Início » Artigos » Abin » Inteligência, Espionagem e Serviço Secreto: 7 livros para se introduzir ao tema

Inteligência, Espionagem e Serviço Secreto: 7 livros para se introduzir ao tema

Prof. Dr. Thiago da Silva Pacheco

Estudos sobre Inteligência, Espionagem e Serviços Secretos não são novidades no Brasil. Contudo, estes temas ainda são pouco explorados. E são ainda menos difundidos fora dos ambientes ligados à Defesa e Segurança (academias militares, escolas de comando, etc).

Em específico, considero que há um campo amplo a se explorar dentro da História e das Ciências Sociais no tocante à institucionalização, relevância, práticas e congurações sociais das atividades de Inteligência e dos Serviços Secretos.

Sem pretender esgotar o assunto (impossível neste espaço), compartilho aqui 7 obras brevemente comentadas. A lista se destina ao estudante ou pesquisador que deseja se enveredar por estes temas, mas que não esteja seguro ou careça de um “ponto de partida” para seu trabalho.

Dúvidas, comentários e sugestões de obras por parte de colegas que também se dediquem ao tema serão mais que bem vindos!

SNI & Abin: uma leitura dos serviços secretos brasileiros ao longo do século XX. (Priscila Carlos Brandão Antunes): o trabalho de Antunes tem os méritos de abordar o desenvolvimento dos Serviços Secretos brasileiros. Como a própria autora argumenta, tal assunto se tornou tabu devido à repressão empreendida pelo Regime Militar. Outro mérito é oferecer uma introdução acessível ao leigo que estuda o tema pela primeira vez.

Espionagem e democracia. (Marcos Cepik): Marcos Cepik é um dos maiores especialistas em Inteligência do Brasil. Na obra, ele aborda a desconcertante questão da importância do segredo (evidentemente imprenscindível para a Inteligência!) e a demanda pela transparência (base de qualquer regime democrático). Junto ao livro de Priscila Brandão Antunes, considero uma excelente introdução ao tema, devido aos seus capítulos introdutórios.

A Guide to the Psychology of Espionage (CHARNEY, David L.; IRVIN, John A.): este curto artigo foi publicado na AFIO’s Intelligencer Journal em 2014. Nele, temos a estrutura de um modelo psico-social acerca das motivações e razões pelas quais pessoas comuns acabam se envolvendo no jogo da espionagem. Foi instrumento importante na minha tese de doutorado e nos trabalhos que venho produzido desde então, voltados para uma história social dos espiões.

A Arte da Inteligência: os bastidores e segredos da CIA e do FBI. (Henry Crumpton): o livro de Crumpton não traz grandes novidades. Mas é didático e muito bem escrito, principalmente quando discute o processo de recrutamento e formação de espioões

Intelligence power in peace and war (Michael Herman): Herman sintetiza a história da Inteligência e da espionagem, aborda uma discussão conceitual acerca destas atividades, delimita como elas são operadas e ainda constrói o conceito de Pirâmide de Inteligência Humana. Considero leitura fundamental para qualquer estudante do assunto.

Inteligência na Guerra: conhecimento do inimigo, de Napoleão À Al-Qaeda. (John Keegan): Keegan resume como foi posta em prática a atividade de Inteligência nos recortes temporais resumidos no título. O livro é bem escrito, riquíssimo em dados e com uma premissa ousada: a de que a Inteligência não tem a relevância para a guerra que normalmente se imagina.

Tres mil anos de informacion y secreto. (Diego Navarro): o livro de Navarro não existe em português é difícil de se obter. Mas vale a pena. Com grande erudição e riqueza de conteúdo, Navarro nos oferece os “3 mil anos de informação e segredo” tanto em sentido institucional como documental e até ficcional. Sim, ele aborda introdutóriamente novelas, romances e filmes! Como o livro de Herman, é outra leitura fundamental.

2 comentários em “Inteligência, Espionagem e Serviço Secreto: 7 livros para se introduzir ao tema”

  1. Complementando a lista, existem dois clássicos da literatura de Inteligência que não foram mencionados:
    1) STRATEGIC INTELLIGENCE FOR AMERICAN WORLD POLICY – SHERMAN KENT (versão em português da BIBLIEX – INFORMAÇÕES ESTRATÈGICAS); e
    2) STRATEGIC INTELLIGENCE PRODUCTION: BASIC PRINCIPLES – WASHINGTON PLATT (versão em português da BIBLIEX e LIVRARIA AGIR EDITORA – A PRODUÇÃO DE INFORMAÇÕES ESTRATÉGICAS)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *