Em 1968, foi lançado a produção britânica “O Desafio das Águias” (Where Eagles Dare), dirigido por Brian G Hutton, roteiro de Alistair MacLean, que diferente do que normalmente acontece, foi lançado em livro. A produção foi de Elliot Kastner e Jerry Gershwin. É um filme de ação e espionagem estrelado por Richard Burton, Clint Eastwood, Darren Nesbitt e Mary Ure. O filme contou com as mais elaboradas cenas de ação da época e se tornou um clássico e serviu de inspiração para outros filmes. A trilha sonora é de Ron Goodwin e fez muito sucesso na época.
Sinopse
Durante a Segunda Guerra Mundial, no inverno de 1943-44 um avião militar cai antes de chegar ao seu destino final, Creta O único sobrevivente é o brigadeiro norte-americano George Carnaby, que acaba sendo capturado por militares alemães e levado para uma fortaleza quase impenetrável nos Alpes, no sul da Baviera, chamada Schloss Adler (Castelo da Águia, em alemão). Temendo que o general fosse torturado e obrigado a entregar os planos do Dia D, uma equipe de comandos britânicos e norte-americano é designada para resgatá-lo.
Produção
O filme foi filmado na Inglaterra e na Áustria. Devido ao perigo das cenas de ação, os dublês foram usados intensamente. A fotografia e a colorização utilizaram as técnicas mais modernas na época. Este é um dos primeiros filmes sonoros a usar o efeito de projeção frontal. Essa tecnologia possibilitou a filmagem das cenas em que os atores estão em cima do teleférico.
“Eastwood inicialmente pensou que o roteiro escrito por MacLean era “terrível” e era “toda exposição e complicações”. De acordo com Derren Nesbitt, Eastwood pediu que ele tivesse menos diálogos. A maioria das falas de Schaffer foram dadas a Burton, enquanto Eastwood cuidou da maioria das cenas de ação. O diretor Hutton aproveitou os pontos fortes de seus atores, permitindo que a formação teatral de Burton ajudasse o personagem de Smith e o comportamento tranquilo de Eastwood a estabelecer Schaffer. Eastwood aceitou o papel a conselho de seu agente, que achou que seria interessante ver seu cliente aparecer com um dos grandes atores da época. Eastwood e Burton se deram bem no set”.
Lembro de Clint Eastwood vinha de uma série de faroestes de sucesso, produzidos na Europa, mas ainda era relativamente desconhecido nos Estados Unidos. O sucesso do filme “O Desafio das Águias” permitiu a Eastwood retornar aos Estados Unidos e ter uma carreira de grandes sucessos. Já Burton estava em decadência devido ao alcoolismo.
O filme tem 155 min de duração, recebeu boas críticas e foi bastante elogiado pelo realismo das cenas de ação e o enredo. Custou na época US$ 6.2 milhões e faturou US$ 21 milhões, se tornando um dos grandes sucessos do ano.
Atualmente, Where Eagles Dare é considerado um clássico e dos melhores filme de guerra de todos os tempo.
Trailler
Imagem de Destaque: https://www.adorocinema.com/filmes/filme-42944/
Professor de História formado pela UGF. Mestrado e Doutorado em História pela UFRJ. Autor de artigos sobre História Militar e Geopolítica.