Profº. Esp. Pedro Silva Drummond
O ano de 1943 foi um dos marcos importantes na Segunda Guerra Mundial. Em meados de 1943, os Aliados obtinham uma grande conquista, a derrota dos alemães no continente africano (Afrika Korps).
Com a conquista do Continente Africano pelos Aliados, o próximo passo era invadir o Continente Europeu e, para que esse objetivo fosse alcançado, era necessária a vitória sobre a Sicília.
Para a invasão da Sicília foram colocadas em práticas três Operações: Operação Husky, Operação Barclay e Operação Mincemeat.
A Operação Husky foi à invasão e a conquista dos Aliados na Sicília.
A Operação Barclay aconteceu em conjunto com a Operação Mincemeat. A Operação Barclay, se desenvolveu através da criação de uma campanha militar falsa para indicar que os Aliados chegariam à Europa pela Grécia.
A Operação Mincemeat, foi criada através de um plano no qual, foi colocado um cadáver na Costa da Espanha com supostas informações secretas, que indicavam que os Aliados invadiriam a Europa pela Grécia.
Para que os Aliados pudessem ser bem sucedidos na Operação Husky, as outras duas operações precisavam ter sucesso. Um dos planos para que isso ocorresse, foi à criação de tráfegos de rádio, recrutamento de intérpretes gregos, aquisição de mapas gregos para indicar uma invasão pelos Balcãs e de um Exército Britânico falso, o chamado Twelfth Army (Décimo Segundo Exército).
O objetivo era deslocar as tropas alemãs para a Grécia e consequentemente, diminuir a presença na Sicília, possibilitando um número pequeno de baixas das tropas Aliadas no desembarque à região italiana.
O Décimo Segundo Exército foi instituído e assim chamado pela “Força A”, que era um departamento de operações militares de inteligência e contrainformação, com sede no Cairo e criado por Dudley Clarke.
Em 1943, o Décimo Segundo Exército, foi criado nos documentos somente para afastar os militares do Eixo da Sicília. No entanto, o Décimo Segundo Exército não ficou no papel apenas, ele acabou surgindo efetivamente, em Maio de 1945, para assumir o controle das operações na Birmânia.
A arte de enganar o inimigo faz parte das guerras, durante a Segunda Guerra Mundial, foram criados não somente exércitos, mas armas, veículos e planos, para afastar o adversário dos seus objetivos.
Imagem de Destaque:
Mapa das regiões da Sicília e Grécia onde ocorreram as Operações que iniciaram as invasões aliadas na Europa – https://greciantiga.org/img/o/f0171.png
Bibliografia
– https://en.wikipedia.org/wiki/Twelfth_Army_(United_Kingdom)
– https://en.wikipedia.org/wiki/Operation_Barclay
– https://en.wikipedia.org/wiki/Operation_Mincemeat
– https://en.wikipedia.org/wiki/Allied_invasion_of_Sicily
Especialização em História Militar pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Graduação em História (Bacharel e Licenciatura) pela Universidade Gama Filho (UGF), autor de Artigos em História Militar.