Oswaldo Aranha e a sua importância para a criação do Estado de Israel

de

Prof. Esp. Pedro Silva Drummond

Após a Segunda Guerra Mundial, diversas Nações assinaram a Carta das Nações Unidas, com o objetivo de aumentar o diálogo entre os seus membros e mediar negociações com o intuito de resolver com os problemas que poderiam surgir no Mundo. A ONU, assim como, foi a Liga das Nações, foi uma tentativa para que não acontecesse uma nova Guerra Mundial.

Durante o ano de 1947, a Inglaterra decidiu por fim a sua administração na Palestina, o que permitiu que a ONU decidisse pela criação de dois Estados na região, um árabe e um judeu, no final desse ano, a Assembleia Geral, aprovou a criação do Estado de Israel.

A figura de Oswaldo Aranha, que foi Ministro das Relações Exteriores do Governo Vargas (1938-1944), é de suma importância para a criação do Estado de Israel. Aranha foi o representante brasileiro na ONU, e presidiu a Assembleia Geral, que aprovou a divisão dos dois Estados.

Oswaldo Aranha “teve um papel importante na reunião da ONU que partilhou a então chamada região da Palestina (na época sob controle britânico) em duas partes: uma árabe e uma judia. A divisão foi feita de acordo com os resultados de uma comissão das Nações Unidas que identificou as partes da região onde moravam mais judeus e mais árabes. Em 29 novembro de 1947, o Plano de Partilha foi colocado em votação. Historiadores afirmam que, caso Aranha não tivesse agido em prol da aprovação, o plano seria rejeitado. O brasileiro, que presidiu a Assembleia Geral no biênio 1947-1948 (após ser governador do Rio Grande do Sul e ministro no governo Getúlio Vargas), adiou a votação por um dia para que os defensores da partilha pudessem angariar mais votos, e, no dia 29 de novembro, a moção foi aprovada por 33 votos a favor, 13 contra e 10 abstenções. Seis meses depois, o Estado de Israel foi estabelecido. No dia 15 de maio de 1948 nascia o Estado de Israel” (https://www.rfi.fr/br/mundo/20180715-brasil-mundo-netas-de-oswaldo-aranha-visitam-israel)

Pela importante participação da criação do Estado de Israel, existem diversas homenagens ao brasileiro Oswaldo Aranha, por parte de Israel, uma rua com o seu nome em Tel Aviv é uma delas, como pode ser observado na imagem acima.    

Osvaldo Aranha presidindo a Assembleia das Nações Unidas, 1947 https://pt.wikipedia.org/wiki/Osvaldo_Aranha

Imagem de Destaque: Rua em Tel Aviv com o nome de Oswaldo Aranha – https://www.revistaovies.com/2011/09/05/latinos-osvaldo-aranha/

Bibliografia

– KRESCH, Daniela. Parentes de Oswaldo Aranha visitam rua com seu nome em Tel Aviv. Acessado em: <https://www.rfi.fr/br/mundo/20180715-brasil-mundo-netas-de-oswaldo-aranha-visitam-israel>. Disponível em: 30/09/2023

Especialização em História Militar pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Graduação em História (Bacharel e Licenciatura) pela Universidade Gama Filho (UGF), autor de Artigos em História Militar.

Deixe um comentário

Gostou dos artigos e postagens?

Quer escrever no site?

Consulte nossas Regras de Publicação e em seguida envie seu artigo.

Siga-nos nas Redes Sociais