Prof. Esp. Pedro Silva Drummond
No último dia 21, foi apresentada a seção de uma das praças de máquinas da futura fragata, pela Marinha Brasileira e a Sociedade de Propósito Específico (SPE) Águas Azuis, responsável pela construção de quatro navios de guerra. A construção acontecerá no Estaleiro Brasil Sul, em Itajaí. A previsão de início da construção é setembro de 2022, o modelo apresentado (mock-up) reflete em dimensões reais partes da estrutura do navio, podendo ser utilizado em testes. A construção das fragatas faz parte da modernização da Marinha e renovação da esquadra brasileira
“Iniciado em 2017, prevê a fabricação de quatro navios de alta complexidade tecnológica em Itajaí. O contrato de construção das fragatas foi assinado em 5 de março de 2020, entre a EMGEPRON, empresa estatal independente vinculada ao Ministério da Defesa por intermédio do Comando da Marinha, e a SPE Águas Azuis (composta pela thyssenkrupp Marine Systems, Embraer Defesa e Segurança e Atech). Os investimentos giram em torno de R$ 9,1 bilhões e a previsão é entregar as embarcações a partir de 2025.” (Município de Itajaí)
O Programa Fragatas Classe Tamandaré é um dos mais modernos e inovadores projetos navais já desenvolvidos no Brasil. As Fragatas Classe Tamandaré serão escoltas versáteis e com capacidade de combate, vigilância e reação. Elas terão capacidade de proteger uma ampla área marítima do litoral brasileiro. Suas características permitirão que sejam feitas operações de busca e salvamento, além de possibilitar o monitoramento e combate de ações de poluição, pirataria, pesca ilegal, entre outras ameaças. “As fragatas serão baseadas no projeto alemão MEKO, já utilizado em 82 embarcações em operação em marinhas de 15 países.” (DE ALMEIDA, Luciana Santos)
O Programa ainda possibilitará a transferência de tecnologia e a capacitação de empresas e da Marinha do Brasil. À cessão dessa tecnologia contribuirá para que se consiga uma independência na manutenção, adaptação e evolução dos atuais e futuros meios navais, pois, essa tecnologia é dominada por poucas Nações do Mundo.
“As fragatas que serão fabricadas no Município possuem 107 metros de comprimento, 16 metros de largura máxima e 3.380 toneladas de deslocamento. Podem receber uma tripulação total de 130 militares e chegar a uma velocidade máxima de 25,5 nós (47,2 km/h), além de ter 5.000 milhas náuticas (9.260 km) de autonomia à velocidade de cruzeiro.” (Município de Itajaí)
O Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, Comandante da Marinha, explicou a importância da construção dessas fragatas: “Isso traz ao Brasil uma capacidade de patrulharmos melhor a nossa Amazônia Azul, os 5,7 milhões de quilômetros quadrados de soberania sobre o mar que os brasileiros têm; traz a oportunidade da Marinha do Brasil se fazer mais presente aos chamamentos dos organismos internacionais tendo uma maior presença, cumprindo missões de paz do interesse do governo e do povo brasileiro”. (SALLES, Kassia)
Imagem de Destaque: https://www.marinha.mil.br/agenciadenoticias/cerimonia-marca-o-inicio-do-processo-de-construcao-das-fragatas-classe-tamandare
Bibliografia
– DE ALMEIDA. Luciana Santos (Primeiro-Tenente (RM2-T)). Construção de fragatas da Marinha em Itajaí deve iniciar ainda neste ano. Disponível em: <https://www.marinha.mil.br/agenciadenoticias/cerimonia-marca-o-inicio-do-processo-de-construcao-das-fragatas-classe-tamandare>. Publicado em 22/06/2022.
– SALLES, Kassia. Novos navios de guerra brasileiros são qualificados e já podem ser construídos em Itajaí. Disponível em: <https://ndmais.com.br/seguranca/forcas-armadas/novos-navios-de-guerra-brasileiros-sao-qualificados-e-ja-podem-ser-construidos-em-itajai/?utm_source=whatsapp&utm_campaign=wp-itajai&utm_medium=wp-grupos>. Publicado em 22/06/2022.
– Prefeitura de Itajaí. Construção de fragatas da Marinha em Itajaí deve iniciar ainda neste ano. Disponível em: < https://itajai.sc.gov.br/noticia/28724/construcao-de-fragatas-da-marinha-em-itajai-deve-iniciar-ainda-neste-ano#.YrNVZ_3MLIU>. Publicado em 22/06/2022.
Especialização em História Militar pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Graduação em História (Bacharel e Licenciatura) pela Universidade Gama Filho (UGF), autor de Artigos em História Militar.
The HMD website appreciates the feedback
Thank you for your comment. Keep following us, news every week!!!
Thank you very much for your comments!!!We have news every day!!!Keep following us!!!
Thank you very much for your comments!!!
Thank you very much for your comments!!!
You are sso awesome! I do nnot beliesve I have
read thrugh anything like this before. So good to find another person wth unique thoughts onn this subject matter.
Seriously.. thank yoou for sarting this up. This website is onne thng thatt iss required on thee web, someonne
wjth a little originality!
The HMD website appreciates the compliment and the comment.
Do you ind if I quote a couple off yyour articles as long
as I provide credit annd sourcers back tto your weblog?
My blog site iss in the very same niche ass ours and myy visitors would definitdly benefit
from some off the information yoou pfesent here.
Please let mee know if this ook ith you. Manyy thanks!
You can quote the website, as long as you give credit where you got the information.
It’s not myy first time too vissit thos web page,i amm browsing thiss websitee dailly and gget noce data from here daily.
The HMD website appreciates the comment.