Prof. Esp. Pedro Silva Drummond
O filme Sangue e Ouro recém lançando no streaming, é o mais novo dos filmes de guerra atualmente, Maio de 2023, tendo como diretor Peter Thorwarth e roteirista Stefan Barth. O longa se passa durante o final da Segunda Guerra Mundial, e destaca a história de um militar alemão que desertou, chamado de Henrique e uma fazendeira conhecida como Elsa. Os dois se encontram na história, quando ela salva Henrique de morrer enforcado por um grupo da SS que conseguiu capturá-lo.
A primeira parte do filme relata o período que Henrique vive na casa de Elsa, se recuperando da tentativa de assassinato causada por militares da SS. No mesmo período, se conta a história dos integrantes da SS, que chegam na Vila de Sonnenberg, a procura do ouro de uma família judia que morava no local.
Na segunda parte do filme é retratado o encontro dos militares da SS, que chegam à casa de Elsa a procura de comida e acabam entrando em confronto com Henrique e a dona da casa. Durante esta parte do filme, os dois atores principais, precisam ir à Sonnenberg após a captura do irmão de Elsa pela SS, a partir deste momento, o filme se passa todo no vilarejo.
Na terceira e última parte do filme, acontece o confronto entre Elsa e Henrique com os militares da SS e a tentativa de um grupo do vilarejo em esconder o segredo sobre o paradeiro do ouro.
Contexto Histórico
No final da Segunda Guerra Mundial, muitos militares alemães que entendiam que o conflito estava chegando ao fim, começaram a “caçar”, os tesouros que foram escondidos durante a Guerra Mundial.
Neste sentido, o filme não se baseia em fatos reais, mas em histórias reais de “caça ao tesouro”.
Dentro desse contexto, existem não somente barras de ouro como é retratado no filme, mas também, dinheiros, joias, obras de arte e etc. Um grande número de objetos e valores até hoje não foram descobertos, e ainda no século XXI, mais de 70 anos após o fim da Segunda Guerra Mundial, ainda existem pessoas, conhecidas como “caçadores de tesouros”, que buscam encontrar os “tesouros perdidos” da Guerra.
Imagem de Destaque: https://www.adorocinema.com/filmes/filme-283602/
Bibliografia
– O filme Sangue e Ouro, da Netflix, é baseado em história real?. Disponível em: <https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/o-filme-sangue-e-ouro-da-netflix-e-baseado-em-uma-historia-real.phtml>. Acessado em 03/06/2023.
– FOSS, Jean Carlos. Sangue e Ouro: filme da Netflix é baseado em história real? Veja!. Disponível em: <https://www.tecmundo.com.br/minha-serie/264747-sangue-ouro-filme-netflix-baseado-historia-real-veja.htm>. Acessado em 03/06/2023.
Especialização em História Militar pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Graduação em História (Bacharel e Licenciatura) pela Universidade Gama Filho (UGF), autor de Artigos em História Militar.