Início » Artigos » Alemanha » I52: Submarino Japonês afundado no Oceano Atlântico

I52: Submarino Japonês afundado no Oceano Atlântico

Prof. Esp. Pedro Silva Drummond

Durante a Segunda Guerra Mundial, os japoneses se concentraram em duas frentes de batalha, na região do Extremo-Oriente e no Pacifico, no que ficou conhecido como às Guerras do Pacifico, enfrentando, principalmente os Estados Unidos, após o ataque em Pearl Harbor (1941).

O Japão antes mesmo de iniciar o conflito, assinou um acordo com a Alemanha e a Itália, formalizando o chamado Pacto do Eixo, que desencadeou na aliança durante a Guerra.

No decorrer da Segunda Guerra Mundial, os japoneses, firmaram algumas parcerias com o governo alemão. No final da Guerra, o Japão se utilizou de tecnologias alemãs nos seus armamentos.

O afundamento do submarino I52 faz parte dos acontecimentos dessa parceria entre os dois Países. O submarino partiu do Japão, Março de 1944, em direção à Alemanha com metais preciosos e tripulantes, que deveriam estudar armas.

Durante o trajeto, o I52 foi afundado por um avião norte-americano, Junho de 1944, causando o afundamento do submarino, que estava perto de Cabo Verde.

O submarino levou para o fundo do mar, duas toneladas de ouro, avaliados atualmente em milhões de dólares, e aproximadamente 100 tripulantes, dos quais alguns iriam para Berlim, estudar armamentos.

Ao longo de anos o submarino ficou desaparecido no Oceano Atlântico, somente durante a década de 1990, o I52 foi achado e levou a uma disputa entre o governo Japonês e o descobridor sobre o direito às duas toneladas de ouro.

Imagem de Destaque: I52, retratado em um modelo 3D

Quer saber mais sobre a Segunda Guerra Mundial, leia os artigos sobre o Graf Spee e a Batalha do Rio da PrataPortugal na Segunda Guerra Mundial: As motivações para a Neutralidade e os posts sobre Jorge Sanjinez Lenz: Quem foi o peruano que lutou no dia D?, Operação NeulandClasse Fletcher: O Melhor Destroyer da Segunda Guerra Mundial ,RatlinesBlitzkriegDia D – O mais longo dos diasOperação DínamoSoldados da BorrachaFornovo di Taro: A rendição alemã para o Exército brasileiroSupermarine SpitfireWilhelm CanarisCanhão de 88 mm, você pode navegar por este link, no nome do texto ou pelas categorias do site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *