Início » Artigos » espionagem » James Bond: Espião?

James Bond: Espião?

Prof. Dr. Thiago da Silva Pacheco

Ironicamente, o espião mais famoso dos cinemas nunca foi espião.

Nos estudos sobre Inteligência, há o que chamamos de Operações Encobertas. Estas operações são escolhidas um governo considera que a diplomacia não será suficiente e que uma operação militar seria arriscada, cara e/ou de repercussão demasiadamente negativa.

Em casos, assim, mobiliza-se uma operação secreta cirúrgica e extra-oficial de assassinato, sequestro, resgate, sabotagem ou subtração.

Quem faz parte desta operação? Não são os especialistas em idiomas, culturas, eletrônica, informática e comunicações. Nem os homens e mulheres infiltrados entre o inimigo: estes são gente comum vivendo de forma arriscada, e quase sempre sem nenhum treinamento de combate.

As Operações Encobertas são colocadas em prática por militares, ex-militares, guerrilheiros e agentes altamente treinados. Alguns deles, mercenários e criminosos em busca de perdão do Estado.

Só cara brabo. Por isso são chamados de “Knuckle Dagger”. E é exatamente o que Bond é: em suas missões, ele sempre vai para matar, sequestrar, resgatar, sabotar ou furtar algo, deixando uma pilha de mortos atrás de si.

Somente revendo todos os filmes. Mas que me lembre, Bond não espiona em nenhuma cena de nenhum de seus mais de 20 filmes. Se tirar o terno, e os hotéis caros, fica a mesma coisa que o Rambo, personagem o qual, aliás, também é um Knuckle Dagger nos enredos do segundo e do terceiro filme.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *