Revista Navigator

de

Revista Navigator (V. 17, N. 34). Acesse: https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/…/navigator

Tal edição conta com o Dossiê “Ações militares e instituições marítimas brasileiras: da transmigração da corte lusitana à Independência”, organizado pela Profª. Dra. Mary Del Priore (UNIVERSO) e pelo Prof. Dr. Fernando da Silva Rodrigues (UNIVERSO)). O presente dossiê traz quatro instigantes abordagens sobre o Período Joaninos com foco nas instituições marítimas e navais. Na seção de artigos livres dois interessantes textos se debruçam sobre os seguintes temas: Revolta da Armada e Radioscopia na Marinha no princípio do século XX. Em seguida, a Seção Comunicação traz a transcrição de três comunicações proferidas por historiadores navais brasileiros proferidas no XII Encontro Internacional de História da Guerra da Tríplice Aliança. Por fim, a Seção Resenha apresenta a obra “5º Centenário da Primeira Volta ao Mundo: A Estadia da Frota no Rio de Janeiro”. Eis o conteúdo do presente número:

Seção Dossiê:- “Contributos para uma historiografia naval portuguesa: o livro Instruções para a Brigada Real da Marinha, principiando pela escola do Soldado até a de Pelotão e o treinamento de soldados da Marinha Real portuguesa nos anos iniciais do século XIX” por Fábio Neves Luiz Laurentino;- “A nau de guerra Príncipe do Brasil, do Arquiteto-Construtor Manuel da Costa (act. 1774-1824): Revelação de um desenho inédito do National Maritime Museum” por Nuno Saldanha;- “Os limites da “abertura dos portos às nações amigas”: regulamentação do comércio marítimo e a defesa dos interesses da marinha mercante luso-brasileira (1808-1816)” por Renato de Mattos; e- “A primeira esquadra da Marinha de Guerra: Do crepúsculo com o Reino Unido de Portugal ao alvorecer com o novo Império do Brasil 1820-1823” por Johny Santana de Araújo.Seção Artigos:- “Os esquecidos da baía de Guanabara: Prisioneiros brasileiros em Portugal, 1894-96” por Augusto Antonio Alves Salgado & Carlos Alves Lopes; e- “Ciência, saúde, modernidade e segurança: a implantação do diagnóstico por raios-x na Marinha do Brasil no início do século XX”

Ricardo Cabral

Sobre o autor

Ricardo Cabral

Professor de História formado pela UGF. Mestrado e Doutorado em História pela UFRJ. Autor de artigos sobre História Militar e Geopolítica.

Deixe um comentário

Gostou dos artigos e postagens?

Quer escrever no site?

Consulte nossas Regras de Publicação e em seguida envie seu artigo.

Siga-nos nas Redes Sociais