Prof. Dr. Thiago da Silva Pacheco
Estudos sobre História Militar referentes ao Antigo Israel tem sido raros no Brasil. Os assuntos da guerra e da formação de exércitos no Antigo Testamento são analisados apenas teológica e culturalmente, buscando-se compreender a agenda religiosa dos autores bíblicos.
De fato, compreender as antigas guerras israelitas é complicado. Nenhum confronto é descrito na Bíblia por um cronista contemporâneo, muito menos veterano de alguma batalha. E todos os relatos estão cobertos por verniz sacerdotal ou de propaganda real, sendo os próprios reis legitimados pelo seu poder sagrado.
Haveria, por outro lado, razão para estudar a História Militar dos antigos israelitas, se não desenvolveram nenhuma tecnologia ou conhecimento nesta área, nem jamais formaram um exército poderoso?
Penso que sim, pelo fato de que temas e representações do Antigo Testamento não teriam existido como conhecemos sem uma série de conflitos. Cito as principais, uma delas:
1) A Batalha contra Sísera: esta é a fundação de Israel na prática. Fugitivos, camponeses e ex-escravos em suas aldeias nas montanhas, liderados por Débora, resistriamm no Monte Tabor a uma coalizão tecnologicamente superior de cananeus citadinos. Se esta batalha, datada do século XI a.C., não fosse vencida, a configuração política dos estados étnicos na região de Manassés e Efraim não seria a mesma. Talvez sequer existisse Israel.
2) As vitórias de Saul e de Davi contra os Filisteus: dois líderes tribais rechaçaram o domínio filisteu na parte meridional da palestina. Há uma tese interessante sobre Saul ter resistido também ao Faraó Sheshonk em sua expedição à Palestina, mas não pude examiná-la a fundo. De qualquer forma, se Davi não vencesse os filisteus no século X a.C., não haveria reino em Judá nem conquista de Jerusalém como capital, posteriormente tomada dos jebuseus. A relevância destes eventos para a história mundial são evidentes.
3) A expedição de Faraó Neco e a morte de Josias: por que Josias partiu abertamente contra uma força muito superior a dele? Como ele morreu? O relato do livro de Crônicas é romanceado e distante dos fatos: o relato do Livro dos Reis, que poderia contar com testemunhas oculares, é deliberadamente constrangido e omisso. Qual o real alcance das operações militares de Josias em Benjamim, e o que o leva a um encontro suicida contra Neco? Até onde sei, ninguém respondeu a estas questões.
Quer saber mais sobre a História Antiga, leia os artigos sobre os Manuais de Guerra Chineses: Para muito além de Sun Tzu, Geopolítica de cretenses e atenienses no mar egeu, e os posts Centurião: o Esteio da Legião Romana; A Guerra Naval na Antiguidade; Batalhas Navais na 1ª Guerra Púnica; A Batalha contra Sísera em XI a.C.: a origem de Israel , você pode navegar por este link, no nome do texto ou pelas categorias do site