Prof. Esp. Pedro Silva Drummond
A Segunda Guerra Mundial teve início em 1939, com a invasão da Alemanha na Polônia, dois anos após o início do conflito, aconteceu o ataque japonês em Pearl Harbor e os EUA entraram no Guerra. Logo após a declaração de guerra dos EUA ao Japão, no dia 13 de junho de 1942, um grupo de índios sob o comando de Angus Horn, chefe da tribo Mohawk, localizada na reserva Kahnawake, chegou às escadarias do Capitólio de Washington e fez a seguinte declaração: “Representamos a democracia mais antiga, embora menor, do mundo hoje. É um sentimento unânime entre o povo indiano que as atrocidades das nações do Eixo são violentamente repulsivas em todos os sentidos, de acordo com a justiça de nosso povo. Este massacre implacável da humanidade não pode ser tolerado. É por isso que o Conselho das Seis Nações de Índios decidiu declarar estado de guerra entre nossa Confederação das Seis Nações, por um lado, e Alemanha, Itália, Japão e seus aliados, por outro, contra os quais os Estados Unidos Unidos já está em guerra declarada por ele.” (https://www.abc.es/)
A questão que deve ser respondida em relação ao assunto é: Por que essa Confederação Iroquesa acabou de declarar guerra a Hitler e seus aliados sem o governo nacional?
Primeiro, é preciso entender quem eram os iroqueses, ou a Liga das Seis Nações, esse povo era um grupo de ameríndios que viviam em um território próximo dos Grandes Lagos, no sudeste do Canadá e nordeste dos Estados Unidos. Os Iroqueses foram formados pela união de cinco povos indígenas, na segunda metade do século XVI, pelos Oneida, Onondaga, Cayuga, Seneca e Mohawk, povo que Angus Horn pertencia. Em 1722, os Tuscaroras se integraram aos outros povos.
Quanto a questão levantada anteriormente, a decisão dos Iroqueses contribuiu para que não houvesse uma ação dos indígenas em relação a decisão do Tribunal de Apelações, de dois anos antes da declaração de Angus Horn, quando se decidiu que as tribos americanas estavam sujeitas à lei federal, apesar de os indígenas historicamente já terem conquistado através de tratados com o governo dos EUA à sua soberania. A Lei da Nacionalidade de 1940 determinava que os indígenas deveriam cumprir o serviço militar obrigatório, causando uma grande insatisfação entre os iroqueses, que enxergava na criação da lei uma interferência na sua independência.
Consequentemente, a declaração de Angus Horn “foi uma tentativa dos chefes indígenas de autorizar seus próprios a se alistar em quaisquer exércitos aliados que quisessem para lutar contra as potências do Eixo, alegando ser considerados como mais uma nação aliada.” (https://www.abc.es/)
Imagem de Destaque: https://www.abc.es/historia/abci-indios-iroqueses-declararon-guerra-hitler-1942-margen-estados-unidos-202009101908_noticia.html?ref=https%3A%2F%2Fwww.abc.es%2Fhistoria%2Fabci-indios-iroqueses-declararon-guerra-hitler-1942-margen-estados-unidos-202009101908_noticia.html
Bibliografia
– VIANA, Israel. ¿Por qué los indios iroqueses declararon la guerra a Hitler en 1942 al margen de Estados Unidos?. Disponível em: <https://www.abc.es/historia/abci-indios-iroqueses-declararon-guerra-hitler-1942-margen-estados-unidos-202009101908_noticia.html?ref=https%3A%2F%2Fwww.abc.es%2Fhistoria%2Fabci-indios-iroqueses-declararon-guerra-hitler-1942-margen-estados-unidos-202009101908_noticia.html>. Acessado em: 15/06/2023.
– Álvarez, Jorge. ¿Por qué la Confederación Iroquesa declaró la guerra a Alemania en 1942?. Disponível em: <https://www.labrujulaverde.com/2018/11/por-que-la-confederacion-iroquesa-declaro-la-guerra-a-alemania-en-1942>. Acessado em: 15/06/2023.
Especialização em História Militar pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Graduação em História (Bacharel e Licenciatura) pela Universidade Gama Filho (UGF), autor de Artigos em História Militar.