Submarinos alemães U-530 e U-977 no Rio de Janeiro após o fim da Segunda Guerra Mundial

de

Prof. Esp. Pedro Silva Drummond

O fim da Segunda Guerra Mundial teve duas datas, Maio de 1945, quando os Aliados derrotaram a Alemanha, enquanto no Pacifico, a guerra acabou em Setembro de 1945, após japoneses se renderam aos norte-americanos, depois de duas bombas atômicas.

Após a rendição da Alemanha, todos os submarinos receberam a ordem de se renderem. Alguns submarinos que estavam navegando decidiram não se render as potências Aliadas e buscaram outros destinos, entre eles, a Argentina.

Dentro desses submarinos estão o U-530 e U-977 que se renderam em Mar del Plata. Após a rendição na Argentina, os submarinos alemães foram enviados para os Estados Unidos para responder por diversas acusações. Durante a viagem para a América do Norte os submarinos passaram pelo Rio de Janeiro, Brasil, como é verificado na imagem abaixo, quando os dois submarinos se encontraram próximo a Ilha Fiscal.

Submarinos alemães U-530 e U-977 ao lado da Ilha Fiscal
https://www.naval.com.br/blog/2019/02/25/foto-submarinos-alemaes-u-530-e-u-977-no-rio-de-janeiro-em-1945/

Imagem de Destaque: Submarinos alemães U-530 e U-977 em Boston, EUA – https://webkits.hoop.la/topic/u530-e-u977-no-rio-de-janeiro

Pedro Silva Drummond

Sobre o autor

Pedro Drummond

Especialização em História Militar pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Graduação em História (Bacharel e Licenciatura) pela Universidade Gama Filho (UGF), autor de Artigos em História Militar.

Deixe um comentário

Gostou dos artigos e postagens?

Quer escrever no site?

Consulte nossas Regras de Publicação e em seguida envie seu artigo.

Siga-nos nas Redes Sociais