Prof. Dr. Ricardo Pereira Cabral/ Prof. Esp. Pedro Silva Drummond
Em 2010, a HBO, Playtone e a DreamWorks lançaram a série The Pacific, com 10 episódios, análoga a Band of Brothers, de 2001 e dos mesmos produtores Steven Spielberg e Tom Hanks. A série é centrada nas experiências de três fuzileiros navais Robert Leckie, Eugene Sledge e John Basilone que combateram, respectivamente, no 1º, o 5º e 7º Regimento da 1ª Divisão de Fuzileiros Navais na Campanha do Pacífico.
A minissérie do Pacífico acompanha os personagens nas batalhas em que participaram com a 1ª Divisão de Fuzileiros Navais em Guadalcanal, Cabo Gloucester, Peleliu e Okinawa. O 8º episódio, chamado “Iwo Jima” é dedicado à atuação de Sargento John Basilone na Batalha de Iwo Jima.
O roteiro baseado, principalmente, nas memórias de dois fuzileiros navais dos Estados Unidos: “With the Old Breed: At Peleliu and Okinawa” por Eugene Sledge e “Helmet for My Pillow” por Robert Leckie.
Mas também se baseia nas memórias de Eugene B Sledge, “China Marine: An Infantryman’s Life after World War II” e “Red Blood, Black Sand”, de Chuck Tatum, um fuzileiro naval que lutou ao lado de Basilone em Iwo Jima.
Ao final da Guerra, quando Robert Leckie volta para casa após os japoneses se renderem, o taxista não aceita o pagamento da viagem, informando que era um veterano do Dia D, e afirma para o membro da 1ª Divisão de Fuzileiros Navais: “Posso ter desembarcado na Normandia, mas tive algumas licenças em Paris e Londres. Vocês fuzileiros só tiveram a podridão da selva e a malária”.
Essa foi à visão que a série desejou passar, uma guerra totalmente diferente daquela ocorrida na Europa, com a determinação do militar japonês e um ambiente totalmente diferente daquele vivenciado pelos norte-americanos.
The Pacific até o ano de sua estreia em 2010 foi considerada a série de Televisão mais cara da história, com um orçamento de aproximadamente US$ 200 milhões.
Recomendamos que assistam (ou revejam) a minissérie!!!
Quer saber mais sobre as Batalhas retratadas na Série, leia o artigo Peleliu: A batalha mais sangrenta dos Fuzileiros Navais dos Estados Unidos e os posts Batalha de Guadalcanal: Um dos marcos da vitória dos EUA na Guerra do Pacifico; O inferno verde: a Batalha de Cabo Gloucester.
Especialização em História Militar pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Graduação em História (Bacharel e Licenciatura) pela Universidade Gama Filho (UGF), autor de Artigos em História Militar.