Prof. Esp. Pedro Silva Drummond
Na última sexta feira (21/04/2023), um grupo de exploradores anunciaram ter descoberto um navio japonês da Segunda Guerra Mundial. Embarcações como essas são normais serem encontradas, desde o fim do conflito mundial, objetos, materiais e muitos outros artefatos foram encontrados, o que torna essa notícia importante, é o navio encontrado.
A embarcação recentemente encontrada, no dia 18 de Abril de 2023, foi o Navio Japonês Montevideo Maru, que no momento do seu afundamento, levou para o fundo do mar, mais de 1000 prisioneiros, sendo na sua maioria de australianos. O grande número de mortos australianos, torna o afundamento do Montevideo Maru, como o pior desastre marítimo da Austrália, com a morte de 979 australianos, no qual, 850 eram soldados.
Os australianos tinham sido capturados pelas forças japonesas, na região Rabaul, na Papua Nova Guiné, que tinha sido conquistada pelos japoneses, em Janeiro de 1942, durante um período de grandes vitórias e conquistas pelos japoneses, na região do Pacifico. Este período começou a se transformar, em meados de 1942, quando o Japão começou a ter grandes perdas, principalmente após a Batalha de Midway, que ocorreu dias antes do torpedeamento do Navio Montevideo Maru, e que foi um dos acontecimentos que mudaram os rumos da Guerra no Pacifico.
O Navio Japonês Montevideo Maru foi torpedeado na Segunda Guerra Mundial, no dia 01 de Julho de 1942, perto das Filipinas, por um submarino norte-americano. A embarcação foi encontrada a mais de 4 mil metros de profundidade, informou os exploradores composto, pelo grupo de arqueologia marítima Silentworld Foundation, que havia organizado a missão, em parceria com a empresa holandesa de prospecção offshore Fugro e o exército australiano.
Os exploradores haviam iniciado as explorações a procura do Navio Japonês, em 6 de Abril, no Mar da China Meridional, ao noroeste da Ilha de Luzon, nas Filipinas. Depois de 12 dias de procura, a embarcação foi encontrada. A descoberta aconteceu depois de cinco anos de planejamento e foi realizada através de um veículo subaquático autônomo (AUV, na sigla em inglês), uma espécie de submarino que não necessita de piloto humano e um sonar.
Os integrantes da Silentworld Foundation relataram que no navio tinha pessoas de 13 nacionalidades, chegando ao número de aproximadamente 1060 o número de prisioneiros (Austrália, Dinamarca, Estados Unidos, Estônia, Finlândia, Irlanda, Ilhas Salomão, Holanda, Noruega, Nova Zelândia, Reino Unido, Suécia e Japão). O diretor técnico da expedição, Capitão Roger Turner, afirmou que: “acreditamos que foi atingido por dois torpedos. O navio partiu-se em dois, com a proa e a popa a cerca de 500 metros uma da outra no fundo do mar”
A Foundation Silentworld afirmou que os destroços do Montevideo Maru, são mais profundos que os do “Titanic”, e não serão removidos. O motivo para que nada seja removido é o respeito às famílias dos mortos, por isso, nenhum objeto ou restos humanos serão removidos do fundo do mar.
John Mullen, diretor da Foundation Silentworld, destacou: “A descoberta do ‘Montevideo Maru’ fecha um capítulo terrível na história militar e marítima da Austrália. As famílias esperaram anos por notícias de seus entes queridos desaparecidos antes de saber do trágico resultado. Algumas nunca aceitaram totalmente que seus entes queridos estavam entre as vítimas.”
O Primeiro-Ministro da Austrália, Anthony Albanese, afirmou: “Finalmente, o lugar de descanso para as almas perdidas do ‘Montevidéu Maru’ foi encontrado. Esperamos que a notícia traga algum conforto para os entes queridos que tiveram uma longa vigília”.
Imagem de Destaque: Navio Montevideo Maru – https://www.dw.com/pt-br/austr%C3%A1lia-encontra-navio-naufragado-da-segunda-guerra/a-65406504#:~:text=O%20navio%20foi%20encontrado%20no,removido%20do%20fundo%20do%20mar.
Bibliografia
– https://oglobo.globo.com/mundo/noticia/2023/04/navio-afundado-na-segunda-guerra-mundial-com-mil-prisioneiros-e-encontrado.ghtml?utm_source=globo.com&utm_medium=oglobo
– https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2023/04/22/encontrado-navio-afundado-na-segunda-guerra-mundial-em-que-mais-de-mil-prisioneiros-morreram.htm.
– https://www.dw.com/pt-br/austr%C3%A1lia-encontra-navio-naufragado-da-segunda-guerra/a-65406504#:~:text=O%20navio%20foi%20encontrado%20no,removido%20do%20fundo%20do%20mar.
Especialização em História Militar pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Graduação em História (Bacharel e Licenciatura) pela Universidade Gama Filho (UGF), autor de Artigos em História Militar.